Desafios para avaliação comportamental nas escolas brasileiras

Autores

Palavras-chave:

Avaliação, Comportamento, Escolas Brasileiras, Escalas de Classificação

Resumo

 Neste artigo, iniciamos com uma visão geral da necessidade de aumentar a frequência com qual avaliações de comportamento são utilizadas nas escolas brasileiras. Daí, descrevemos vários métodos de avaliações de comportamento. Próximo, discutimos os vários propósitos da avaliação do comportamento no ambiente escolar. Nós discutimos os desafios gerais que influenciam a avaliação do comportamento. Finalmente, concluímos com uma discussão sobre a importância da identificação de problemas psicológicos e sociais cedo durante a infância, e realçamos a necessidade do desenvolvimento de avaliações e ferramentas adicionais baseadas em evidências, que seriam apropriadas para uso nas escolas brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Achenbach, T. M., McConaughy, S. H., & Howell, C. T. (1987). Child/adolescent behavioral and emotional problems: Implications of cross-informant correlations for situational specificity. Psychological Bulletin, 101(2), 213-232.

Baer, D. M., Wolf, M. M., & Risley, T. R. (1968). Some still-current dimensions of applied behavior analysis. Journal of Applied Behavior Analysis, 1(1), 91-97.

Barretto, E. S. S. (2015). Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação, 20(62), 679-701. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782015206207

Benson, N. F. (2010). Types of tests and assessments. In E. Mpofu & T. Oakland (Eds.), Assessment in rehabilitation and health (pp.72-90). Boston: Allyn & Bacon.

Benson, N. F., Floyd, R. G., Kranzler, J. H., Eckert, T. L., Fefer, S. A., & Morgan, G. B. (2019). Test use and assessment practices of school psychologists in the United States: Findings from the 2017 national survey. Journal of School Psychology, 72, 29-48.

Benczik, E. B. P. (2003). Escala de Transtorno de Deficit de Atenção/Hiperatividade. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Bordin, I. A., Rocha, M. R., Paula, C. S., Teixeira, M. C. T. V., Achenbach, T. M., Rescorla, L. A., & Silvares, E. F. M. (2013). Child Behavior Checklist (CBCL), Youth Self-Report (YSR) and Teacher’s Report Form (TRF): An overview of the development of the original and Brazilian versions. Cadernos Saúde Pública, 29(1),13-28.

Briesch, A. M., Volpe, R. J., & Floyd, R. G. (2018). School-based observation: A practical guide to assessing student behavior. New York: Guilford Press.

Brophy, J. E., & Good, T. L. (1986). Teacher behavior and student achievement. In M.C. Wittrock (Ed.), Handbook of research on teaching (3rd ed., pp.328-375). New York: MacMillan.

Chafouleas, S. M., Christ, T. J., & Riley-Tillman, T. C. (2009). Generalizability of scaling gradients on direct behavior ratings. Educational and Psychological Measurement, 69(1), 157-173.

Chafouleas, S.M., Riley-Tillman, T. C., & Sugai, G. (2007). School-based behavioral assessment: Informing intervention and instruction. New York: Guilford Press.

Chafouleas, S. M., Sanetti, L. M. H., Kilgus, S. P., & Maggin, D. M. (2012). Evaluating sensitivity to behavioral change using direct behavior rating single-item scales. Exceptional Children, 78(4), 491-505.

Chafouleas, S. M., Volpe, R. J., Gresham, F. M., & Cook, C. R. (2010). School-based behavioral assessment within problem-solving models: Current status and future directions. School Psychology Review, 39(3), 343-349.

Cone, J. D. (1978). The behavioral assessment grid (BAG): A conceptual framework and a taxonomy. Behavior Therapy, 9(5), 882-888.

Conselho Federal de Psicologia (2003). Resolução nº 002. Uso, elaboração e comercialização de testes psicológicos. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.

Conselho Federal de Psicologia (2018). Resolução n.009. Diretrizes da avaliação psicológica e regulamentação Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos-SATEPSI. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.

Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (2001). Inventário de Habilidades Sociais - IHS: Manual de aplicação, apuração e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Deno, S. L. & Mirkin, P. K. (1977). Data-based problem modification: A manual. Reston: Council for Exceptional Children.

De Los Reyes, A., Augenstein, T. M., Wang, M., Thomas, S. A., Drabick, D. A. G., Burgers D. E., Rabinowitz, J. (2015). The validity of the multi-informant approach to assessing child and adolescent mental health. Psychological Bulletin, 141(4), 858-900.

Dowdy, E., Twyford, J., & Sharkey, J. D. (2013). Methods of assessing behavior: Observations and rating scales. In D. H. Saklofske, C. R. Reynolds, V. L. Schwean, D. H. Saklofske, C. R. Reynolds, & V. L. Schwean (Eds.), The Oxford handbook of child psychological assessment (pp.623-650). New York: Oxford University Press.

Fonseca, T. D., Freitas, C. S., & Negreiros, F. (2018). Psicologia escolar e educação inclusiva: A atuação junto aos professores. Revista Brasileira de Educação Especial, 24(3),427-440. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382418000300008

Gatti, B. A. (2014). Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, 25(57), 24-54. http://dx.doi.org/10.18222/eae255720142823

Glover, T. A. & Albers, C. A. (2007). Considerations for evaluating universal screening assessments. Journal of School Psychology, 45(2), 117-135.

Guzzo, R. S. L., Mezzalira, A. S. C., & Moreira, A. P. G. (2012). Psicólogo na rede pública de educação: embates dentro e fora da própria profissão. Psicologia Escolar e Educacional, 16(2), 329-338.

Huebner, E. S. & Gilman, R. (2003). Toward a focus on positive psychology in school psychology. School Psychology Quarterly, 18(2), 99-102.

Jimerson, S. R., Sharkey, J. D., Nyborg, V., & Furlong, M. J. (2004). Strength-Based Assessment and School Psychology: A Summary and Synthesis. California School Psychologist, 9(1), 9-19.

Johnston J. M., Foxx R. M., Jacobson J. W., Green G., & Mulick J. A. (2006). Positive behavior support and applied behavior analysis. The Behavior Analyst, 29(1), 51-74.

Kamphaus, R. W. (2012). Screening for behavioral and emotional risk: Constructs and practicalities. School Psychology Forum, 6(4), 89-97.

Kieling, C., Baker-Henningham, H., Belfer, M., Conti, G., Ertem, I., Omigbodun, O., … Rahman, A. (2011). Child and adolescent mental health worldwide: Evidence for action. Lancet, 378(9801), 1515-1525. http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(11)60827-1.

Kounin, J. (1970). Discipline and group management in classrooms. New York: Holt, Rinehard & Winston.

Marcondes, M. I. (1999). Teacher education in Brazil. Journal of Education for Teaching, 25(3), 203-213. http://dx.doi.org/10.1080/02607479919493

Marcondes, M. I., Leite, V. F., & Ramos, R. K. (2017). Theory, practice and research in initial teacher education in Brazil: Challenges and alternatives. European Journal of Teacher Education, 40(3), 326-341. http://dx.doi.org/10.1080/02619768.2017.1320389

Matijasevich, A., Murray, E., Stein, A., Anselmi, L, Menezes, A. M., S., Santos A., ... Victora, C. G. (2014). Increase in child behavior problems among urban Brazilian 4-year olds: 1993 and 2004 Pelotas birth cohorts. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 55(1), 1125-1134. http://dx.doi.org/10.1111/jcpp.12236

Mendes, M. S. S. (2010). Qualidade de ensino na escola pública: desafios e (im)possibilidades. Psicologia: Ensino e Formação, 1(2), 61-71

Merrell, K. W. (1999). Behavioral, social, and emotional assessment of children and adolescents. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates.

