Consultoria: uma forma de ação preventiva na escola

Autores

Palavras-chave:

Consultoria Escolar, Prevenção, Psicologia Escolar, Treinamento de Professores

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo verificar os efeitos da consultoria direta ao aluno e a indireta através de seus professores sobre o rendimento acadêmico dos alunos bi-rcpetentes da S3 série do l O grau. A amostra constitui-se de seis professores (três na área de matemática e três na área de português) e 11O alunos distribuídos do seguinte modo: grupo I (consultoria indireta ao aluno), junto aos professores através do apoio realizado ao planejamento e desenvolvimento curricular ( 12 sessões): grupo 11(consultoria direta aos alunos) através de dinâmica de grupo (21 sessões) e grupo Ili (controle)./\ coleta de dados foi realizada através dos seguintes instrumentos: Escala de Comportamento na Escola (respondida pelos alunos), observação em sala e entrevista com os professores, dentro de um delineamento experimental de pré e pós-teste. Os resultados apontaram os benefícios do programa de consultoria na escola destacando-se nogrupo I (consultoria indireta) o crescimento significativo do rendimento acadêmico e no grupo li (consultoria direta) nos aspectos emocional e de auto-confiança, que também se refletiram no rendimento acadêmico.

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Publicado

1995-04-30

Como Citar

Polonia , A. da C., & Wechsler, S. M. (1995). Consultoria: uma forma de ação preventiva na escola. Estudos De Psicologia (Campinas), 12(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/12319