A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional

Autores/as

  • Kelley Cristine Gonçalves Dias GASQUE Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia
  • Marcus Vinícius da CUNHA Universidade de São Paulo.

Palabras clave:

Aprendizagem, Busca e uso da informação, Dewey, John, Letramento informacional, Reflexão

Resumen

Este artigo discute o conceito de ‘pensamento reflexivo’ a partir da contextualização do legado intelectual de John Dewey. A reflexão se insere como elemento fundamental para a construção das competências necessárias à busca e ao uso da informação e, consequentemente, para o desenvolvimento pessoal e coletivo. Como o hábito de pensar reflexivamente no processo de letramento informacional é uma forma de aprender, igualmente algumas questões do ensino-aprendizagem são debatidas. A discussão sustenta-se na suposição de que o pensamento reflexivo é uma estratégia cognitiva que possibilita a compreensão mais profunda das questões, fenômenos e processos por meio da percepção das relações, da identificação dos elementos envolvidos, da análise e interpretação dos sentidos e significados, potencializando o processo de letramento informacional.

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Publicado

2010-05-25

Cómo citar

Gonçalves Dias GASQUE, K. C., & da CUNHA, M. V. (2010). A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional. Transinformação, 22(2). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6199

Número

Sección

ARTIGOS