Elaboração e tese de um material de história do Brasil, quanto aos aspectos vocabular e figurativo

Autores/as

  • Maria Theresa Oliva Pires de Mello

Palabras clave:

Ilustração, Material didático, Leitura

Resumen

Este trabalho se insere entre os que buscam adequação, o teste e a implementação de uma base científica para os materiais impressos. O objetivo geral da presente pesquisa foi produzir um material de leitura adequado a escolares de ambos os sexos, cursando a 2ª série do 1º grau de uma escola estadual, situada na periferia da cidade de São Paulo. Elaborou-se um texto e figuras contendo elementos de informação da História do Brasil. Procedeu-se ao levantamento de todos os substantivos dos textos, considerando vocábulos chaves para o entendimento das figuras contidas no material, a fim de se efetuar um teste junto a 68 alunos. Os resultados mostraram que os vocábulos alcançaram 50 a 75% de acerto, as figuras acima de 75% de acertos, indicando compreensão dos elementos básicos.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ADAMS.A.A.(1973) - The effects of planned background experience on economically desadvantaged kindergarten children. Dlssertatlon Abstracts Internatlonal, 32(7A):3544.

ANDERSON,A.C. (1973)- Learning principies from textoJOURNAL EXPERIMENTAL

PSYCHOLOGY,64(1):26:30.

BARUA,L (1975)- Visão critica do emprego de textos literários para o en81no da Ungua Portuguesa. Tese de Mestrado apresentada à F.F.LC.H. da USP. São Paulo.

BARRA. J.A. (1973) -Selected cultural variables and the reading achievement of black-inner city school children of Washington, D.C. Dlssertatlon Abstracts Internatlonal, 34(3A):105.

BERNSTEIN,B.(1975) - Language et c social... Paris, Ed. Minut.

BROWN, LA. (1975) - The effect of isolation, readability and paragraph organization on learning from written instruction materiais. Dissertatlon Abstracts Intematlonal, 36(2A):772-773. Aug.

CALV!,G.(1977) -Caracterrsticase problemas de ilustração em livros infantis. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS, 62(141):37-42.

CAVALCANTE,. (1980) - Ensino supletivo: Intellglbllldade de textos e atI1udes de profissionais e alunos. Tese de Mestrado apresentada à UniversidadeFederal de Pararba. João Pessoa.

CRUZ,I.J. (1979)- Adequação do material didático do Mobral aos alunos e atitudes dos professores. Tese de Mestrado apresentada à Universidade Federal de Paralba. João Pessoa.

FERREIRA, M.C.R.(1979)-lnteraçAoentre fatores biológicos sócio-econOmicos e culturais no desenvolvimento mental e desempenho escolar da criançadesnutrida.CADERNOS de PESQUISA, 29:37-48.

FISHER&VATES- (1977)Tabelas estatfstlcs. São Paulo, EDUSP.

GENTILE6 MACMILLAN(1987)Stress readlng dlfflcultles Newark:IRA.

HARZEN,P.L. (1976)- The effect of pictures on learning fored. The Brltlsh Journal of Educatlon Psychology.46(3):1()'15.

HIDI,S. &BAlRD,W. (1988)- Strategies for increasing text based intereset. Readlng Research Quarterly, 23(4):465-480.

HILLCKERTA,. (1976)- TVis the vehicle, reading is the goal. The Readlng Teacher. 29(7):654-658.

HUTCHINSON, B., ed. (1960) -Mobilidade e trabalho. Rio de Jneiro, Centro Bras. de Pesquisas Educacionais, Instituto Nacional de Estudos Pedag6gicos. JAGODZINSKA, M. (1976) The role of ilustration in verballearning. Pollsh Psychologlcal Bulletln, 7(2):95-104.

KATZ, L. (1973) - Memory-scanning differences and pictures versus world enconding of good and poor readers. Annual Conventlon of the APA. Proceedlngs ofthe 81st. Montreal, Can"ada, 8:637-638.

LIMA,L.O. (1987) - O pobre livro brasileiro. CI~NCIA E CULTURA 1977, 29(1):103-105.

MACEDO, R.M.S. (1973) -A organização grafo-perceptlva em pré-escolas de diferentes nfvels sóclo-econ6mlcos. Tese de Doutorado apresentada à F.F.C.L. São Bento, da Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.

MACHADO, V.L.S.(1975)- Efeito de um treino de discriminação de aprendizagem

de leitura por privados culturais. Tese de Mestradoapresentada ao Instituto de Psicologia da USP. São Paulo.

MAlN,R.C. e GRIFFlTS, B. (1977) Evaluation of audio and pictorial instrucional implements. Av. Communlcatlon Review, 25(2):167-179.

MAZURKIEWlCZ,AJ. (1960) -Social-cultural influences and reading. JOURNAL OD DEVELOPMENT READING, 3:254-263.

MEGDA,S.I.D(1975)- Efelt08 da aplicação do sl8tema de vales na aprendizagem de História do 8rasll: um estudo com adolescentes

marginalizados. Tese de Mestrado apresentada no Institutode Psicologia da USP. São Paulo.

MELLO,M.T.O.P.(1977). Análiseda eficiênciade um procedimento de treino escrito de redaçlo em dois nlvelsde escolaridade. In:WlTTER,G.P. &coloab. Série:Estudos 3 - Sobre a Unguagem, 3:45-51.

MENYUCK, P. (1975)-Aquisição e desenvolvimento da linguagem. Tradua-910 do orlglna1norte americano de 1971 por G.P. WlTTER& L.S. Cabra!. São Paulo, UvrariaPioneira. Editora.

MILLERW, . (1938). Readlngwithand withouthlIustrationElementary School Joumal,38:672-678.

MOUNA,O. (1979). Avaliação da Intellglbllldada de livros didáticos de 10 8 ~graU8 por meio da técnica Clom.Tese de Mestradoapresentada ao Institutode Psicologia da USP.São Paulo.

MOUNA,O. (1986)- OUemengana quem? Campinas: Papirus.

MOYSÉS,S.MA (1976)- Crlatlvldadeverbal e adJettvação em redação: um estudo experimentalcom a técnica de Clom Tesede Doutorado apresentada à FFlCH da USP.São Paulo.

MUDRE,M.(1989)- Effects of meanlng focused crues. Readlng Research OUartely.24(1):89-111.

MUTH,O. (1989)- Chlldre'n8 comprehen810n oftext.Newmark: I.R.A. NEIL,RA (1974)- Race of story book charater: Ists effects on story recall and identlflcatlon of black and white chlldren. Dlsaertat10n Abstracts Internatlonal,3:(11a)7.095.

OLIVEIRAP,.I.(1972)Uvros didáticos de leitura. e Interesses de escolares Tese de Doutorado apresentada ao Instituto de Psicologia da USP. São Paulo.

REINKING,D. (1988) Good and poor reader's use of explicity with graphic alds. Journal of Readlng 8ehavlor, 25(3):229-247.

SAMUELS,.J. (1967)- Attentionalproces in reading: the effect of pictures on the acquisitlon of reading responses. Journal of Educatlonal PsycholO9Y. 58(6pt.1)

SANTIAGO, N.V.(1973)- Remedlação verbal em crianças carentes cultual8: estudo experimentais. Dissertação de Mestrado apresentada ao InstiMo de Psicologiada USP.São Paulo.

SIEGEL,S. (1965)- Nonparametrlc statl8t1cs for the behavloral selences New York, McGraw-HiII.

SKINNER, B.T (1976) - T8OnolO9la do en8lno. São Paulo EPU/EDUSP SOLOMON, B.T. (1976) Using videotaipe to motivate the L.D.student.Academlc Theraphy, 11 (3):271-274.

STAHL,SAet alil (1989) -Prior knowledge and difficult vocabulary. Readlng Resarch Quartely Wlnter, 24(1):27-43.

THOMOSEN, S.J. (1973) - Pictorial and verbal snmuli and order of presentation

in children's associative learning. Dlssertatlon Abstracts Internatlonal, 34 (4a):1717-1718.

WERNER & KAPLAN. (1950)- Develpment of world meaning trough verbal contexto Journal 01 Psychology, 29:251-257.

WHITE, S.F. (1973) - A study of the reations with between racial iIIustrtion accompanying stories in basal readers and children's preference for these stories. Dluertatlon Abstracts Internatlonal, 34 (4a):77-78

WlLCOXON, E. &WlLCOX,R.A. (1974) Some rapld approxlmated statlstlcal

procedures Barl River, N.V., Ledule Lab.

WITTER, G.P. (1976) - Privação cultural: Instrução programada 2! ed. São Paulo, Vetor.

(1975) - Condicionamento verbal São Paulo: Alfa Omega-O psicólogo escolar: pesquisas e ensino. Tese de Uvre Docência apresentada ao Instituto de Psicologia da USP. São Paulo, 1976.

(1977) Anállsa da eficiência de um procedimento de treino escrito de redação em dois nfvels de escolaridade. Série Estudos 3 sobre a linguagem 3:45-51.

VATES, F.-Tabelasestatfstlcas. São Paio, EDUSP, 1977).

ZORMAN, L. Influence of parental socio-economic status on a pupil's scholastic

achievement and course of further education. Psychology, 1969,2(1):279-287.

Publicado

1989-11-25

Cómo citar

Mello, M. T. O. P. de. (1989). Elaboração e tese de um material de história do Brasil, quanto aos aspectos vocabular e figurativo. Transinformação, 1(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1685

Número

Sección

Originales