Oakland, T. & Wechsler, S. (1990). School psychology in Brazil: An examination of its research infrastructure. School Psychology International, 11(4), 287-293.

O’Connell, M. E., Boat, T., & Warner, K. E. (Eds.). (2009). Prevention mental, emotional, and behavioral disorders among young people: Progress and possibilities. Washington, DC: National Academies Press.

Organisation for Economic Co-operation and Development (2015). Education policy outlook: Brazil. Slovak Republic: OECD.

Reppold, C.T., & Noronha, A. P. (2018). Impacto dos 15 anos do SATEPSI na avalição psicológica brasileira. Psicologia, Ciencia e Profissão, 38,6-15. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000208638

Reynolds, C. R. & Kamphaus, R. W. (2015). Behavioral assessment system for children (3rd ed.). New York: Pearson.

Reynolds, C. R. & Richmond, B. O. (2008) Revised Children’s Manifest Anxiety Scale (2nd ed.) Los Angeles: Western Psychological Services.

Sant’Ana, I. M., Euzébios Filho, A., Lacerda Júnior, F., & Guzzo, R. S. L. (2009). Psicólogo e escola: a compreensão de estudantes do ensino fundamental sobre esta relação. Psicologia Escolar e Educacional, 13(1), 29-36. Recuperado março 3, 2019, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100004&lng=pt&tlng=

Salvia, J., Ysseldyke, J. E., & Witmer, S. (2009). Assessment: In special and inclusive education (11th ed.). Belmont: Wadsworth.

Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos. (2019). Retrieved April 4, 2019, from http://satepsi.cfp.org.br.

Shapiro, E. S. & Browder, D. M. (1990). Behavioral assessment. In J. L. Matson (Ed.), Handbook of behavior modification with the mentally retarded (2nd ed., pp. 93-122). New York: Plenum Press.

Shapiro, E. S. & Kratochwill, T. R. (Eds.) (2000). Behavioral assessment in schools: Conceptual foundations and practical applications (2nd ed.). New York: Guilford Press.

Skinner, B. F. (1953). Science and human behavior. New York: The MacMillan Company.

Smith, R. L., Eklund, K., & Kilgus, S. P. (2018). Concurrent validity and sensitivity to change of Direct Behavior Rating Single-Item Scales (DBR-SIS) within an elementary sample. School Psychology Quarterly, 33(1), 83-93.

Sulzer-Azaroff, B. & Mayer, G. R. (1991). Behavior analysis for lasting change. Orlando: Harcourt Brace Jovanovich.

Valle, L. E. L. R. (2003). Psicologia escolar: um duplo desafio. Psicologia Ciência e Profissão, 23(1), 22-29. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932003000100004

Walrath, C. M., Mandell, D. S., Holden, E. W., & Santiago, R. L. (2004). Assessing the strengths of children referred for community-based mental health services. Mental Health Services Research, 6(1), 1-8.

Wechsler, S. M., Oakland, T., Leon, C., Vivas, E., Almeida, L., Franco, A., ... Contini, N. (2014). Test development and use in five Iberian Latin American Countries. International Journal of Psychology, 49(4), 233-239. http://dx.doi.org/10.1002/ijop.12068

Witt, J. C., Heffer, R. W., & Pfeiffer, J. (1990). Structured rating scales: A review of self-report and informant rating processes, procedures, and issues. In C. R. Reynolds & R. W. Kamphaus (Eds.), Handbook of psychological and educational assessment of children: Personality, behavior, and context (pp.364-394). New York: Guilford Press.

Downloads

Publicado

2023-02-14

Como Citar

BENSON, N. F., WECHSLER, S. M., & PARKER, B. (2023). Desafios para avaliação comportamental nas escolas brasileiras. Estudos De Psicologia, 36. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7402

Edição

Seção

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA