Pesquisa em inteligência competitiva organizacional: utilizando a análise de conteúdo para a coleta e análise de dados – Parte I

Autores

  • Marta Lígia Pomim VALENTIM Universidade Estadual de Londrina
  • Adriana Rosecler ALCARÁ Universidade Estadual de Londrina
  • Brígida Maria Nogueira CERVANTES Universidade Estadual de Londrina
  • Elizabeth Leão de CARVALHO Universidade Estadual de Londrina
  • Heliéte Dominguez GARCIA Universidade Estadual de Londrina
  • José Carlos DALMAS Universidade Estadual de Londrina
  • Letícia Gorri MOLINA Universidade Estadual de Londrina
  • Lívia Aparecida Ferreira LENZI Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Elisabete CATARINO Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Inês TOMAÉL Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

inteligência competitiva, metodologia de pesquisa, análise de conteúdo, análise léxica, análise categorial, coleta e análise de dados

Resumo

Para a realização da pesquisa de campo em inteligência competitiva organizacional, optou-se pela análise de conteúdo para a coleta e análise de dados. Duas técnicas de análise de conteúdo foram utilizadas: a análise léxica e a análise categorial (temas). Nesta pesquisa, a análise léxica, cujo enfoque é quantitativo, tem como objetivo levantar e quantificar termos tais como: substantivos, adjetivos, verbos, etc., relacionados ao processo de inteligência competitiva organizacional, encontrados no instrumento de coleta de dados; por outro lado, a análise categorial, cujo enfoque é qualitativo, tem como objetivo investigar temas relacionados à inteligência competitiva organizacional, encontrados nos discursos dos sujeitos pesquisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADAMS, G.L.; LAMONT, B.T. Knowledge management systems and developing sustainable competitive advantage. Journal of Knowledge Management, v.7, n.2, p.142-154, 2003.

ALBERTIN, A.L. Valor estratégico de projetos de tecnologia de informação. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.41, n.3 , p.42-50, 2001.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, c1977. 226p.

BERNARDES, R.; ALMEIDA, E.S. Nova função empresarial na coordenação de redes de inovação. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política, Rio de Janeiro, n.5, p.86-120, 1999.

CERVANTES, B.M.N. Contribuição para a terminologia do processo de inteligência competitiva: estudo teórico e metodológico. Marília, 2004. 183f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2004.

CHOO, C.W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2003. 425p.

CINTRA, A.M.M. et al. Para entender as linguagens documentárias. 2.ed. São Paulo: Polis, 2002. 92p. (Coleção Palavra-Chave, 4).

CORREIA, A.M.R.; SARMENTO, A. Gestão do conhecimento: competências para inovação e competitividade. In: ENCONTRO NACIONAL DE SOCIOLOGIA INDUSTRIAL DAS ORGANIZAÇÕES E DO TRABALHO (APSIOT). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 27-28 Mar. 2003. Disponível em: <http://www.isegi.unl.pt/ensino/docentes/acorreia/preprint/APSIOT_Correia_Sarmento.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2003.

DAVENPORT, T.H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998. 316p.

DEMANTOVA NETO, C.; LONGO, R.M. A gestão do conhecimento e a inovação tecnológica. Transinformação, Campinas, v.13, n.2, p.93-110, 2001.

DOSI, G. et al. Technical change and economic theory. London: Printer Publishers, 1988.

FREITAS, H.M.R.; LESCA, H. Competitividade empresarial na era da informação. Revista de Administração, São Paulo, v.27, n.3, p.92-102, 1992.

FREITAS, H.; MOSCAROLA, J. Análise de dados quantitativos e qualitativos: casos aplicados usando o Sphinx. Porto Alegre: Sphinx, 2000. 176p.

FREITAS, H.; JANISSEK, R. Análise léxica e análise de conteúdo: técnicas complementares, seqüenciais e recorrentes para análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Sphinx, 2000. 176p.

