PRODUÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS

Autores/as

  • Osvaldo Guizzardi FilHO Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Vivaldo Luiz CONTI Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palabras clave:

informação estatística, internet, custo da informação

Resumen

o artigo analisa, em primeiro lugar, a importância da informação para a geração do conhecimento e o papel e as especificidades das estatísticas socioeconômicas nesse processo. A seguir apresenta aforma como a produção dessas estatísticas está organizada e
as mais significativas e recentes transformações pelas quais ela passou nas duas principais agências públicas dessa área, no país, o IBGE e a Fundação Seade. Aborda também a questão dos diferentes padrões de financiamento nelas existentes e os motivos pelos quais elesforam adotados. Na sua parte final discute a questão da disseminação desde o modelo vigente antes dos advento da Internet, os impactos da revolução tecnológica e os novos desafios decorrentes da mudança no modelo de financiamento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARRETO, Aldo de Albuquerque. A questão da informação. São Paulo em perspectiva, São Paulo, vol. 8,n. 4, pp. 3-8, out./dez., 1994.

BESSON, Jean-Louis. A ilusão das estatísticas. São Paulo: UNESP, 1995

PORCARO, Maria Rosa. A informação estatística oficial na sociedade da informação: uma (des)construção. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 2, 2001. Disponível na Internet em: www.dgzero.org.

SENRA, Nelson de Castro. Política de informação estatística, instrumento de regulação para/pela coordenação. Rio de Janeiro: IBGE, 2000.(Texto para discussão).

Publicado

2001-11-25

Cómo citar

Guizzardi FilHO, O. ., & CONTI, V. L. . (2001). PRODUÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS. Transinformação, 13(2), 1–12. Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6452

Número

Sección

ARTIGOS