ESCOPO E ABRANGÊNCIA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E A PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA: ANOTAÇÕES PARA UMA REFLEXÃO
Palabras clave:
ação de informação, estratos, atores heterogêneos, interdisciplinaridadeResumen
A Ciência da Informação não teria como objeto a informação, fora de contexto, constrói seu objeto por um ponto de vista que organiza um domínio de conhecimentos, a partir da articulação informação/ação de informação. Os estratos e modalidades das ações de informação estabelecem novas zonas de vizinhança e solidariedade com outros conhecimentos. Nesse contexto, a pós-graduação resultaria de combinar um programa disciplinar, princípio institucionalizador do domínio, e um programa de pesquisa, inter e trans-disciplinar, orientado à descoberta e à inovação.
Descargas
Citas
AMARAL, M.B. A disciplina da natureza e a natureza das disciplinas: a ciência como produção cultural: relatos de um encontro com Timothy Lenoir. Episteme, Porto Alegre, v.2, n.4, p.117-126, 1997.
COLLINS, H. M.; KUSH, M. The shape of actions: what humans and machines can do. Cambridge, Mass: MIT Press, 1999. p. 11-21.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1984. p.4.
FROHMANN, B. Taking policy beyond Information Science: applying the actor network theory for connectedness: information, systems, people, organizations. In: ANNUAL CONFERENCE CANADIAN ASSOCIATION FOR INFORMATION SCIENCE, 23., Edmond, Alberta, 7-10 June 1995.
GEERTZ, C. O Saber local. Petrópolis: Vozes, 1998.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. Da organização do conhecimento às políticas de informação. Informare, Rio de Janeiro, v.2, n.2, p.58-66, 1996.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. O caráter seletivo das ações de informação. Informare, Rio de Janeiro, v.5, n.2, p.7-31, 2000.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. et al. Cidade, cidadania e informação: espaços e redes de informação urbana. Relatório de Pesquisa, CNPq. Brasília, 2001.
KUHN, T.S. Consideración en torno a mis críticos. In: LAKATOS,I.; MUSGRAVE, A. (Eds.). La crítica y el desarrollo del conocimiento. Barcelona: Grijalbo, 1975. p.391-454.
LENOIR, T. Registrando a ciência: os textos científicos e as materialidades da comunicação. Episteme, Porto Alegre, v.2, n.4, p.55-72, 1997.
MORIN, E. Articular os saberes. In: ALVES, N.; GARCIA, R.L. (Org.). O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
RAWSKI, C. Toward a theory of librarianship: papers in honor of Jesse H. Shera. New Jersey: Scarecrow, 1973.
WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. Petrópolis: Vozes, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Transinformação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.