AVALIAÇÃO NOS PLANOS DE DISCIPLINA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA DA PUCCAMP (1977/1987)

Autores

  • Else Benetti Marques Válio
  • Estera Meszkat Menezes
  • Ana Lúcia Vieria Peloso

Palavras-chave:

Avaliação de currículo, Curso de pós-graduação, Atividade acadêmica

Resumo

Este trabalho teve por objetivo descrever e caracterizar o item avaliação, constante nos planos de disciplinado Curso de Pós-Graduação da PUCCAMP, abrangendo o período de 1977 a 1987. Insere-se ao nível de micro-análise, focalizando também a própria atividade acadêmica. Foram especificadas as formas e tipos de avaliação empregadas nas disciplinas ministradas.
Foi utilizada a Taxionomia de BLOOM. Os resultados mostraram uma predominância da avaliação do tipo somativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLOOM, HASTINGS, MADAUS. Manual de avaliação formativa e somativa do aprendizado escolar. São Paulo, Pioneira, 1983.

CATÁLOGO dos cursos de pós-graduação. PUCCAMP, s/d.

CHIZZOTTI, A. Avaliação do ensino superior. Ciência e Cultura. 40(12): 1186-1190, dez.1988.

FÁVERO, M.L.A. Autonomia e gestão e o cerco à universidade. Ciência e Cultura.39(11): 1045-1056, nov.1987.

GIANOTTI, J. A. Universidade em ritmo de barbárie. São Paulo, Brasiliense, 1986. A polêmica na USP: um passo infeliz. Folha de São Paulo, 25 fev., 1988. Caderno Opinião A-3

GOROW, F.F. Avaliação no processo e no produto. ln: . Jogo da aprendizagem: estratégias para professores. São Paulo, EPU, 19777. p.47-63.

HAMBURGER, E. A universidade pública e a formação de professores. Folha de são Paulo, 16 ago., 1988. Caderno Opinião A-3.

LUDKE, M. Avaliação e universidade: um debate necessário. Ciência e Cultura. 39(12): t 142-1144, dez.1987.

MORETIN, P.A. & BUSSAB W.O. Teste sobre coeficiente de correlação. IN: Métodos quantitativos para economistas e administradores. São Paulo, Atual, 1981.

TERZIS et ai. Avaliação nos planos de disciplinas de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUCCAMP (1972-1987). IN: ENCONTRO CIENTIFICO INTERNO DE PSCILOGIA ESCOLAR, 1987, 3, Anais Campinas, PUCCAMP, 1987.

TYLER. R.W. Como se pode avaliar as eficiência de experiências de aprendizegem. ln: Princípios básicos de currículo e ensino. Rio de Janeiro, Globo, 1986, p. 97-116.

VIEIRA, R. Objetivo é melhorar qualidade. Jornal da UNESP. (3): mar.1987.

Downloads

Publicado

25-04-1990

Como Citar

Válio, E. B. M., Menezes, E. M., & Peloso, A. L. V. (1990). AVALIAÇÃO NOS PLANOS DE DISCIPLINA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA DA PUCCAMP (1977/1987). Transinformação, 2(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1675

Edição

Seção

ARTIGOS