CIENTIFICAMENTE FAVELADOS: UMA VISÃO CRÍTICA DO CONHECIMENTO A PARTIR DA EPISTEMOGRAFIA

Autores

  • Antonio GARCÍA GUTIÉRREZ Universidad de Sevilla

Palavras-chave:

epistemografia interativa, epistemologia, organização do conhecimento, comunidades não-epistemológicas

Resumo

Análise do conhecimento, e de sua organização, a partir da Epistemografia interativa, opondo-a à Epistemologia. Esta última, tradicionalmente vinculada ao conhecimento ordenado e elitista, termina por ignorar grande parte do conhecimento socialmente produzido, confinando-o às favelas do conhecimento. Ao propor, em seu lugar, a Epistemografia interativa, destaca-se, em primeiro lugar, a necessidade de incorporar ao conhecimento e à sua organização as questões éticas, culturais e políticas. Nesse sentido, o objetivo da Epistemografia é estar presente nos ambientes de conhecimento propositalmente excluídos dos processos contemporâneos de inscrição e fluxo, de modo a possibilitar sua incorporação às redes digitais em que transitam os conhecimentos dominantes. Para isso, propõe a criação de ferramentas para desclassificar o conhecimento, tanto o que já está classificado, como o que está por ser classificado. Tal desclassificação supõe a reabilitação da contradição, como recurso pós-epistemológico, e a substituição da lógica dominante por uma lógica paraconsistente. A Epistemografia intervêm, portanto, para acolher o conhecimento excluído, devolvendo-lhe a legitimidade negada pelos processos convencionais de reconhecimento e ordenação.

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Publicado

25-05-2006

Como Citar

GARCÍA GUTIÉRREZ, A. . (2006). CIENTIFICAMENTE FAVELADOS: UMA VISÃO CRÍTICA DO CONHECIMENTO A PARTIR DA EPISTEMOGRAFIA. Transinformação, 18(2), 1–10. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6330

Edição

Seção

ARTIGOS