Cientificamente favelados: uma visão crítica do conhecimento a partir da epistemografia

Autores/as

  • Antonio GARCÍA GUTIÉRREZ Universidad de Sevilla

Palabras clave:

epistemografia interativa, epistemologia, organização do conhecimento, comunidades não-epistemológicas

Resumen

Análise do conhecimento, e de sua organização, a partir da Epistemografia interativa, opondo-a à Epistemologia. Esta última, tradicionalmente vinculada ao conhecimento ordenado e elitista, termina por ignorar grande parte do conhecimento socialmente produzido, confinando-o às favelas do conhecimento. Ao propor, em seu lugar, a Epistemografia interativa, destaca-se, em primeiro lugar, a necessidade de incorporar ao conhecimento e à sua organização as questões éticas, culturais e políticas. Nesse sentido, o objetivo da Epistemografia é estar presente nos ambientes de conhecimento propositalmente excluídos dos processos contemporâneos de inscrição e fluxo, de modo a possibilitar sua incorporação às redes digitais em que transitam os conhecimentos dominantes. Para isso, propõe a criação de ferramentas para desclassificar o conhecimento, tanto o que já está classificado, como o que está por ser classificado. Tal desclassificação supõe a reabilitação da contradição, como recurso pós-epistemológico, e a substituição da lógica dominante por uma lógica paraconsistente. A Epistemografia intervêm, portanto, para acolher o conhecimento excluído, devolvendo-lhe a legitimidade negada pelos processos convencionais de reconhecimento e ordenação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

COSTA, N.C.A. O conhecimento cientifico. São Paulo: Discurso Ed. 1997.

ELSTER, J. Ulises y las sirenas. Estudios sobre racionalidad e irracionalidad. México: FCE, 1989. p.181.

GARCÍA GUTIÉRREZ, A. Principios de lenguaje epistemográfico: la representación del conocimiento sobre patrimonio histórico andaluz. Sevilla; Granada: Consejería de Cultura de la Junta de Andalucía, Instituto andaluz del Patrimonio histórico; Comares, 1998.

GARCÍA GUTIÉRREZ, A. La memoria subrogada: mediación, cultura y conciencia en la red digital. Granada: Editorial de la Universidad de Granada, 2002.

GARCÍA GUTIÉRREZ, A. Otra memoria es posible. Estrategias descolonizadoras del archivo mundial. Buenos Aires: La Crujía, 2004.

GARCÍA GUTIÉRREZ, A. Fijaciones. Estudios críticos de políticas, culturas y tecnologías de la memoria. Madrid: Biblioteca Nueva, 2005, Nuevas Eutopías.

GARCÍA GUTIÉRREZ, A. Dialéctica de la exomemoria. Temuco: Universidad de la Frontera, 2006. (en prensa).

GARDIN, J.C. et al. La logique du plausible. Éssais d´Epistémologie pratique en Sciences humaines. 2.ed. Paris: Maison des Sciences de l´Homme, 1987.

HARAWAY, D. Situated Knowledges: The Science Question in Feminism and the Privilege of Partial Perspective. “Feminist Studies”, 1988.

HARDT, M.; NEGRI, A. Imperio. Barcelona: Paidós, 2002.

LATOUR, B.; WOOLGAR, S. La vida en el laboratorio: la construcción de los hechos científicos. Madrid: Alianza, 1995.

MARINA, J.A. La inteligencia fracasada. Barcelona: Anagrama, 2005. p.35.

PLATÓN, F. Diálogos III. Madrid: Gredos, 1997.

SANTOS, B.S. Introduçâo a uma ciência pósmoderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

STEINER, G. Gramáticas de la creación. Madrid: Siruela, 1999. p.25-91.

Publicado

2006-05-25

Cómo citar

GARCÍA GUTIÉRREZ, A. . (2006). Cientificamente favelados: uma visão crítica do conhecimento a partir da epistemografia. Transinformação, 18(2), 1–10. Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6330

Número

Sección

Artigos