COMPLEMENTARIDADE QUALITATIVO-QUANTITATIVA NA PESQUISA EM INFORMAÇÃO

Autores/as

  • Leilah Santiago BUFRE Universidade Federal do Paraná

Palabras clave:

Pesquisa em informação, Métodos qualitativos, Métodos quantitativos

Resumen

Analisa como a discussão sobre a conduta investigativafoi estimulada apartir do séc. XVII pelos êxitos da experiência comofonte de conhecimento. Métodos quantitativos ganham espaço nas áreas humanas e sociais. Atualmente, outros enfoques alternam-se aoparadigma positivista. Permanecem, entretanto, antagonismos entre enfoques quantitativos e qualitativos, simultaneamente a formas de rearticulação interdisciplinar. Da mudança qualitativa na prática da pesquisa social resultam opções á contradição entre os enfoques. Apossibilidade de integrá-Ios na construção de conhecimentos é concretizada com estratégias múltiplas, dada a interdependência entre desenvolvimento científico, mudanças no contexto ecriatividade na investigação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALEMNA, A; BADU, E.. The nature and trends in research andjoumalliterature in english speaking Africa. Internationa/l/lformatio/l a/ld Library Review, v. 26, p. 19-30, 1994.

BRADLEY, J. Metodological issues and practices in qualitative research. Library Qllater/y, Chicago, v. 63, n. 4, p. 431-449. 1993.

BREWER, J.; HUNTER, A. MII/timethod research: a synthesis of styles. California: Sage, 1989. 209 p. (Sage library of social research, 175).

BUFREM, L. S. Li/lhas e te/ldê/lcias metodo/ógicas /la prodllção disce/lte do Mestrado em Ciência da l/lformação do Institllto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia -Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972-1995). Curitiba, 1996. 386 f. Tese (Professor Titular) Departamento de Biblioteconomia, Setor deCiênciasHumanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná.

CARR, D. Qualitative Meaning in cultural institutions. Journa/ ofEdllcalio/lfor Library and Information Science, v. 31, n. 2, p. 97,1990.

CHALMERS, Alan. i.Qllé es esa cosa //amada ciencia? : una valorización de Ia naturaleza y el estatuto de Ia ciencia y sus métodos. 9. ed. Madrid: Siglo Veintiuno,1991. 246 p.

CHRÉTIEN, Claude. A ciência em ação: mitos e limites. Campinas: Papirus,1994.

COELHO NETTO, J. T.. Moderno pós moderno: modos & versões. 3. ed. São Paulo: IIuminuras,1995. 227 p.

COOPER, M. Perspectives on qualitative research with quantitative imp]ications: studies in information management. Journal of Educationfor Library and lnformation Science, v. 31, n.2, p.105-112, 1990.

CRESWELL, J. W. Research design: qualitative and quantitative approches. Thousend Oaks: SAGE, 1994.227 p.

DESCARTES, R. Discurso sobre o método. São Paulo: Hemus,1968. 100 p.

FEYERABEND, P. Adeus à razão. Lisboa: Edições 70,1991. 372 p. (Biblioteca de filosofia contemporânea,14).

_ . Contrao método.3. ed.Rio de Janeiro: F. Alves, 1989. 488 p.

FOUGEYROLLAS,P. Ciencias Socialesy Marxismo. México: Fondo de Cultura Económica, 1992. 253 p.

FOX, D. Techniques for the analysis of qualitative data. In: . The research process in education. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1969. p. 646-679.

GADAMER, H.-G. Verdad y método li. 2. ed. Salamanca: Ediciones Sígueme, 1994.429 p. (Hermeneia, 34).

GOLDMANN, L. Las ciencias humanas y Ia filosofia. Buenos Aires: Galatea Nueva Vision, 1958. 120 p.

GRANGER, G.-G. A ciência e as ciências. São Paulo: Ed. da UNESP, 1994. 122 p.

