EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E ENSINO
ANÁLISE DE UMA VIVÊNCIA DO PRISMA DE ALUNOS E PROFISSIONAIS DE 1º E 2º GRAU
Resumen
A Universidade deve pensar e repensar sua integração com o ensino de 1? e 2~ graus da mesma forma que pensa sobre si mesma. Entre as perspectivas de ação e de atitudes decorrentes desta suposição surgiu a Coordenado ria de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), da USP de São Carlos que atua integrada ao ensino de 1? e 2~ graus. É de fundamental importância conhecer as percepções que alunos e profissionais do ensino têm da mesma. A pesquisa foi realizada junto a alunos, professores, Diretora e Bibliotecária de uma escola de 1? e 2~ graus da Rede Pública da cidade de São Carlos (N=125). Predomina entre os alunos o estudo e a pesquisa
quando solicitados pelo professor. A Biblioteca Pública é a Instituição de maior apoio para a pesquisa bibliográfica, vindo em seguida a da CDCC onde recorrem a ajuda das Bibliotecárias. Enciclopédias e livros são os materiais mais usados. Das atividades da CDCC "excursões e visitas' são as mais frequentes. Há carências de integração entre as atividades da CDCC e a Biblioteca. A Biblioteca tem um bom conceito entre os alunos e equipe técnica da escola, embora seja insuficientemente conhecida e usada. Foram feitas sugestões para melhoria da atuação da CDCC e em particular de sua Biblioteca.
Descargas
Citas
AGUIAR, F. Pelo futuro do futuro: a universidade e o ensino de 1': e 2': graus.IN: 11FASE DO FORUM SOBRE A LICENCIATURA E A 1!1.JORNADA PELA VALORIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO, 1991, São Paulo. Anais São Paulo: USP, 1991. p. 26-27
CARVALHO, A. C. M. D. de Éhorade estudar. Nova Escola, São Paulo,v. 2, n. 17, p. 41, novo 1987.
CELANI, M.A. A. A educação continuada do professor. Ciência e Cultura, S. Paulo, V. 40, n. 2, p.158-163, fev.1988.
DUARTE, E. N. Caracterização e expectativas de usuários da biblioteca "Juarez da Gama Batista", J. Pessoa-PB. João Pessoa,1984.Dissertação(Mestradoem Biblioteconomia)-Universidade Federal da Paraiba, 1984.
LEME, R. T. S. Comunicação e expressão nas bibliotecas infanto-juvenis: ação e perspectivas de bibliotecários. Campinas, 1988. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia)-Pontificia Universidade Católica de Campinas, 1988.
ORMASTRONI, M. J. S. A importância do auxilio de uma Universidade na realização de programas extra-escolares de ciências. [s.d:s.It.]. (Monografia não publicada)
PEDRA, N. M. de S. & SAUNER, N. F. de M. A integração dos diferentes graus de ensino: uma possibilidade. Educar, Curitiba, v. 4, n. 2, p.155-175,jul./dez. 1985.
PILETTI, N. A USP e a formação de professores. IN: 11FASE DO FORUM DA LICENCIATURA EA 1!1JORNADA PELA VALORIZAÇÃO DO ENSINODO ENSINO PUBLICO, 1991. São Paulo. Anais... São Paulo, USP, 1991
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Transinformação
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.