A NOVA TRAJETÓRIA DA PSICOLOGIA ESCOLAR (*)

Autores

Resumo

O propósito desste trabalho foi o de traçar o perfil do psicólogo escolar brasileiro. Com esta finalidade foi realizada uma pesquisa com 139 participantes do I Congresso Nacional de Psicologia Escolar, realizado em 1991. O instrumento utilizado foi um questionário abrangendo tanto as áreas de formação quanto de atuação em psicologia escolar. Os resultados obtidos apontam a existência de importantes mudanças na concepção e atuação dos profissionais desta área, levando a conclusão de que está existindo uma nova trajetória da psicologia escolar no pais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASTOS, A.V.B. (1988) - Área de atuação: em questões o nosso modelo profissional. Em Conselho Federal de Psicologia. Quem é o psicólogo brasileiro. Cap. 10, São Paulo. Edicon.

CONSELHO FEDERAL Psicologia (1988) - Quem é o psicólogo brasileiro. São Paulo. Edicon.

ELLIOT, S. e WITT, (1986) -The dellverey of psychological services ln schools. New York Lawrence Erlbaum Associates.

GUZZO, R.S.L. (1987) - Quem é o psicólogo escolar? Sua atuação prática. Resumos de XVII Reunião Anual de Sociedade de Psicologia. Ribeirão Preto. São Paulo.

REYNOLDS, e. e GUTKINS, T.B. (1982) - The handbook of school psychology. New York John Wiley & Sons.

SANT'ANNA, H.H.N. (1984) -A psicologia escolar em S. Paulo uma contribuição à sua avaliação e perspectivas. Tese de doutora­do. Universidade de São Paulo.

WECHSLER, S.M. (1989) - Panorama nacional de formação e atuação do psicólogo escolar. Psicologia: ciência e profissão. 3, - 26-31.

WECHSLER, S.M. (1989a) - Usos e abusos da avaliação psicológica nas escolas. Estudos de Psicologia. 2, 75-88.

WECHSLER, S.M. e BENSUSAN, E. (1987) - Atuação do psicólogo na área escolar do Distrito Federal. Resumos da XVII -Reunião Anual da Sociedade de Psicologia. Ribeirão Preto. S. Paulo.

WITTER, G.P. (1987) - Quem é o psicólogo escolar? Sua atuação prática. Resumos da XVII Reunião Anual da Sociedade de Psicologia. Ribeirão Preto. São Paulo.

Downloads

Publicado

1992-12-31

Como Citar

Wechsler, S. M., & Guzzo, R. S. L. (1992). A NOVA TRAJETÓRIA DA PSICOLOGIA ESCOLAR (*). Estudos De Psicologia, 9(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/12502