Comunicação informal do corpo docente da universidade Federal do Piauí

Autores/as

  • Maria das Graças Targino M. Guedes

Palabras clave:

Comunicação Informal, Comunicação Cientifica

Resumen

Considerando-se o compromisso do professor universitário com a geração e difusão do conhecimento cientifico objetiva-se analisar o processo de comunicação informal entre os docentes da "Universidade Federal do Piauí (UFPI)". Isto porqueacredita-se que amaioria dessesdocentes prioriza seu processo anterior de ensino formal, em detrimento da educação continuada, o que Ihes impossibilita a associação entre os diversos acontecimentos mundiais e o avanço do seu ramo específico do saber,
comprometendo o crescimento intelectual de toda a comunidade acadêmica e a divulgação da ciência. Para tanto, aplicou-se, em março de 1994, questionário misto a 200 (20%) dos professores, independente de sua área de atuação, para análise de pontos básicos: hábitos de obtenção de informação; influência recebida por profissionais, associações cientificas e publicações; hábitos de uso e frequência a bibliotecas e centros de documentação; procedimentos sistemáticos para elaboração das bibliografias indicadas ao corpo discente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALTHEIDE, D. L. The culture of information. Joumal of Education for Library and Information Science, [S.1.], v. 31, n. 2, p. 113-121,1990.

ARAÚJO, V. M. R. H.de. Estudode canais informais de comunicação técnica: seu papel na transferência de tecnologia e na inovação tecnológica. Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 79-100, 1979.

CONWAY, P. Effective continuingeducation fortraining the archivist. Joumal ofEducation for Library and InformationScience, [S. 1.], v. 34, n. 1, p. 3847, 1993.

CHRISTOVÃO, H. T. Da comunicação informal à comunicação formal; identificação da frente de pesquisa através de filtros de qualidade. Ciência da Informação, RiodeJaneiro,v. 8, n. 1, p. 3-36, 1979.

CLAIR, G. S. Interpersonal networking: it is who Vouknow. Special Libraries, [S.1.], v. 80, n. 2, p. 107-112, 1989.

ELLlS, D. et aI. A comparison of the information seeking patterns of researchers in the physical and social sciences. Joumal of Documentation, London, v. 49, n. 4, p. 356-369, 1993.

FAURÉ, G. et aI. Education à I'information scientifique et technique on éducation à Ia recherche. Cahiers de Ia Documentation, Bruxelles, v. 46, n. 2, p. 84-87,1992.

GIACOMETTI, M. M. Motivação e busca da informação pelo docentepesquisador. Ciência da Informação, Brasília, v. 19, n.1, p. 12-20, jan./jun.1990.

GRACY 11,D. B. The role of faculty in professional associations: the Society of American. Archivists. Journal of Education for Library and Information Science, [S.1.], v. 29, n. 2, 108-112, 1988.

GUsMÃo, H. R.Processodecomunicaçãoinformal entreosdocentes do Departamento de Documentação da Universidade Federal Fluminense. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLlOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, Recife -PE, 1987. Anais... Recife: 1987. p. 832-848.

HOYOS, L. E. A. Características do processo de comunicação científica entre pesquisadores agrícolas brasileiros. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIA DAINFORMAÇÃO, 2., Rio de Janeiro- RJ,1979. Rio de Janeiro: 1979. 54f. Mimeo.

Colégios invisíveis; uma alternativa para o problema de informação técnico-científica. Brasília: EMBRAPA, 1980. 16f. Mimeo.

KREMER, J. M. Avaliação de fontes de informação usadas por engenheiros. Rev. de Biblioteconomia de Brasília, Brasilia, v.10, n. 2, p. 65-78, jul..ldez. 1982.

LYON, W. S. Scientometrics with some emphasis on communication at scientific meetings andthroughthe "invisible college". Journal of Chemicallnformation and Computer Sciences, [S.1.], v. 26, n.2, p.47-52, 1986.

MOSTAFA, S. P., MARANON, E. I. M. Os intelectuais e sua produtividade. Ciência da Informação, Brasília, v. 22, n. 1, p. 22-29, jan.labr. 1993.

PALMER, J. Scientists and information: I. using cluster analysis to identify information style. Journal of Documentation, London, v. 47, n. 2, p. 105129, 1991a.

personal factors information behaviour. Journal ofDocumentation, London,v. 47, n. 3, p. 254-275,1991b.

PARÉ, R. Une société à documenter: les acquils et les défis. Documentation et Bibliothéques, Montreal, v. 38, n. 3, p. 135-138, 1992.

PRUTHI, S., NAGPAUL,P.S.Communicationpattems in small R & D projects. R &D Management,v. 8, n. 2, p. 53-57,1978.

SRIDHAR, M. S. A sociometric analysis of informal communication among Indian satelite techonologists. Library Science with a Slanto Documentation, v. 25, n. 2, p. 78-111, -June 1988.

TARGINO, M. dasG., MAGALHÃES, L. Projetos Experimentais no ensino de Comunicação. Teresina: 1993.

Publicado

1993-11-25

Cómo citar

Guedes, M. das G. T. M. (1993). Comunicação informal do corpo docente da universidade Federal do Piauí. Transinformação, 5(1/2/3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1647

Número

Sección

Originales