Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 

1.1 No presente edital estão organizadas as informações fundamentais para quaisquer submissões de trabalho nos futuros números da Revista TULHA, organizada pelo PET Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

2 OBJETIVOS 

2.1 Essa iniciativa tem o objetivo de estimular a produção cultural e acadêmica na faculdade e fora dela divulgando trabalhos, além de enriquecer e diversificar o conteúdo da revista e de seus leitores.

3 PÚBLICO-ALVO 

3.1 Poderão submeter trabalhos quaisquer profissionais e alunos de graduação e pós-graduação, desde que o ensaio se enquadre na área de Arquitetura e Urbanismo.

3.2 Um(a) mesmo(a) autor(a) pode submeter e/ou ter sua participação mencionada em no máximo três trabalhos enviados para a Revista TULHA. 

3.2.1 Em casos excepcionais, entrar em contato com a Equipe Editorial da Revista TULHA através do endereço eletrônico revistatulha@gmail.com.

4 INSCRIÇÃO 

4.1 O cadastro gratuito no sistema OJS e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

5 DIRETRIZES PARA AUTORES

5.1 A revista TULHA publica trabalhos inéditos (que poderão ter sido apresentados em eventos e/ou resultado de concursos, teses, trabalhos científicos e livros) dentro da área acadêmica de Arquitetura e Urbanismo segundo as seguintes categorias:

5.1.1 Ensaios Textuais: serão considerados poemas, poesias, crônicas, críticas, análises, cartas, narrativas e dissertações.

5.1.2 Ensaios Científicos: serão consideradas pesquisas de iniciação científica e pesquisas de pós-graduação.

5.1.3 Ensaios Projetuais: serão considerados projetos acadêmicos, participações em concursos, trabalhos de conclusão de curso (TFG), projetos profissionais e projetos de extensão.

5.1.4 Ensaios Gráficos: serão considerados registros de intervenções urbanas, ensaios fotográficos, registros de performances, ilustrações digitais ou manuais, pinturas, colagens, desenhos de projetos etc.

5.2 A revista TULHA não cobra quaisquer taxas de submissão, processamento e divulgação dos artigos e sua publicação é completamente virtual.

5.3 Cada número contará com a publicação de uma preview nas plataformas ISSUU (https://issuu.com/petarquiteturaeurbanismo) e Behance (https://www.behance.net/petarqeurbpuccamp), a partir de 2023, e conta com a divulgação por meio das redes sociais do grupo PET Arquitetura e Urbanismo - PUC-Campinas.

5.3.1 A equipe editorial tem total liberdade de escolher aqueles ensaios que julgar ser interessantes para os previews, a escolha não será aberta a contestação.

5.4 Todos os trabalhos são submetidos à avaliação cega, executada pela equipe editorial e comissão avaliadora convidada pelo método de parecer em pares. Serão avaliados os seguintes aspectos dos trabalhos:

5.4.1 Originalidade e relevância do conteúdo. 

5.4.2 Qualidade da fundamentação teórica e execução do trabalho.

5.4.3 Qualidade e adequação das figuras, tabelas e gráficos.

5.4.4 Estrutura e redação dos textos presentes no trabalho.

5.5 A Revista verificará, por meio de uma ferramenta de detecção de plágio, todos os ensaios submetidos antes de serem avaliados.

5.6 Todos os arquivos dos trabalhos submetidos deverão obedecer às normas de formatação, nos seguintes requisitos:

5.6.1 Todos os trabalhos submetidos devem seguir o template disponível para download na sequência do edital.

5.6.2 As imagens deverão ser enviadas em uma pasta própria, dentro da pasta zipada submetida via formulário, segundo o item 4.1.2 deste edital.

5.6.3 Para o caso dos ensaios textuais, ensaios científicos e ensaios projetuais as imagens devem estar referenciadas no corpo do texto e estarem nomeadas da mesma forma que sua referência, devem ter fundo branco ou transparente e em alta qualidade (300dpi). É preferível que os autores indiquem no arquivo de texto a posição das imagens; caso não haja tal indicação, a equipe de arte e diagramação tem liberdade de selecionar, solicitar e posicionar as imagens conforme seus próprios critérios. 

