A diferenciação cognitiva na infância: um estudo de perfis cognitivos aos 5, 7 e 9 anos

Autores

  • Ana Azevedo MARTINS Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação.
  • Diana Lopes SOARES Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação
  • Lurdes BRITO Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação.
  • Gina Cláudia LEMOS Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação.
  • Ana Filipa ALVES Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação.
  • Leandro da Silva ALMEIDA Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação.

Palavras-chave:

Aptidão cognitiva, Infância, Inteligência, Quociente de inteligência

Resumo

No seio do debate sobre se a inteligência é mais bem definida por um fator geral ou por aptidões específicas, ganha relevância a hipótese da diferenciação cognitiva. Análises recentes enfatizam o interesse dessa questão para a investigação e alertam para a relevância das suas implicações na área educativa. Este estudo analisou a possibilidade de a diferenciação das aptidões cognitivas ocorrer já na infância e também o efeito moderador do Quociente de Inteligência na magnitude da relação entre as habilidades cognitivas. Aplicou-se uma bateria de provas que avaliam várias funções cognitivas a uma amostra de 231 crianças com 5, 7 e 9 anos, distribuídas por três grupos de desempenho cognitivo. Os resultados de uma análise de clusters hierárquica e de uma análise de variância apontam para a não diferenciação das funções cognitivas na infância. Contudo, uma análise mais cuidadosa aponta para alguma diferenciação suportada pela heterogeneidade dos perfis cognitivos junto dos alunos com Quociente de Inteligência elevado.

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Publicado

2023-03-07

Como Citar

MARTINS, A. A., SOARES, D. L., BRITO, L., LEMOS, G. C., ALVES, A. F., & ALMEIDA, L. da S. (2023). A diferenciação cognitiva na infância: um estudo de perfis cognitivos aos 5, 7 e 9 anos. Estudos De Psicologia, 34(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7524

Edição

Seção

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA