Referenciais freireanos para a prática da avaliação

Autores

  • Ana Maria Saul

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Avaliação Emancipatória, Paulo Freire

Resumo

O texto destaca a importância de buscar a coerência entre a avaliação e a prática docente. Tal compreensão coloca o foco da avaliação sobre histórias, saberes, gentes e intencionalidades, no entendimento de que as histórias de avaliação podem produzir saberes e transformaras pessoas. As proposições sobre avaliação, apresentadas no artigo, estão inseridas em uma perspectiva crítico transformadora para a avaliação educacional, denominada Avaliação Emancipatória (SAUL, 1985). A discussão desse enfoque tem apoio em pressupostos da pedagogia de Paulo Freire, educador reconhecido mundialmente como a principal referência da educação libertadora no século XX. No final deste artigo são discutidas as implicações da utilização dos referenciais freireanos para a avaliação da aprendizagem e, em especial, condições importantes que precisam ser consideradas quando se quer mudar a prática da avaliação na direção de uma avaliação democrática.

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Referências

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Publicado

2008-11-30

Como Citar

Saul, A. M. (2008). Referenciais freireanos para a prática da avaliação. Revista De Educação PUC-Campinas, (25). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/90

Edição

Seção

Artigos