A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional

Autores

  • Kelley Cristine Gonçalves Dias GASQUE Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia
  • Marcus Vinícius da CUNHA Universidade de São Paulo.

Palavras-chave:

Aprendizagem, Busca e uso da informação, Dewey, John, Letramento informacional, Reflexão

Resumo

Este artigo discute o conceito de ‘pensamento reflexivo’ a partir da contextualização do legado intelectual de John Dewey. A reflexão se insere como elemento fundamental para a construção das competências necessárias à busca e ao uso da informação e, consequentemente, para o desenvolvimento pessoal e coletivo. Como o hábito de pensar reflexivamente no processo de letramento informacional é uma forma de aprender, igualmente algumas questões do ensino-aprendizagem são debatidas. A discussão sustenta-se na suposição de que o pensamento reflexivo é uma estratégia cognitiva que possibilita a compreensão mais profunda das questões, fenômenos e processos por meio da percepção das relações, da identificação dos elementos envolvidos, da análise e interpretação dos sentidos e significados, potencializando o processo de letramento informacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARY (EUA). Information literacy competency for higher education. Chicago.

ALA, 2000. Available from: . Cited: 30 Nov. 2008.

BIGGE, M.L. Teorias da aprendizagem para professores. São Paulo: EPU, 1977.

CHURCHLAND, P.M. Matéria e consciência: uma introdução contemporânea à filosofia da mente. São Paulo: UNESP, 2004.

CUNHA, M.V. John Dewey: a utopia democrática. Rio de Janeiro: DPA, 2001.

DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001298/129801por.pdf>. Acesso em: 3 jan. 2007.

DEWEY, J. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo, uma reexposição. 4. ed. São Paulo: Nacional, 1979.

GIROUX, H.A. Os professores como intelectuais. Porto Alegre: Artmed, 1997.

HEPWORTH, M. Information literacy from the perspective of learners: implications for teaching information literacy and skills. Available from: . Cited: 20 Sept. 2007.

LIMBERG, L. Experiencing information seeking and learning: a study of the interaction between two phenomena. Information Research, v.5, n.1, 1999. Available from: <http://informationr.net/ir/5-1/paper68.html>. Cited: 23 Sept. 2006.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

POZO, J.I. Aquisição de conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2005.

TEIXEIRA, A. Bases da teoria lógica de Dewey. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.23, n. 57, p.3-27, 1955.

TESCAROLO, R. A escola como sistema complexo: a ação, o poder e o sagrado. São Paulo: Escrituras, 2004.

Downloads

Publicado

25-05-2010

Como Citar

Gonçalves Dias GASQUE, K. C., & da CUNHA, M. V. (2010). A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional. Transinformação, 22(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6199

Edição

Seção

Artigos