Avaliação nos planos de disciplina da Pós-Graduação em Biblioteconomia da PUCCAMP (1977/1987)

Autores/as

  • Else Benetti Marques Válio
  • Estera Meszkat Menezes
  • Ana Lúcia Vieria Peloso

Palabras clave:

Avaliação de currículo, Curso de pós-graduação, Atividade acadêmica

Resumen

Este trabalhoteve por objetivo descrever e caracterizaro item aval/ação, constantenos planos de disciplinado Cursode Pós-Graduaçãoda PUCCAMP,abrangendo o perfodo de 1977 a 1987. Insere-se ao n/vel de micro-análise, focalizando também a própria atividade acadêmica. Foram especificadas as formas e tipos de avaliação empregadas nas disciplinas ministradas.
Foiutilizadaa Taxionomiade BLOOM.Os resultados mostraramuma predominância da
avaliaçãodo tipo somativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BLOOM, HASTINGS, MADAUS. Manual de avaliação formativa e somativa do aprendizado escolar. São Paulo, Pioneira, 1983.

CATÁLOGO dos cursos de pós-graduação. PUCCAMP, s/d.

CHIZZOTTI, A. Avaliação do ensino superior. Ciência e Cultura. 40(12): 1186-1190, dez.1988.

FÁVERO, M.L.A. Autonomia e gestão e o cerco à universidade. Ciência e Cultura.39(11): 1045-1056, nov.1987.

GIANOTTI, J. A. Universidade em ritmo de barbárie. São Paulo, Brasiliense, 1986.

A polêmica na USP: um passo infeliz. Folha de São Paulo, 25 fev., 1988. Caderno Opinião A-3

GOROW, F.F. Avaliação no processo e no produto. ln: . Jogo da aprendizagem:

estratégias para professores. São Paulo, EPU, 19777. p.47-63.

HAMBURGER, E. A universidade pública e a formação de professores. Folha de são Paulo, 16 ago., 1988. Caderno Opinião A-3.

LUDKE, M. Avaliação e universidade: um debate necessário. Ciência e Cultura. 39(12): t 142-1144, dez.1987.

MORETIN, P.A. & BUSSAB W.O. Teste sobre coeficiente de correlação. IN: Métodos quantitativos para economistas e administradores. São Paulo, Atual, 1981.

TERZIS et ai. Avaliação nos planos de disciplinas de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUCCAMP (1972-1987). IN: ENCONTRO CIENTIFICO INTERNO DE PSCILOGIA ESCOLAR, 1987, 3, Anais Campinas, PUCCAMP, 1987.

TYLER. R.W. Como se pode avaliar as eficiência de experiências de aprendizegem.

ln: Princípios básicos de currículo e ensino. Rio de Janeiro, Globo, 1986, p. 97-116.

VIEIRA, R. Objetivo é melhorar qualidade. Jornal da UNESP. (3): mar.1987.

Publicado

1990-04-25

Cómo citar

Válio, E. B. M., Menezes, E. M., & Peloso, A. L. V. (1990). Avaliação nos planos de disciplina da Pós-Graduação em Biblioteconomia da PUCCAMP (1977/1987). Transinformação, 2(1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1675

Número

Sección

Originales