PADRÕES DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA DOS PROFESSSORES/PESQUISADORES DA FACULDADE DE MEDICINA/UFBA
Palabras clave:
Padrões de comunicação, Comunicação Cientifica, Canais de comunicaçãoResumen
Os padrões de comunicação científica dos professores/pesquisadores da Faculdade de Medicina/UFBA foram estudados através de
amostragem (41.7% de 271), quanto a: a) sexo, faixa etária, formação acadêmica: b) atividades de pesquisa, e canais de comunicação: c) fontes
de fomento, obstáculos à pesquisa e influência das lideranças científicas. Foram identificados como preferidos os "Congressos e similares". dentre os canais informais e semiformais: os "Artigos de periódicos", dentre os formais
e os "Índices", dentre os superformas. Assim, existe similaridade destes resultados com os divulgados no artigo "Padrões de Comunicação Científica da UFBA", no tocante à Medicina. A biblioteca e os serviços "on-line" são evidenciados e formas de estímulo à pesquisa são propostas
Descargas
Citas
OLIVEIRA. M.P.; ARAGÃO, E.M. de. Padrões de comunicação científica na Universidade Federal da Bahia. Cl.lnf., Brasflia, v.21,n.3,p.201-15, set./dez. 1992.
BARRETO, A de HA A estrutura da comunicação cientifica a comunidade de qulmica. Revista de Blblloteconomla de Brasllla, v.10, n.1, p.73-82, jan./jun. 1982. p.73.
ZIMAN, J.M. Information communication, knowledge. Nature, v.224, n.5217. p. 318-24, Oct. 25,1969. p. 318.
CARVALHO, AP. de A A pesquia e o pesquisador, papel da ciência e forma de atuação do cientista. Administração da atividade cletifica. Brasflia.: CNPq, 1981. p.25
MEADOWS, AJ. Howthe scientists acquires and uses scientific information. In: -. Communlcatlon In sclence. London: Butteworths, 1974, p.93, 125.
PEREIRA, L.M.N.Análise da área de Informátlca, baseada nas comunicações apresentadas nos congressos da Sucesu e SBC, no periodo 1984-1988. Rio de Janeiro, CNPqIlBICT-UFRJIECO. 1991 (Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação).
CHRISTOVÃO, H.T. Da comunicação informal à comunicação formal: identificação da frente de pesquisa através de filtros de qualidade. Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v.8, n.1,p. 3-36, 1979. p.5.
GARVEY, W.D. The role of scientific communication in the conduct of research and the creation of scientific knowledge. Communlcatlon: the essence of sclence. New York: Pergamon Press, 1979.
NEGHME, A Formação do docente e do investigador na América Latina. Rev. Assoc. Med. Bras., v.15, n.12, p.521-24, 1969. p.19.
BARRETO, C.M.W. Problemas da realização de pesquisa pelos professores de blblloteconomla. Brasflia, Departamento de Biblioteconomia. (Dissertação de Mestrado em Biblioteconomia e Documentação ).
DOCENTES contra mudanças. J.CREMEB, Salvador, v.8, n.37, p.7, jul. 1992.
MOSTAFA, S.P. A pós-graduação busca o fogo do conhecimento. Translnformação, Campinas, SP, v.1, n.1, p.13-25, jan.labr. 1989. OLIVEIRA,ARAGÃO. op. cit.1
OLIVEIRA, M.P.; CALDEIRA, P. da T. Análise bibliométrica da literatura médica brasileira. R. Esc.Blbllotecon. UFMG, Belo Horizonte, v.5, n.1, p.7-26, mar. 1976.
TARGINO, M.das G.; CALDEIRA, P.da T. Análise da produção cientrfica em uma instituição de ensino superior; o caso da Universidade Federal do PiauL CioInf., Brasflia, v.17, n.1, p.15-25, jan.ljun., 1988.
CHRISTOVÃO, H.T. Comunicação pessoal, novo 1992 CHRITOVÃO, ido OLIVEIRA;ARAGÃO, op. cil. 1
CHRITOVÃO, H.T. The aglng of the IIterature of blomedlcal sclence In developed and underdeveloped countrles. Philadelphia, 1983. p.2 (Tese de doutorado, Drexel Univerity, Philadelphia, Pa., EUA).
BUNGE, M. Ciência e desenvolvimento. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: USP, 1980, apud Christovão, op.cit. p.8.
ROSSETTI, F. Metade da universidade não publica. Folha de São Paulo, 17 mar. 1993, caderno 3, p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Transinformação
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.