LEITURA E DISCURSO CIENTÍFICO
Keywords:
Reading, Scientific discourseAbstract
The objetiveof this articleis to show the importanceof reading in many historical segments, its existing levals to the text understanding and the interationbetween author and reader. It establishes the difference between text and discourse.
Downloads
References
BAHKTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1981.
DEYES, Antony F. Saber, ensinar e aprender: "inputs" paraum curso de leitura. Caderno PUC, n.16,1983.
LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. Trad. Ricardo Correia Barbosa, 3.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1990.
KLEIMAN, Angela. Leitura: ensino e pesquisa. Campinas: Pontes, 1989.
. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1989.
MATOS,Francisco Gomes. O cientista como citador. Ciência e Cultura, v.37, n.12, dez., 1985.
. Como resenhar um livro.Ciência e Cultura, v.37, n.1,jan., 1985.
. Como delimitarum trabalho científico:do tema ao problema. Ciência e Cultura, v.37, n.8, ago., 1985.
. A comunicação científica da cautela à convicção. Ciência e Cultura, v.37, n.9, set., 1985.
. Escrever ou redigir? Um desafio comunicacional ao cientista. Ciência e Cultura, v.36, n.6, jun., 1984.
ORLANDI,Eni P. Leitura &Discurso. São Paulo: Cortez, 1988.
. A produção da leitura e suas condições. Leitura: Teoria &Prática. v.2, n.1, abril, 1983.
. Umaquestão de leitura:a noção de sujeitoe a identidadedo leitor.Cadernos PUC,n.14,1982.
SEVERINOA, ntonioJoaquim.Metodologiadotrabalho científico: diretrizes para o trabalho didático-científicona Universidade. 3.ed. São Paulo: Cortez &Moraes, 1978.
SilVA, Ezequiel T. O ato de ler. Campinas: Pontes, 1989. Leitura &realidade brasileira. 2.ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.
SllVEIRA, Regina C. P. A organização textual do discurso científico de revisão. TEMA. n. 16, abr.lago., 1992.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2012 Transinformação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.