Por espaços democráticos de aprendizagem

Autores/as

  • Ana Maria Sá de CARVALHO Universidade Federal do Ceará
  • Rute Batista de PONTES Universidade Federal do Ceará

Palabras clave:

ensino de graduação e pesquisa, leitura – ensino e pesquisa, biblioteca escolar e práticas leitoras, ciência da informação

Resumen

Este trabalho trata da formação do profissional da informação, focalizando a interação ensino/pesquisa e visando a um ensino mais qualificado e humanizado. Com este objetivo elaborou-se o projeto de pesquisa intitulado: “Práticas Leitoras nas Escolas Públicas do Conjunto Ceará”, contando-se com a participação de alunos do Departamento de Ciências da Informação. Através da investigação, discute-se a problemática existente no âmbito das políticas de leitura em voga e da biblioteca escolar, além de fazer-se uma reflexão sobre as deficiências observadas no Ensino Fundamental e Médio relativas às práticas leitoras. Os aportes teóricos derivam de Vigotsky e Bakhtin, estudiosos sócio-interacionistas, bem como da estética da recepção e do letramento. Os resultados do trabalho apontam o êxito da interação aluno de graduação/professores nas escolas sob estudo, e permitem afirmar que, dentre as alternativas propostas pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação, é a dualidade ensino/pesquisa uma das mais adequadas para a melhor qualificação da graduação. Além disso, os resultados indicam, não obstante, a necessidade de maior sensibilização para novas práticas leitoras, de treinamento para os recursos humanos dos centros de multi-meios e da presença, nestes, de um profissional bibliotecário.

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Publicado

2003-11-25

Cómo citar

Sá de CARVALHO, A. M. ., & Batista de PONTES, R. . (2003). Por espaços democráticos de aprendizagem. Transinformação, 15(3), 1–12. Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6411

Número

Sección

Artigos