Pesquisa em inteligência competitiva organizacional: utilizando a análise de conteúdo para a coleta e análise de dados – Parte II

Autores

  • Marta Lígia Pomim VALENTIM Universidade Estadual de Londrina
  • Adriana Rosecler ALCARÁ Universidade Estadual de Londrina
  • Brígida Maria Nogueira CERVANTES Universidade Estadual de Londrina
  • Elizabeth Leão de CARVALHO Universidade Estadual de Londrina
  • Heliéte Dominguez GARCIA Universidade Estadual de Londrina
  • José Carlos DALMAS Universidade Estadual de Londrina
  • Letícia Gorri MOLINA Universidade Estadual de Londrina
  • Lívia Aparecida Ferreira LENZI Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Elisabete CATARINO Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Inês TOMAÉL Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

inteligência competitiva, metodologia de pesquisa, análise de conteúdo, análise léxica, análise categorial, coleta e análise de dados

Resumo

Para a realização da pesquisa de campo em inteligência competitiva organizacional, optou-se pela análise de conteúdo para a coleta e análise de dados. Duas técnicas da análise de conteúdo foram utilizadas: a análise léxica e a análise categorial (temas). A análise léxica tem enfoque quantitativo e seu objetivo é mensurar termos como: substantivos, adjetivos, verbos etc., relacionados ao processo de inteligência competitiva organizacional, encontrados no instrumento de coleta de dados. Nesta pesquisa, a análise categorial, de enfoque qualitativo, tem como objetivo investigar temas relacionados à inteligência competitiva organizacional, encontrados nos discursos dos sujeitos pesquisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADAMS, G.L.; LAMONT, B.T. Knowledge management systems and developing sustainable competitive advantage. Journal of Knowledge

Management, v.7, n.2, p.142-154, 2003.

ALBERTIN, A.L. Valor estratégico de projetos de tecnologia de informação. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.41, n.3, p.42-50, 2001.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. 226p.

BERNARDES, R.; ALMEIDA, E.S. Nova função empresarial na coordenação de redes de inovação. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política, Rio de Janeiro, n.5, p.86-120, 1999.

BURK JR., C.F.; HORTON, F.W. Infomap: a complete guide to discovering corporate information resources. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1988. 233p.

CARVALHO, E.L. Informação orgânica: recurso estratégico para tomada de decisão pelos membros do Conselho de Administração da Universidade Estadual de Londrina. Campinas, 2001. 93f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) – Faculdade de Biblioteconomia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2001.

CERVANTES, Brígida Maria Nogueira. Contribuição para a terminologia do processo de inteligência competitiva: estudo teórico e metodológico. Marília, 2004. 183f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2004.

CHIAVEGATTO, M.V. As práticas do gerenciamento da informação: estudo exploratório na Prefeitura de Belo Horizonte. Belo Horizonte, 1999. 112f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Escola do Governo, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 1999.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São: Senac, 2003. 425p.

CIANCONI, R. Gestão da informação na sociedade do conhecimento. Brasília: SENAI/DN, 1999.

CORREIA, A.M.R.; SARMENTO, A. Gestão do conhecimento: competências para inovação e competitividade. In: ENCONTRO NACIONAL DE

SOCIOLOGIA INDUSTRIAL DAS ORGANIZAÇÕES E DO TRABALHO (APSIOT). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 27-28 mar. 2003. Disponível em: <http://www.isegi.unl.pt/ensino/docentes/ acorreia/preprint/APSIOT_Correia_Sarmento.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2003.

DAVENPORT, T.H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998. 316p.

DEMANTOVA NETO, C.; LONGO, R.M. A gestão do conhecimento e a inovação tecnológica. Transinformação, Campinas, v.13, n.2, p.93-110, 2001.

DOSI, G. et al. Technical change and economic theory. London: Printer Publishers, 1988.

DREBRESSON, C.; AMESE, F. Networks of innovators: a review and introduction to the issue. Research Policy, Orlando, v.20, n.5, p.363-379,

FREITAS, H.M.R.; LESCA, H. Competitividade empresarial na era da informação. Revista de Administração, São Paulo, v.27, n.3, p.92-102, 1992.

FREITAS, H.; JANISSEK, R. Análise léxica e análise de conteúdo: técnicas complementares, seqüenciais e recorrentes para análise de dados

qualitativos. Porto Alegre: Sphinx, 2000. 176p.

GARTON, L.; HAYTHORNTHWAITE, C.; WELLMAN, B. Studying online social networks. JMC - Journal of Computer-Mediated Communication, v.3, n.1, Jun. 1997. Available from: <http://www.ascusc.org/jcmc/vol3/issue1/garton.html>. Acess: 21 Jun. 2003.

GOMES, E.; BRAGA, F. Inteligência competitiva: como transformar informação em um negócio lucrativo. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 128p.

HAVEHGA, J.; BOTHA, D. Developing competitive intelligence in the knowledge-based organization. In: SOUTHERN AFRICAN ONLINE INFORMATION MEETING, 7., Jun. 2003. Available from: <http://www.saoug.org.za/archive/2003/0312a.pdf>. Acess: 20 Jan. 2004.

JOHNSON, B.; LUNDVALL, B.A. Promoting innovation systems as a response to the globalizing learning economy. In: CASSIOLATO, J.E.; LASTRES, H.M.M. Arranjos e sistemas produtivos locais e as novas políticas de desenvolvimento industrial e tecnológico. Rio de Janeiro: IE/UFRJ, 2000. Disponível em: <http://www.druid.dk/summer2000/Gallery/nyjohnson &lundvall.pdf>. Acesso em: 13 out. 2003.

