Liderança em jovens

uma proposta para identificação e desenvolvimento da criatividade e superdotação

Autores

  • Steven I. PFEIFFER Florida State University, College of Education.
  • Solange Muglia WECHSLER Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Palavras-chave:

Criatividade, Superdotação, Alta habilidade, Inteligência, Liderança

Resumo

O tema da liderança vem sendo debatido intensamente na literatura, principalmente no ambiente empresarial, governamental e militar. Entretanto, o conhecimento é bastante escasso entre os educadores e psicólogos sobre os indicadores da liderança, ou melhor, como a liderança se desenvolve entre os jovens, possíveis diferenças de sexo, e a relação da inteligência com a criatividade. Os autores apresentam um modelo para estimular a liderança criativa assim como uma escala para professores avaliarem superdotação a fim de atingir este objetivo. Como demonstrado, existem possibilidades de detectar a superdotação intelectual e criativa entre crianças e jovens e expectativas de superação de um nível básico de competência para atingir o de especialista ou esperto, em qualquer área, permitindo assim o aparecimento da liderança

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Publicado

2013-06-30

Como Citar

PFEIFFER, S. I., & WECHSLER, S. M. (2013). Liderança em jovens: uma proposta para identificação e desenvolvimento da criatividade e superdotação. Estudos De Psicologia, 30(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8611