NAVEGANDO A LITERATURA: O HIPERTEXTO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO
Palavras-chave:
Ciência da Informação, Tecnologias da informação, Usuários, Hipertexto, Modelo de hipertextoResumo
A sociedade contemporânea caracteriza-se pelo desenvolvimento das tecnologias da informação. No contexto educativo. essas tecnologias ainda não alcançaram o cotidiano da sala de aula, embora representem instrumentos de indiscutível valor pedagógico. Nesse sentido, o hipertexto pode se constituirem valioso apoio ao ensino, por sua característica de interatividade. Destaca-se, no presente artigo, sua importância para o ensino de literatura, pela capacidade de articular o texto do autor com outras formas de produção cultural, notadamente a produção acadêmica sobre sua obra.
Downloads
Referências
WERSIG, G.; NEVELlNG, U. The phenomena of information to information science. The Information Scientist, v.9, nA, 1975.
BARRETO, A. de A. A eficiência técnica e econômica e a viabilidade de produtos e serviços de informação. Ciência da Informação. v.25, n. 3, set./dez. 1996.
BELKIN, N.J.; ROBERTSON, S.E. Information science and the phenomenon of information. The Information Scientist. v.27, nA, 1976.
BARRETO, A. de A. Op. Cit.
FIGUEIREDO,N. M. Estudode uso e usuáriode informação. Brasília: IBICT, 1994.
Sobre o assunto, ver: PEREIRA, A. C. O processo de atualização técnico-científicadoprofessor da Rede Municipalde Ensinodo Rio de Janeiro. Um estudo exploratório na área de transferência da informação. Orientadora: Isa Maria Freire. Rio de Janeiro, 1998. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Convênio CNPq/UFRJ - UFRJ/ECO.
MARTELETO, R. M. Cultura, educação, distribuição social dos bens simbólicos e excedente informacional. Informare - Cad. Prog. Pós-GradoCioInf., v.1, n.2, 1995.
lEVY. P. As tecnologia da inteligência; O futuro do pensamento na era da informática. RJ: Ed. 34, 1993.
VILAN FilHO, J. L. Hipertexto: visão geral de uma nova tecnologia da informação. Ciência da Informação, v.23, n.3, set./dez. 1994.
Sobre o assunto, ver: FREIRE, G.H. de A. Construção de instrumento para comunicação da informação sobre saúde. Proposta de dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Convênio CNPq/IBICT - UFRJ/ECO.RiodeJaneiro,1997.Orientadora:HeloisaTardin Christovão,
PhD. Pesquisadora-Titular (CNPq/IBICT/DEP).
SARACEVIC, T. Relevance: A review of and a framework for the thinking on the notion in Information Science. Journal of the American Society for Information Science, nov.ldec., 1975.
JAENECKE, P. To what end knowledge organization ? Knowledge Organization, v.21, n.1, 1994.
BUSH, V. As we may think. Atlantic Monthly, v.176, n.1, july, 1945.
NEGROPONTE, N. A vida digital. SP: Cia. Das letras, 1995.
GUINCHA T, C.; MENOU, M.lntrodução geral às ciências e técnicas da informação e documentação. Brasília: IBICT: FBB, 1994.
SARACEVIC, T. Op. Cito
DAHlBERG, I. Knowledge organization: its scope and possibilities. Knowledge Organization,v.20, nA, 1993.
ARAÚJO,V.M.R.H.de;FREIRE,I.M.A RedeInternetcomocanal de comunicação, na perspectiva da Ciência da Informação. Transinformação, v.a, n.2, 1996.
Sobreo assunto,ver:HJORLAND,B.;AlBRECHTSEN,H.Toward a new horizon in information science: domain analysis. JASIS, v.46, n.6, 1995.
WERSIG,G.; NEVELlNG,U. Op.cit.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Transinformação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.