Escala de Indicadores de Perfil e Atuação de Psicólogos Escolares

Autores

Palavras-chave:

Instrumento, Competência profissional, Prática profissional, Perfil profissional, Psicologia escolar

Resumo

Objetivo
O objetivo deste artigo é descrever o processo de elaboração de um instrumento de pesquisa, no formato de uma escala de autorrelato, para levantamento de indicadores de perfil, competências e principais atividades profissionais do psicólogo escolar. O estudo está fundamentado na psicologia histórico-cultural, na psicologia escolar crítica e na abordagem de competências.
Método
O método utilizou uma revisão das evidências de validade teórica e semântica de uma escala para perfil e competências contendo três eixos orientadores: (a) instruções e caracterização sociodemográfica do participante, (b) perfil e competências do psicólogo escolar (40 itens) e (c) atuação em psicologia escolar (30 itens). Diversos procedimentos foram realizados para o desenvolvimento e validação do instrumento. A versão inicial foi revisada por dois grupos de juízes especialistas, do Brasil e de Portugal. A revisão dos juízes levou à retirada de alguns itens. A nova versão foi submetida a estudos pilotos para validação teórica e semântica.
Resultados
Como resultado dessas validações, obteve-se a versão mais recente da escala para uso no Brasil e em Portugal.
Conclusão
Espera-se que o instrumento contribua para a ampliação teórico-conceitual e metodológica acerca do perfil do psicólogo, impactando no olhar sobre intervenções realizadas nos espaços educativos e acadêmicos em uma perspectiva institucional e coletiva.

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

MARINHO-ARAUJO, C. M., ALMEIDA, L. da S., LIMA, I. M. M. P. A., & FLEITH, D. de S. (2023). Escala de Indicadores de Perfil e Atuação de Psicólogos Escolares. Estudos De Psicologia, 40. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/10429

Edição

Seção

PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL