PESQUISA EM INTELIGÊNCIA COMPETITIVA ORGANIZACIONAL: UTILIZANDO A ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA A COLETA E ANÁLISE DE DADOS – PARTE II

Autores

  • Marta Lígia Pomim VALENTIM Universidade Estadual de Londrina
  • Adriana Rosecler ALCARÁ Universidade Estadual de Londrina
  • Brígida Maria Nogueira CERVANTES Universidade Estadual de Londrina
  • Elizabeth Leão de CARVALHO Universidade Estadual de Londrina
  • Heliéte Dominguez GARCIA Universidade Estadual de Londrina
  • José Carlos DALMAS Universidade Estadual de Londrina
  • Letícia Gorri MOLINA Universidade Estadual de Londrina
  • Lívia Aparecida Ferreira LENZI Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Elisabete CATARINO Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Inês TOMAÉL Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

inteligência competitiva, metodologia de pesquisa, análise de conteúdo, análise léxica, análise categorial, coleta e análise de dados

Resumo

Para a realização da pesquisa de campo em inteligência competitiva organizacional, optou-se pela análise de conteúdo para a coleta e análise de dados. Duas técnicas da análise de conteúdo foram utilizadas: a análise léxica e a análise categorial (temas). A análise léxica tem enfoque quantitativo e seu objetivo é mensurar termos como: substantivos, adjetivos, verbos etc., relacionados ao processo de inteligência competitiva organizacional, encontrados no instrumento de coleta de dados. Nesta pesquisa, a análise categorial, de enfoque qualitativo, tem como objetivo investigar temas relacionados à inteligência competitiva organizacional, encontrados nos discursos dos sujeitos pesquisados.

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Publicado

25-11-2005

Como Citar

Pomim VALENTIM, M. L. ., Rosecler ALCARÁ, A. ., Nogueira CERVANTES, B. M. ., Leão de CARVALHO, E. ., Dominguez GARCIA, H. ., DALMAS, J. C. ., … TOMAÉL, M. I. . (2005). PESQUISA EM INTELIGÊNCIA COMPETITIVA ORGANIZACIONAL: UTILIZANDO A ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA A COLETA E ANÁLISE DE DADOS – PARTE II. Transinformação, 17(3), 1–18. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6360

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS