A PESQUISA NO ENSINO E O ENSINO DA PESQUISA
Palabras clave:
ensino, pesquisa, biblioteconomia, ciência da informaçãoResumen
Discute a atual relação da universidade com o conhecimento. Analisa as relações entre pesquisa e ensino, entendendo que a articulação do ensino à pesquisa constitui um componente essencial para impulsionar uma re-significação das atitudes de ensinar e aprender, tradicionalmente desenvolvidas na universidade. Enfoca também, a necessidade de experiências concretas de ensino pela pesquisa no âmbito da Biblioteconomia e Ciência da Informação.
Descargas
Citas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. FORGRAD. Projeto pedagógico e avaliação da graduação: referências para a renovação e resignificação do ensino em Biblioteconomia/Ciência da Informação. In: OFICINA DE TRABALHO DE SÃO PAULO. São Paulo, 2001. 29p. Disponível em: <http://www.abecin.org>. Acesso em: 4 mar. 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Avaliação do processo formativo na área de Biblioteconomia/Ciência da Informação. In: OFICINA DE TRABALHO NORTE/NORDESTE. Fortaleza, 2002. 21p. Disponível em: <http://www.abecin.org>. Acesso em: 20 set. 2002.
AROUCA, L.S. Relação ensino-pesquisa: a formação do pesquisador em educação. In: SEVERINO, A.J.; FAZENDA, I.C.A. (Org.). Conhecimento, pesquisa e educação. Campinas: Papirus, 2001. p.81-89.
BARBIERI, I. Apresentação. In: LÁZARO, A. (Org.). Visão e ação: a universidade no século XXI. Rio de Janeiro: Eduerj, 1999. p.7-13.
BEHRENS, M.A. A prática pedagógica dos professores universitários: perspectivas e desafios. Educação, Porto Alegre, v.21, n.35, p.81-91, 1998.
CHIZZOTTI, A. Metodologia do ensino superior: o ensino com pesquisa. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M.E. (Org.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2001. p.103-112.
CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE O ENSINO SUPERIOR, 1998, Paris. Tendências da educação superior para o século XXI. Brasília: UNESCO, 1999. 720p.
CUNHA, L.A. Qual universidade? São Paulo: Cortez 1989. 95p. (Coleção polêmicas do nosso tempo, v. 31).
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 2.ed. Campinas: Autores Associados, 1997. 120p.
GUIMARÃES, J.A.C.; RODRIGUES, M.E.F. A Dimensão pedagógica da pesquisa nos cursos de Biblioteconomia do Mercosul: reflexões sobre uma trajetória de harmonização curricular. Cadernos BAD, Lisboa, n.1, p.52-73, 2003.
MASETTO, M.T. Atividades pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões e sugestões práticas. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M.E. (Org.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2001. p.83-102.
MASETTO, M.T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003. p.104-105.
MOROZ, M. Que profissional formar? Questão desafiadora para a universidade. In: SEVERINO, A.J.; FAZENDA, I.C.A. (Org.). Conhecimento, pesquisa e educação. Campinas: Papirus, 2001. p.67-79.
MOYSÉS, M.A.A.; GERALDI, J.W.; COLLARES, C.A.L. As aventuras do conhecer: da transmissão à interlocução. Educação & Sociedade, Campinas, v.23, n.78, p.1-18, 2002.
RODRIGUES, M.E.F.; BREGLIA, V.L.A. Das práticas aos fundamentos: o cotidiano revisitado. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.11, n.1, p.231-249, 2001.
RODRIGUES, M.E.F. A formação profissional em biblioteconomia: superando limites e construindo possibilidades. Encontros Bibli, Florianópolis, n.13, 2002. Disponível em: <http://www.encontros-bibli.ufsc.br>. Acesso em: 3 jul.2002.
SANTOS, B.S. Da idéia de universidade à universidade de idéias. In: SANTOS, B.S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 5.ed. São Paulo: Cortez, 1999. p.187-233.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Transinformação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.