Qualidade da informação: conceitos e aplicações

Autores/as

  • Angélica Toffano Seidel Calazans

Palabras clave:

qualidade da informação, informação, organização, informação organizacional

Resumen

A qualidade da informação é um dos alicerces para a sobrevivência e maior competitividade das organizações. Assim sendo, nos últimos anos, têm-se expandido os estudos e pesquisas sobre esse assunto. Como avaliar, medir e aprimorar a qualidade da informação, possibilitando às organizações utilizá-la e disponibilizá-la, com maior eficiência e eficácia, tem sido o tema de pesquisa de vários autores, com as mais diferentes abordagens e propostas, tais como: empíricas, intuitivas, analógicas, ontológicas. Neste trabalho, analisam-se os conceitos de informação, qualidade, qualidade da informação e, especificamente, a evolução dos estudos sobre o tema qualidade da informação e sua eventual aplicação na indústria, objetivando demonstrar que, apesar da subjetividade do assunto, já foram realizadas avaliações sobre esse tema no contexto organizacional. Apesar das críticas existentes às propostas citadas, pretende-se destacar a importância e a necessidade da avaliação da qualidade da informação na organização, visando proporcionar a melhoria contínua e o aprendizado organizacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BOBROWSKI , M.; MARRE, M.; YANKELEVICH, D. A Homogeneous framework to measure data quality. In:

INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION QUALITY, 7., 1999, MIT. Proceedings. Cambridge: MIT, 1999. p.115-124.

BURGESS , M.S.E.; GRAY, W.A; FIDDIAN, N.J. Quality measures and the information consumer. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION QUALITY, 9., 2004, MIT. Proceedings. Cambridge: MIT, 2004. p.373-388.

CABALLERO, I.; GÓMEZ, Ó.; PIATTINI, M. Getting better information quality by assessing and improving information quality management. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION QUALITY, 9., 2004, MIT. Proceedings. Cambridge: MIT, 2004. p.44-58.

CROSBY, P.B. Quality is free. New York: Mcgraw-Hill, 1979.

DAVENPORT, T.H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

ENGLISH, L.P. Information quality management: the next frontier. In: ANNUAL QUALITY CONGRESS, 2001, Charlotte. 2001, Charlotte. Proceedings. Charlotte: ABI/INFORM Global, 2001. p.529.

FURQUIM, T. Fatores motivadores de uso de site web: um estudo de caso. Ciência da Informação, v.33, n.1, p.48-54, 2004.

GACKOWSKI, Z.J. Operations quality of data and information: teleological operations research-bases approach, call for discussion. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION QUALITY, 10., 2005, MIT. Cambridge: Proceedings. Cambridge: MIT, 2005.

GINMAN, M. Quality information, and information for quality. In: WORMELL, I. (Ed.). Information quality definitions and dimensions: Proceedings of a NORDINFO Seminar, Royal School of Librarianship. Copenhagen: Taylor Graham, 1989, p.18-33.

GRUBER, T.R. Towards principles for the design of ontologies used for knowledge sharing, Int. J. Human-computer studies, v.43, n.5/6, 1995.

HUANG, K.T.; LEE, Y.W.; WANG, R.Y. Quality information and Knowledge. New Jersey: Prentice-Hall, 1999.

JURAN, J.M. Planejando para a qualidade. São Paulo: Pioneira, 1990.

LEE, Y.W; STRONG, D.M.; KAHN, B.; WANG, R.Y. AIMQ: a methodology for information quality assessment. Information & management, v.40, p. 133-146, 2002.

LIMA, L.F.R.; MAÇADA, A.C.G.; VARGAS, L.M. Research into information Quality: a study of the state of the art in IQ and its consolidation. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION QUALITY, 11., 2006, MIT. Proceedings. Cambridge: MIT, 2006.

LIN, S.; GAO, J.; KORONIOS, A. The need for a data quality framework in asset management. In: Australian Workshop on Information Quality, 1., Adelaide. Proceedings. Adelaide, 2006.

LIU, L.; CHI, L.N. Evolutional data quality: a theory specific view. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION QUALITY, 7., 2004, MIT. Proceedings. Cambridge: MIT, 2002. p.292-304.

LOPES, I.L.A.S. Novos paradigmas para avaliação da qualidade da informação em saúde recuperada na web. Ciência da Informação, v.33, n.1, p.81-90, 2004.

MARCHAND, D. Managing information quality. In: WORMELL, I. (Ed.). Information quality definitions and dimensions. Proceedings. NORDINFO Seminar, Royal School of Librarianship. Copenhagen. Taylor Graham, 1989. p.7-17.

NAUMANN, F.; ROLKER, C.; Assessment methods for information quality criteria. German research society, Berlin, 2000? Disponível em: <.http://www.hiqiq.com/quality.html>. Acesso em: 24 jun. 2006.

NBR ISO 8402: Gestão da qualidade e garantia da qualidade. 1994.

NEHMY, R.M.Q. Leitura epistemológico-social da qualidade da informação. 1996. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1996.

NEHMY, R.M.Q.; PAIM, I. A desconstrução do conceito de qualidade da informação. Ciência da Informação, v.27, n.1, p.36-45, 1998.

NEUS, A. Managing information quality in virtual communities of practice. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION QUALITY, 6., 2001, MIT. Proceedings. Cambridge, MIT, 2001.

OLAISEN, J. Information quality factors and the cognitive authority of electronic information. In: WORMELL, I. (Ed.). Information quality definitions and dimensions: proceedings of a NORDINFO Seminar, Royal School of Librarianship. Copenhagen: Taylor Graham, 1989. p.91-121.

OLETO, R.R. Percepção da qualidade da informação. Ciência da Informação, v.35, n.1, p.57-62, 2006.

PIRES, M.G.; MARCONDES, R.C. Conhecimento, Inovação e Competência em Organizações Financeiras: Uma análise sob o ponto de vista de Gestores de Bancos. RAC, Edição especial, 2004. p.61-78.

STRONG, D.M.; LEE, Y.W.; WANG, R.Y. 10 Potholes in the road to information quality. IEEE Computer, v. 18, n.162, p.38-46, 1997.

SUGANUMA, S. Qualidade da Informação uma construção metodológica de definição de conceito. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2005.

WAND, Y., WANG, R.Y. Anchoring data quality dimensions in ontological foundations. Communications of the ACM, v.39, n.11, p.86-95, 1996.

WANG, R.Y.; STRONG, D.M. Beyond Accuracy: what data quality means to data consumers, In: Journal of Management Information Systems, v.12, n.4, p.5-33, 1996.

Publicado

2008-03-25

Cómo citar

Toffano Seidel Calazans, A. . (2008). Qualidade da informação: conceitos e aplicações. Transinformação, 20(1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6245

Número

Sección

ARTIGOS