GARTON, L.; HAYTHORNTHWAITE, C.; WELLMAN, B. Studying online social networks. JMC – Journal of Computer-Mediated Communication, v.3, n.1, Jun. 1997. Disponível em: <http://www.ascusc.org/jcmc/vol3/issue1/garton.html>. Acesso em: 21 jun. 2003.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989. 213p.

GOMES, H.E. Manual de elaboração de tesauros monolíngües. Brasília: CNPq/PNBU, 1990.

GOMES, E.; BRAGA, F. Inteligência competitiva: como transformar informação em um negócio lucrativo. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 128p.

GUINCHAT, C.; MENOU, M. As linguagens documentais. In: GUINCHAT, C.; MENOU, M. Introdução geral às ciências e técnicas da informação e documentação. 2.ed. Brasília: IBICT, 1994. p.131-165.

HAVEHGA, J.; BOTHA, D. Developing competitive intelligence in the knowledge-based organization. In: SOUTHERN AFRICA ONLINE INFORMATION MEETING, 7. Jun. 2003. Available from: <http://www.saoug.org.za/archive/2003/0312a.pdf>. Acess: 20 Jan. 2004.

INTERNATIONAL Standardization Organization 1087. Terminology: vocabulary. Geneve: ISO, 2000.

INTERNATIONAL Standardization Organization 2788. Guidelines to the establishment and development of monolingual thesauri. Geneve: ISO, 1986.

JOHNSON, B.; LUNDVALL, B.-A. Promoting innovation systems as a response to the globalizing learning economy. In: CASSIOLATO, J.E.; LASTRES, H.M.M. Arranjos e sistemas produtivos locais e as novas políticas de desenvolvimento industrial e tecnológico. Rio de Janeiro: IE/UFRJ, 2000. Disponível em: <http://www.druid.dk/summer2000/Gallery/nyjohnson_&lundvall.pdf>. Acesso em: 13 out. 2003.

KING, D.W.; TENOPIR, C. A publicação de revistas eletrônicas: economia da produção, distribuição e uso. Ciência da Informação, Brasília, v.27, n.2, p.176-182, 1998.

KRIEGER, M.G. A face lingüística da terminologia. In: TEMAS de Terminologia. São Paulo: Humanitas/ FFLSH-USP, 2001. p.22-33.

KRIEGER, M.G.; FINATTO, M.J.B. Introdução à terminologia: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2004.

KROG, G.V.; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Facilitando a criação de conhecimento: reinventando a empresa com o poder da inovação contínua. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 350p.

KRÜCKEN-PEREIRA, L.; DEBIASI, F.; ABREU, A.F. Inovação tecnológica e inteligência competitiva: um processo interativo. READ – Revista Eletrônica de Administração, v.7, n.3, 2001. Disponível em: <http://read.adm.ufrgs.br/read21/artigo/artigo5.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2002.

LUZ, J.P. Metodologia para análise de clima organizacional: um estudo de caso para o Banco do Estado de Santa Catarina. 2001. 213f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

MAÇADA, A.C.G.; BECKER, J.L. O impacto da TI na estratégia dos bancos. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.41, n.4, p.87-97, 2001.

MOLINA, J.L. La ciencia de las redes. Apuntes de Ciencia y Tecnologia, n.11, p.36-42, 2004. disponibleen: <http://seneca.uab.es/antropologia/

jlm/public_archivos/ciencia.pdf>. Acceso en: 12 set. 2004.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 9.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997. 358p.

PALOP, F.; VICENTE, J.M. Vigilancia tecnológica e inteligencia competitiva: su potencial para la empresa española. Madrid: COTEC, 1999. 107p.

Disponível em: . Acesso em: 07 fev. 2002.

PONJUÁN DANTE, G. Gestión de información en las organizaciones: principios, conceptos y aplicaciones. Santiago: CECAPI, 1998. 222p.

REZENDE, D.A.; PEREIRA, R. Sistemas de Conhecimentos gerados pelos recursos da Tecnologia da Informação. In: SIMPOSIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO, 5., 2002, Curitiba. Anais... Curitiba: ISKM2002, 2002.