HABERMAS,J. On thelogicofthesocial sciences. Cambridge: Massachusetts Institute of Technology, 1994. 220 p.

. Técnica e ciência como "ideologia". Lisboa: Edições 70, 1994. 147 p.

HAMMERSLEY, M. What 's w/"Ong with ethnography? Methodological explorations. London: Routledge,1992. 230 p.

HANNABUSS, Stuart. Approaches to research. Aslib Proceedings, London, v. 47, n. I, p. 3-11,jan. 1995.

HARICOMBE, L. J. Combining qualitative and quantitative methodologies to study the effects of an academic boycott on academics in South Africa. Library Quaterly, Chicago, v. 63, n. 4, p. 508-527,1993.

IBÁNEZ, J. DeI algoritmo ai sujeto: perspectivas de Ia investigación social. Madrid: Siglo Veintiuno de Espana, 1985. 365 p.

JENSEN, K. B.; JANKOWSKI, N. W. (Eds.). Metodologias cualitativas de investigación en comunicación de masas. Barcelona: Bosch, 1993. 324 p. (Collección Bosch comunicación, 8).

KANT, Emmanuel. Crítica da razão pura. 4. ed. São Paulo: Edições Brasil,1965. 246 p.

KUHN, T. S. A tensão essencial. Lisboa: Edições 70,1977. 420 p. (Biblioteca de filosofia contemporânea, IO).

LADRIÉRE, J. Filosofia epráxis científica. Rio de Janeiro: F. Alves, 1978. 193 p. (Coleção episteme).

MAGEE,B.As idéiasdePopper. 3.ed. São Paulo:Cultrix,1979.

PLATÃO. Diálogos lI: Fédon/SofistaIPolítico. Riode Janeiro: Ediouro, [198-]. 218 p. (Universidade de bolso, 61272).

. A República. Belém: Universidade Federal do Pará, 1988. 416 p. Teeteto e Crátilo. Belém : Universidade Federal do Pará, I988. 177 p.

POPPER, K.A lógica dapesquisa científica. 2. ed. São Paulo: Cultrix; 1975.

RITCHIE, J. The contribution of qualitative methods to Social Policy. Survey Methods Newsletter, p. 9-10, winter.1985-1986.

RUBANO, D. R. et aI. O caminho para a ciência moderna: da descoberta da razão à descoberta da prática. São Paulo: EDUC, 1987. p. 5-12. (Coleção pré-print).

SMITH, K. P. Diversity and direction: the role of qualitative research in information centers. Journal of Educarion for Library and lnformation Science, v. 31, n. 2, p. 91-96, 1990.

SOUZA, C. L. de M. Va. A problemática dos métodos quantitativos e qualitativos em Biblioteconomia e Documentação: uma revisão de literatura. Ciência da Informação, Brasília, v.18, n. 2, p.174-182, jul./dez.1989.

SUTTON, B. The rationale for qualitative research: a review ofprinciph~s and theoretical foundations. Library Quaterly, Chicago, v. 63, n. 4, p. 411-430,1993.

TAYLOR, S. J.; BOGDAN, R. lntroducción a los métodos cualitativos de investigación: Ia búsqueda de significados. Barcelona: Paidós, 1992. 343 p. (Paidós básica, 37).

WEINGAND, D. E. Grounded theory and qualitative methodology. /FLA Journal, v. 19, n. I, p.17-26, 1993.

WILDEMUTH, B. M. Post-positivism research: two examples of methodological pluralism. Library Quaterly, Chicago, v. 63, n. 4, p. 450-468,1993.

WOLF, M. La investigación de Ia comunicación de masas. Barcelona: Paidós, 1994. 318 p.

Publicado

2001-05-25

Cómo citar

Santiago BUFRE, L. . (2001). COMPLEMENTARIDADE QUALITATIVO-QUANTITATIVA NA PESQUISA EM INFORMAÇÃO. Transinformação, 13(1), 1–7. Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6446

Número

Sección

Artigos