KIELGAST, S., HUBBARD, B.A. Valor agregado à informação: da teoria à prática. Ciência da Informação, Brasília, v.26, n.3, p.271-276, 1997.

KING, D.W.; TENOPIR, C. A publicação de revistas eletrônicas: economia da produção, distribuição e uso. Ciência da Informação, Brasília, v.27, n.2, p.176-182, 1998.

KRIEGER, M.G. A face lingüística da terminologia. In: TEMAS de terminologia. São Paulo: Humanitas/ FFLSH-USP, 2001. p.22-33.

KRIEGER, M.G.; FINATTO, M.J.B. Introdução à terminologia: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2004.

KROG, G.V.; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Facilitando a criação de conhecimento: reinventando a empresa com o poder da inovação contínua. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 350p.

KRÜCKEN-PEREIRA, L.; DEBIASI, F.; ABREU, A.F. Inovação tecnológica e inteligência competitiva: um processo interativo. Revista Eletrônica de Administração, v.7, n.3, jul. 2001. Disponível em: <http://read.adm.ufrgs.br/read21/artigo/artigo5. pdf>. Acesso em: 28 nov. 2002.

MAÇADA, A.C.G.; BECKER, J.L. O impacto da TI na estratégia dos bancos. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.41, n.4, p.87-97, 2001.

MINISTERIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Programa Prospectar. Disponível em: <http://www.mct.gov.br/cct/prospectar/Programa/

apresenta%C3%A7%C3%A30.htm>. Acesso em: 28 mar. 2003.

MOLINA, J.L. La ciencia de las redes. Apuntes de Ciencia y Tecnología, n.11, p.36-42, jun. 2004. Disponible en: http://seneca.uab.es/antropologia/ jlm/public_archivos/ciencia.pdf>. Acceso en: 12 set. 2004.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 9.ed.

Rio de Janeiro: Campus, 1997. 358p.

PALOP, F.; VICENTE, J.M. Vigilancia tecnológica e inteligencia competitiva: su potencial para la empresa española. Madrid: COTEC, 1999. 107p. Disponible en: . Acceso en: 7 fev. 2002.

PONJUÁN DANTE, G. Gestión de información en las organizaciones: principios, conceptos y aplicaciones. Santiago: CECAPI, 1998. 222p.

REZENDE, D.A.; PEREIRA, R. Sistemas de conhecimentos gerados pelos recursos da Tecnologia da Informação. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO, 5., 2002, Curitiba. Anais... Curitiba: ISKM2002, 2002.

SANTOS, R.N.M. Métodos e ferramentas para gestão de inteligência e do conhecimento. Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/tecnologia/revistas/artigos/ 200104mg/art05raimundo.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2001.

SCHUMPETER, J.A. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. [S.l.]: Victor Civita, 1982.

TEIXEIRA FILHO, J. Gerenciando conhecimento: como a empresa pode usar a memória organizacional e a inteligência competitiva no

desenvolvimento de negócios. Rio de janeiro: SENAC, 2000. 191p.

TEIXEIRA FILHO, J. Planejamento tecnológico para vantagem competitiva. Disponível em: <http://www.informal.com.br/artigos/art020.htm,2001>. Acesso em: 10 abr. 2001.

TERRA, J.C.C. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. São Paulo: Negócio Editora, 2000. 283p.

VALENTIM, M.L.P. Comunicação organizacional no processo de inteligência competitiva. Infohome, Londrina, 2003a. Disponível em: <http://www.ofaj.com.br/colunaicgc_mv_1203.html>. Acesso em: 18 dez. 2003.

VALENTIM, M.L.P. et al. O processo de inteligência competitiva em organizações. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v.4, n.3, p.1-23, jun. 2003. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/jun03/Art_03.htm>. Acesso em: 3 jul. 2003.

VALENTIM, M. L. P. Cultura organizacional e gestão do conhecimento. InfoHome, Londrina, 2003b. Disponível em: <http://www.ofaj.com.br/

colunaicgc_mv_0303.html>. Acesso em: 29 set. 2004.

VALENTIM, M.L.P. Comunicação organizacional no processo de inteligência competitiva (2). Infohome, Londrina, 2004a. Disponível em: <http://www.ofaj.com.br/colunaicgc_mv_0104.html>. Acesso em: 18 jan. 2004.

VALENTIM, M. L. P. Equipes multidisciplinares na gestão da informação e do conhecimento. In: BAPTISTA, S.G.; MUELLER, S.P.M. (Org.).

Profissional da informação: o espaço de trabalho. Brasília: Thesaurus, 2004b. p.154-176 (Estudos Avançados em Ciência da Informação, 3).

VALENTIM, M.L.P.; MOLINA, L.G. Prospecção e monitoramento informacional no processo de inteligência competitiva. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, 2004. Edição especial. Disponível em: <http://www.encontros-bibli.ufsc.br/ bibesp/sumario.htm>. Acesso em: 14 set. 2004.

VARGAS, L.M.; SOUZA, R.F. O ator de inteligência competitiva (IC) nas empresas: habilidades profissionais e exigências do mercado. Read – Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v.7, n.6, dez. 2001. Disponível em: <http://read.adm.ufrgs.br/read24/artigos/artigo5.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2002

Downloads

Publicado

25-11-2005

Como Citar

Pomim VALENTIM, M. L. ., Rosecler ALCARÁ, A. ., Nogueira CERVANTES, B. M. ., Leão de CARVALHO, E. ., Dominguez GARCIA, H. ., DALMAS, J. C. ., … TOMAÉL, M. I. . (2005). Pesquisa em inteligência competitiva organizacional: utilizando a análise de conteúdo para a coleta e análise de dados – Parte II. Transinformação, 17(3), 1–18. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6360

Edição

Seção

Artigos