Entendendo o sucesso e o bem-estar psicológico de crianças e adolescentes superdotados: concentrando-se nas forças do coração

Autores

Palavras-chave:

Inteligência emocional, Superdotados, Desenvolvimento socioemocional

Resumo

Este artigo descreve o trabalho em que o autor tem se focado nos últimos 15 anos: compreender o mundo social e emocional da criança e do adolescente superdotados. O artigo descreve a história por trás de como o autor veio a desenvolver seu pensamento sobre o conceito atualmente disseminado de “forças do coração”. O conceito de forças do coração inclui uma tríade de conceitos psicológicos: habilidades sociais, inteligência emocional e forças e virtudes do caráter. Conjuntamente, essa tríade de conceitos psicológicos, as forças do coração, antevê importantes resultados na vida do indivíduo, incluindo sucesso, saúde psicológica, felicidade e bem-estar subjetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Dweck, C. S. (2006). Mindset: The new psychology of success. New York: Ballantine Books.

Matthews, G., Lin, J., Zeidner, M., & Roberts, R. D. (2017). E. Shaunessy-Dedrick, & M. Foley-Nicpon (Eds.), APA

handbook of giftedness and talent (pp.585-600). Washington, DC: APA Books.

Niemiec, R. M. (2014). Mindfulness and character strengths. Boston: Hogrefe Publishing Company.

Peterson, C., & Seligman, M. E. P. (2004). Character strengths and virtues. New York: Oxford University Press.

Pfeiffer, S. I. (2001). Emotional intelligence: Popular but elusive construct. Roeper Review, 23, 138-142.

Pfeiffer, S. I. (2009). The gifted: Clinical challenges for child psychiatry. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, 48, 787-790.

Pfeiffer, S. I. (2013a). Lessons learned from working with high-ability students. Gifted Education International, 29(1), 86-97.

Pfeiffer, S. I. (2013b). Serving the gifted. New York: Routledge.

Pfeiffer, S. I. (2015). Essentials of gifted assessment. Hoboken: Wiley.

Pfeiffer, S. I. (2017). Success in the classroom and in life: Focusing on strengths of the head and strengths of the heart. Gifted Education International, 33(2), 95-101.

Pfeiffer, S. I., Valler, E., Burko, J., Yarnell, J., Branagan, A., Smith, S. M., … Saintil, M. (2016). Focusing on strengths of the heart in understanding success and psychological well-being of high-ability students. Austin Child & Adolescent Psychiatry, 1(1), 1002-1003.

Proyer, R. T., Gander, F., & Tandler, N. (2017). Strengthbased interventions: Their importance in application to the gifted. Gifted Education International, 33(2),118-130.

Sharp, J. E., Niemiec, R. M., & Lawrence, C. (2017). Using mindfulness-based strengths practices with gifted populations. Gifted Education International, 33(2), 131-144.

Valler, E., & Pfeiffer, S. I. (unpublished manuscript). Preliminary reliability, factor structure of the Pfeiffer Emotional Intelligence Scale. Zeidner, M., & Matthews, G. (2017). Emotional intelligence in gifted students. Gifted Education International, 33(2), 163-182.

Downloads

Publicado

2023-02-24

Como Citar

PFEIFFER, S. I. (2023). Entendendo o sucesso e o bem-estar psicológico de crianças e adolescentes superdotados: concentrando-se nas forças do coração. Estudos De Psicologia, 35(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7456

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO