Importância de leitura para docentes-pesquisadores: auto-registro e opiniões

Autores/as

  • Maria Marta Giacometti

Palabras clave:

Leitura, Técnica de pesquisa, Leitura e pesquisa

Resumen

O presente estudo focaliza variáveis motivacionais do comportamento de leitura
de docentes-pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foram
selecionados aleatoriamente 24 sujeitos divididdos em três grupos por área de atuação e subdivididos por sexo. Recorreu-se à Entrevista e ao Auto-registro como instrumento de coleta de dados. Os resultados indicaram que os docentes-pesquisadores lêem mais em função da vida profissional não sendo acentuada a preocupação com a atualização, o aperfeiçoamento acadêmico; e em alguns casos o modo de pensar em relação à leitura não corresponde na prática as suas ações. Foi analisada também a influência das variáveis área e sexo, verificando-se ocorrência de diferenças atribuíveis às mesmas.

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Publicado

1990-04-25

Cómo citar

Giacometti, M. M. (1990). Importância de leitura para docentes-pesquisadores: auto-registro e opiniões. Transinformação, 2(1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1678

Número

Sección

Originales