Oculum Ensaios

 

 

 

 

Oculum Ensaios, fundada em 2000, é uma revista cientifica em Arquitetura e Urbanismo do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo do Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias da PUC-Campinas, aberta a contribuições da comunidade científica nacional e internacional, assim como para os pesquisadores das diferentes áreas acadêmicas da arquitetura e do urbanismo, com o objetivo de registrar a memória do pensamento urbanístico e de manter o debate atualizado.

A Revista verificará, por meio de uma ferramenta de detecção de plágio, todos os artigos submetidos antes de enviar para a revisão por pares.

Indexada nas bases de dados: Latindex / Redalyc / DOAJ / ROAD / Dialnet / CNEN Livre / AmeliCA / Diadorim

Qualis A2 - ARQUITETURA E URBANISMO

Desde 2015 a Revista é publicada apenas no formato eletrônico

FORMATO DIGITAL - V.16 N.2 2019

 

Notícias

 

CHAMADA DE TRABALHO: Chamada de artigos para Dossiê: Cidade em Tempos de Pandemia

 

Estamos vivendo em uma era desafiadora. Oculum Ensaios convida você a refletir sobre a cidade nos tempos da pandemia. A pandemia Covid-19 levanta questões sobre o futuro da vida nas cidades. Dependendo dos fatores socioeconômicos que podem incluir estado de saúde e graus distintos de vulnerabilidade, a pandemia afeta os residentes urbanos de forma diferente. São inúmeros temas a serem problematizados: transporte na cidade, acesso a espaços livres, interação social, impactos das mudanças climáticas - e muito mais. O Dossiê "Pandemia e Cidade" visa promover reflexões baseadas em evidências sobre alguns desses temas a partir de diversos pontos de vista e experiências vividas, com vistas a repensar aspectos da vida urbana nas cidades pós-pandêmicas. Como a arquitetura, o urbanismo, o planejamento urbano e a formulação de políticas públicas podem trazer mudanças nas cidades que podem atender melhor à saúde, bem-estar, equidade e às demandas inter-relacionadas das mudanças climáticas? As estruturas existentes, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o New Deal Verde ou outros, podem ajudar a informar essas reflexões? A crise provoca inúmeras questões sobre a sociedade e os contornos da cidade. Encorajamos artigos que enfocam as cidades dos próprios autores na esperança de termos um panorama que considere os diferentes portes e contextos.

 

Editor associado ad hoc

Vera Regina Tângari (ProArq, FAUUFRJ)

Anna Rubbo (Centro para o Desenvolvimento Urbano Sustentável, The Earth Institute, Columbia University)

 

Editor chefe

Jonathas Magalhães Pereira da Silva (PosUrb-Arq, PUC-Campinas)

 

Oculum Ensaios, periódico aceita publicações em português, espanhol e inglês. a http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/oculum/about/submissions .

 

Formato de edição especial:

Página A4; Fonte: Arial 11; Espaçamento entre linhas de 1,5. Comprimento de 6.000 a 8.000 palavras no corpo do texto; máximo de 25 páginas incluindo ilustrações, bibliografia, resumos de 150-250 palavras em português ou inglês e três a cinco palavras-chave em português ou inglês. O limite para fotos e ilustrações é de até 10 e o limite máximo para notas de rodapé também é de 10 por artigo.

 

Data limite para submissões: quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

 
Publicado: 2020-08-17
 
Outras notícias...