Indicador de atividade reflexiva e teoria fundamentada: o pensamento reflexivo na busca e no uso da informação

Autores

  • Kelley Cristine Gonçalves Dias GASQUE

Palavras-chave:

Busca de informação, Uso da informação

Resumo

O referencial metodológico composto pelo Indicador de Atividade Reflexiva aplicado concomitantemente à Teoria Fundamentada permite identificar as ações e os tipos de pensamento ocorridos em determinado processo, isto é, possibilita verificar a
ocorrência do pensamento reflexivo nos relatos dos sujeitos durante determinadas ações. O presente artigo apresenta a visão
geral dos instrumentos metodológicos, bem como, propósitos, fases, procedimentos, critérios para avaliação e limitações. Por fim, o estudo exemplifica a utilização do referido referencial. Os resultados mostram que a maior parte do pensamento empregado na busca e no uso da informação é do tipo não-reflexivo. As relações percebidas nessa pesquisa são de natureza multirreferencial, o que requer instrumentos interdisciplinares na resolução do problema.

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Publicado

25-03-2011

Como Citar

Gonçalves Dias GASQUE, K. C. . (2011). Indicador de atividade reflexiva e teoria fundamentada: o pensamento reflexivo na busca e no uso da informação. Transinformação, 23(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6178

Edição

Seção

Artigos