Brasília à venda

dinâmicas imobiliárias em anúncios classificados, 1956-1960

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0919v21e2024a7763

Palavras-chave:

Anúncios classificados, Brasília (DF), Empreendimento imobiliário

Resumo

Este artigo baseia-se na análise de um tipo de fonte praticamente inexplorado pela historiografia de Brasília: anúncios classificados de venda de imóveis veiculados em periódicos impressos, selecionados aqui para o período de 1956 a 1960. Tais fontes permitem colocar em evidência o papel de agentes ainda pouco considerados em sua atuação na capital – corretores,
empresas imobiliárias e vendedores particulares –, evitando, desse modo, recair na visão usual que privilegia uma ação unilateral do Estado. Embora os anúncios classificados não deem informações sobre o efetivo modo como ocorreram as transações imobiliárias ali veiculadas, eles revelam um intenso movimento especulativo que se estendeu muito além dos limites do Distrito Federal. Os anúncios mostram, além disso, diversas estratégias de apropriação de tópicos de discursos institucionalizados e elementos emblemáticos da arquitetura modernista, com o intuito de enfatizar a ideia de um lucrativo negócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Derntl, Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Eduardo Ancrin de Oliveira, Arquiteto e urbanista.

Arquiteto e urbanista.

Referências

A construção da nova capital marca o início de uma nova era para o Brasil. Brasília, n. 24, dez. 1958. Anúncio publicitário da Novacap.

A Diretoria. Terrenos - Brasília. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 19698, p. 8, 14 jun. 1957. Aviso da Novacap.

A Diretoria. Venda de Terrenos. Diário da Noite, Rio de Janeiro, ed. 06916, p. 5, 14 jun. 1957. Aviso da Novacap.

A generosidade da terra. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 20671, 1º cad., p. 9, 14 ago. 1958. Anúncio publicitário.

Agora em Brasília! Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 20692, 2º cad., p. 9, 8 set. 1960. Anúncio publicitário.

Andrade, F. P. D. Organização do espaço e do tempo em Brasília. Tese (Livre Docência em Engenharia de Construção Civil) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1961.

Área para loteamento. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 19964, 27 abr., 3º cad. p. 16, 1958. Anúncio publicitário.

Ata da trigésima reunião do Conselho de Administração da Novacap, realizada sob a presidência do doutor Israel Pinheiro da Silva. Brasília, 5 out. 1957. ArPDF, NOV-B-2-3.

Ata da setuagésima terceira reunião da Diretoria da Novacap, realizada sob a presidência do doutor Israel Pinheiro da Silva. Rio de Janeiro, 7 de maio de 1958. ArPDF, NOV-B-2-2.

Atenção! Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 20627, 2º cad. p. 10, 24 jun, 1960, Anúncio publicitário.

Atenção! Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 19787, p. 1, 26 set. 1957. Reportagem sem autoria.

Bairro Formosinha. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 19952, 3º cad., p. 4, 13 abr. 1958. Anúncio publicitário.

Bicca, P. Brasília: mitos e realidades. In: Paviani, A. (org.). Brasília, ideologia e realidade: espaço urbano em questão. São Paulo: Projeto, 1985. p. 101-113.

Boletim da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil. brasília, ano 1, n. 1, p. 12-16, jan. 1957.

Brasil, B. Diário da Noite: um vespertino que será sempre o arauto das aspirações cariocas (Rio de Janeiro, 1929). Hemeroteca Digital Brasileira, Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, 12 nov. 2015. Disponível em ttps://bndigital.bn.gov.br/artigos/diario-da-noite-um-vespertino-que-sera-sempre-o-arauto-dasaspiracoes-cariocas-rio-de-janeiro-1929/. Acesso em: 10 jun. 2022.

Brasil. Lei nº 2.874, de 19 de setembro de 1956. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/l2874.htm. Acesso: 2 jan.2023.

Brasília. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed 20141, cad. Singra, p. 14, 21 nov. 1959. Anúncio publicitário.

Brasília. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 20155, 3º cad., p. 21, 7 dez. 1958. Anúncio publicitário.

Brasília!... Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 20189, 3º cad., p. 13, 18 jan. 1959. Anúncio publicitário.

Brasília. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 20611, 3º cad., p. 13, 5 jun. 1960. Anúncios classificados diversos.

Capitão lesado por falsos corretores de terrenos. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 19940, 29 mar. 1958, p. 5.

Brasília às caneladas. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 20291, 22 maio 1959, 1º cad., p. 6.

Brasília 355, mensais. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 1958, 3º cad., p. 8. Anúncio publicitário.

Carvalho, L. M. Cobras criadas: David Nasser e O Cruzeiro. São Paulo: Senac, 2001.

Castilho, J. Caixa Econômica Federal do Rio de Janeiro. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 20272, p. 11, 29 abr. 1959. Anúncio de venda de imóveis.

Ceballos, V. G. “E a história se fez cidade...”: a construção histórica e historiográfica de Brasília. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

Como será Brasília? Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 20083, 3º cad., p. 16, 14 set. 1958. Anúncio publicitário.

Comissão de Cooperação para Mudança da Capital Federal. Relatório anual Comissão de Localização da Nova Capital Federal. [Rio de Janeiro]:[s.n.], 1955.

Compre agora! Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 19981, 2º cad., p. 6, 18 maio 1958. Anúncio publicitário.

Costa, L. Relatório do Plano Piloto de Brasília [1957]. In: Governo do Distrito Federal. Relatório do Plano Piloto de Brasília. Brasília: GDF, 1991. p. 18-34.

Coutto, P. Um jornal para confrontar e enfrentar o poder. In: Secretaria Especial de Comunicação Social.