RICHARDSON, R.J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999. 334p.

SANTOS, R.N.M. Métodos e ferramentas para gestão de inteligência e do conhecimento. Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/tecnologia/revistas/artigos/ 200104mg/art05raimundo.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2001.

SCHEIN, E.H. Guia de sobrevivência da cultura corporativa. Rio de Janeiro: José OIympio, 2001. 191p.

SCHUMPETER, J.A. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. [S.l.]: Victor Civita, 1982.

SMIRCICH, L.; MORGAN, G. Liderança: a administração do sentido. In: BERGAMINI, C. W.; CODA, R. Psicodinâmica da vida organizacional:

motivação e liderança. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1997. p.205-230.

SROUR, R.H. Poder, cultura e ética nas organizações. 10.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998. 337p.

TAMAYO, Á.; GONDIM, M.G.C. Escala de valores organizacionais. Revista de Administração, São Paulo, v.31, n.2, p.62-72, 1996.

TEIXEIRA FILHO, J. Gerenciando conhecimento: como a empresa pode usar a memória organizacional e a inteligência competitiva no desenvolvimento de negócios. Rio de janeiro: Editora SENAC, 2000. 191p.

TEIXEIRA FILHO, J. Planejamento tecnológico para vantagem competitiva. Disponível em: <http://www.informal.com.br/artigos/art020.htm,2001>. Acesso em: 10 abr. 2001.

TERRA, J.C.C. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. São Paulo: Negócio Editora, 2000. 283p.

VALENTIM, M.L.P. Comunicação organizacional no processo de inteligência competitiva. Londrina: Infohome, 2003. Disponível em: <http://www.ofaj.com.br/colunaicgc_mv_1203.html>. Acesso em: 18 dez. 2003.

VALENTIM, M.L.P. Comunicação organizacional no processo de inteligência competitiva (2). Londrina: Infohome, 2004. 2p. Disponível em: <http://www.ofaj.com.br/colunaicgc_mv_0104.html>. Acesso em: 18 jan. 2004.

VALENTIM, M.L.P. Cultura organizacional e gestão do conhecimento. InfoHome, Londrina, 2003. Disponível em: <http://www.ofaj.com.br/colunaicgc_mv_0303.html>. Acesso em: 29 set. 2004.

VALENTIM, M.L.P. Equipes multidisciplinares na gestão da informação e do conhecimento. In: BAPTISTA, S.G.; MUELLER, S.P.M. (Org.). Profissional da informação: o espaço de trabalho. Brasília: Thesaurus, 2004. p.154-176. (Estudos Avançados em Ciência da Informação, 3).

VALENTIM, M.L.P. et al. O processo de inteligência competitiva em organizações. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v.4, n.3, p.1-23, 2003. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/jun03/Art_03.htm>. Acesso em: 3 jul. 2003.

VALENTIM, M.L.P.; MOLINA, L.G. Prospecção e monitoramento informacional no processo de inteligência competitiva. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, número especial, 2004. Disponível em: <http://www.encontros-bibli.ufsc.br/bibesp/sumario.htm> Acesso em: 14 set. 2004.

VARGAS, L.M.; SOUZA, R.F. O ator de inteligência competitiva (IC) nas empresas: habilidades profissionais e exigências do mercado. Read – Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v.7, n.6, 2001. Disponível em: <http://read.adm.ufrgs.br/read24/artigos/artigo5.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2002.

Downloads

Publicado

25-05-2005

Como Citar

Pomim VALENTIM, M. L. ., Rosecler ALCARÁ, A. ., Nogueira CERVANTES, B. M. ., Leão de CARVALHO, E. ., Dominguez GARCIA, H. ., DALMAS, J. C. ., … TOMAÉL, M. I. . (2005). Pesquisa em inteligência competitiva organizacional: utilizando a análise de conteúdo para a coleta e análise de dados – Parte I. Transinformação, 17(2), 1–18. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6356

Edição

Seção

Artigos