A NOVA TRAJETÓRIA DA PSICOLOGIA ESCOLAR (*)
Resumo
O propósito desste trabalho foi o de traçar o perfil do psicólogo escolar brasileiro. Com esta finalidade foi realizada uma pesquisa com 139 participantes do I Congresso Nacional de Psicologia Escolar, realizado em 1991. O instrumento utilizado foi um questionário abrangendo tanto as áreas de formação quanto de atuação em psicologia escolar. Os resultados obtidos apontam a existência de importantes mudanças na concepção e atuação dos profissionais desta área, levando a conclusão de que está existindo uma nova trajetória da psicologia escolar no pais.
Downloads
Referências
ASTOS, A.V.B. (1988) - Área de atuação: em questões o nosso modelo profissional. Em Conselho Federal de Psicologia. Quem é o psicólogo brasileiro. Cap. 10, São Paulo. Edicon.
CONSELHO FEDERAL Psicologia (1988) - Quem é o psicólogo brasileiro. São Paulo. Edicon.
ELLIOT, S. e WITT, (1986) -The dellverey of psychological services ln schools. New York Lawrence Erlbaum Associates.
GUZZO, R.S.L. (1987) - Quem é o psicólogo escolar? Sua atuação prática. Resumos de XVII Reunião Anual de Sociedade de Psicologia. Ribeirão Preto. São Paulo.
REYNOLDS, e. e GUTKINS, T.B. (1982) - The handbook of school psychology. New York John Wiley & Sons.
SANT'ANNA, H.H.N. (1984) -A psicologia escolar em S. Paulo uma contribuição à sua avaliação e perspectivas. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo.
WECHSLER, S.M. (1989) - Panorama nacional de formação e atuação do psicólogo escolar. Psicologia: ciência e profissão. 3, - 26-31.
WECHSLER, S.M. (1989a) - Usos e abusos da avaliação psicológica nas escolas. Estudos de Psicologia. 2, 75-88.
WECHSLER, S.M. e BENSUSAN, E. (1987) - Atuação do psicólogo na área escolar do Distrito Federal. Resumos da XVII -Reunião Anual da Sociedade de Psicologia. Ribeirão Preto. S. Paulo.
WITTER, G.P. (1987) - Quem é o psicólogo escolar? Sua atuação prática. Resumos da XVII Reunião Anual da Sociedade de Psicologia. Ribeirão Preto. São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1992 Solange M. Wechsler, Raquel S. Lobo Guzzo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.