Correio da Manhã: compromisso com a verdade. Cadernos da comunicação. Prefeitura do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001. p. 77-79.

Denunciados os estelionatários do conto do terreno de Brasília. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 20215, p. 5, 20 fev. 1959.

Derntl, M. F. Brasília e suas unidades rurais: planos e projetos para o território do Distrito Federal entre fins da década de 1950 e início da década de 1960. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 28, p. 1-32, 2020.

Derntl, M. F. Brasília: empreendimento imobiliário de fins dos anos 1950. Antíteses, v. 14, n. 28, p. 127-158, 2022. Doi: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2021v14n28p127.

... e as terras se valorizam a cada minuto! Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 20305, 3º cad., p. 17, 7 jun. 1959. Anúncio classificado.

Em abril próximo Brasília será a capital do país. Diário da Noite, Rio de Janeiro, ed.11320, p. 2, 5 out., 1959. Anúncio publicitário da Novacap.

Em Brasília. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 20581, 3º cad., p. 6, 1 maio 1960. Anúncio publicitário.

Ergue-se em Brasília luxuoso e funcional edifício de escritórios e lojas. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 20778, 3º cad., p. 7, 18 dez. 1960. Anúncio publicitário.

Figueiredo, H. Carta a Praça. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 19946, 2º cad., p. 11, 6 abr. 1958.

Fome. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 20282, 1º cad., p. 6, 12 de maio de 1959.

Fonseca e Silva. Discurso. Anais da Câmara dos Deputados, Rio de Janeiro, v. XXII, p. 108-109, sessão de 30 jul. 1956.

Ganhe um lote em Brasília. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 20504, supl. Singra, p. 15, 29 jan. 1960. Anúncio publicitário.

Garanta seu dinheiro e seu futuro. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 19208, 3º cad., p. 7, 6 nov. 1955. Anúncio publicitário.

Genaro, T. M. Práticas publicitárias: linguagem, circuito e memória na produção de anúncios impressos no Brasil (1951-1965). Dissertação (Mestrado em História Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

Harvey, D. Social justice and the city. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1973.

Holston, J. The Modernist City: an anthropological critique of Brasilia. Chicago: University of Chicaco Press, 1989.

Luca, T. R. História dos, nos e por meio dos periódicos. In. Pinsky, C. B. (org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005. p. 115-153.

Maia, F. P. Mudancistas e fiquistas. In: Katinsky, J.; Xavier, A. (org.). Brasília: antologia crítica. São Paulo: Cosac Naify, 2012. p. 21-26.

Maranhão, P. A. O Amigo da Onça. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, ed. 9, p. 85, 10 dez. 1960. Charge.

Meneses, U. T. B. O fogão da ‘Société Anonyme du Gaz’. Sugestões para uma leitura histórica de imagem publicitária. Projeto História (PUCSP), n. 21, p. 105-119, 2000.

Neiva, I. C. Imaginando a capital: cartas a JK (1956-1961). Tese (Doutorado em História) – Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

Niemeyer fala da futura Cidade Marina. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 19112, p. 14, 16 jul. 1955.

Oportunidade! Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 20389, 3º cad., p. 15, 13 set. 1959. Anúncio publicitário. Para seu filho. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, p. 50, 1 nov. 1958. Anúncio publicitário.

Pela 1ª vez à venda! Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 19929, p. 39, 16 mar. 1958. Anúncio publicitário.

Ribeiro, L. C. Q. Dos cortiços aos condomínios fechados: as formas de produção da moradia na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015.

Rodrigues, G. M. Ideologia, propaganda e imaginário social na construção de Brasília. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade de Brasília, Brasília, 1990.

Rosa, M. A. M. Os sentidos da cooperação: embates em torno da desapropriação de terras para a construção de Brasília (1955-1958). Monografia (Bacharelado em História) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

Sant’anna, D. B. Propaganda e História: antigos problemas, novas questões. Projeto História, v. 14, 1997.

Sant’anna, M. R. De perfumes aos pós: a publicidade como objeto histórico. Revista Brasileira de História, v. 32, n. 64, p. 299-324, 2012.

Silva, N. Aviso [da Novacap]. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 19698, p. 1, 14 jun. 1957.

Terras do presente e do futuro. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 19238, p. 15, 11 dez. 1955. Anúncio publicitário.

Terreno em Brasília. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 20454, 3º cad., p. 13, 29 nov. 1959. Anúncio publicitário.

Topalov, C. et al. (org.). A aventura das palavras na cidade através dos tempos, das línguas e das sociedades. São Paulo: Romano Guerra, 2014.

Venha conhecer a mais perfeita exposição em côres sobre Brasília. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ed. 20263, 1º cad., p. 9, 19 jun. 1960.

Vidal, L. De nova Lisboa a Brasília: a invenção de uma capital (séculos XIX e XX). Brasília: Universidade de Brasília, 2009.

Você acredita em Brasília? O Cruzeiro, Rio de Janeiro, ed. 4, p. 28, 7 nov. 1959. Anúncio publicitário.

Vocês dizem o que querem. Maquis. Rio de Janeiro, ano V, n. 90, p. 39, 28 fev. 1959. Coluna de relato de cartas de leitores.

Videsott, L. Narrativas da construção de Brasília: mídia, fotografias, projetos e história. 2009. Tese (Doutorado em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2009.

Downloads

Publicado

2024-09-09

Como Citar

Derntl, M. F., & Oliveira, E. A. de. (2024). Brasília à venda: dinâmicas imobiliárias em anúncios classificados, 1956-1960. Oculum Ensaios, 21, 1–20. https://doi.org/10.24220/2318-0919v21e2024a7763

Edição

Seção

Revisão