5.6.4 Os ensaios gráficos devem ser enviados em formato JPEG, JPG ou PNG, na posição retrato ou p5aisagem. Cada inscrição deve apresentar uma pasta com no máximo dez peças gráficas, devendo essas, individualmente, possuírem o tamanho mínimo, em modo retrato, de uma folha A4 (2480 x 3508 pixels) e, em modo paisagem, de uma folha A3 (3508 x 4960 pixels), com qualidade alta (300dpi) e no máximo de até 10MB por peça gráfica. 

5.6.5 Os ensaios científicos devem ter no máximo 35 mil caracteres com espaço, incluindo título, resumo, palavras chaves e referências bibliográficas

5.6.6 Os ensaios textuais devem ter no máximo 20 mil caracteres com espaço, incluindo título, resumo, palavras chaves e referências bibliográficas.

5.6.7 Os ensaios projetuais devem ter no máximo 10 mil caracteres com espaço, incluindo título, resumo, palavras chaves e indicação de desenho.

5.6.8 Os ensaios gráficos devem ter no máximo 1.500 caracteres com espaço, incluindo título, resumo, palavras chaves e indicação de desenho.

5.7 Todos os trabalhos submetidos devem seguir as especificações de Inscrição presentes no item 4 deste edital. 

5.8 Todos os trabalhos devem ser enviados em arquivos no formato Microsoft Word, além do formato PDF

6 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS  

6.1 Para a publicação do trabalho na prevista edição, deverá ser assinado um termo autorizando seu uso, bem como termo indicando possuir os direitos autorais sobre os textos e imagens submetidas. Sem a apresentação do termo, o envio será desconsiderado e o trabalho não entrará na futura revista. A declaração deve ser preenchida com as informações dos autores, bem como assinada por todos os membros do grupo, em arquivos digitais, individuais ou coletivos, e estará disponível para download na sequência do edital.

6.2 Os textos produzidos e seus respectivos conteúdos e ideias neles expressos, bem como sua autenticidade são de inteira e exclusiva responsabilidade dos/as autores/as.

6.3 As questões omissas do presente edital serão elucidadas pela equipe editorial em decisão colegiada.

6.4 Nem os autores/as, nem qualquer membro do Conselho Editorial e Executivo da Revista TULHA são remunerados pela publicação de trabalhos aceitos. A publicação tem fins unicamente acadêmicos, sem qualquer interesse lucrativo. O processo de submissão, avaliação e publicação é inteiramente gratuito para os autores.

6.5 A equipe editorial está disponível durante todo o processo de seleção, revisão e publicação dos trabalhos para eventuais dúvidas em relação a este edital ou qualquer outro assunto referente à Revista, por meio do endereço eletrônico revistatulha@gmail.com

6.6 O/A declarante do termo de autorização enviado fica totalmente responsável pelo compartilhamento das informações comunicadas pela equipe editorial com o restante dos/as autores/as, sendo elas possíveis revisões e aprovação da diagramação do trabalho.  

6.7 Estipula-se um período de 5 dias úteis, após o envio da etapa de revisão textual e da etapa de diagramação dos trabalhos enviados, para correção dos/as autores/as. Caso os/as autores/as não respondam, a equipe editorial da Revista reserva o direito de publicar o trabalho. 

6.8 Após a publicação da Revista, os/as autores/as não podem contestar o conteúdo publicado, entendendo que a Revista disponibilizou anteriormente um período para correção dos/as autores/as.

6.9 Todos os documentos requeridos devem ser submetidos por meio do formulário que acompanha o presente edital, seguindo as indicações do item 4.

7 POLÍTICA DE PRIVACIDADE

7.1 Os dados cadastrais fornecidos à Revista TULHA, assim como a declaração de cessão de direitos em que consta nomes, titulação, endereços eletrônicos, CPF, RG e assinaturas serão usados exclusivamente para validar o envio dos trabalhos e auxiliar na comunicação entre a revista e os autores; apenas nomes ou pseudônimos (caso o autor prefira não ser identificado), e ocupação serão disponibilizados publicamente dentro da presente edição da revista.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.