DIÁRIO FOTOGRÁFICO
UMA EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA DE ENSINO E APRENDIZADO
Palavras-chave:
Artes visuais, Fotografia, Portfólio, Pandemia, Ensino remoto, Experiências de ensinoResumo
Este artigo apresenta as experiências de ensino e aprendizado no contexto universitário na disciplina de Fotografi a, ministrada no Curso de Artes Visuais do Centro de Linguagem e Comunicação da PUC-Campinas. Trata-se de um relato sobre as possibilidades de trabalho remoto que foram desenvolvidas em função da pandemia de SARS-COVID-2 no ano de 2020 e que afetaram de modo sistêmico todo o conjunto de disciplinas práticas da área de artes visuais.
Downloads
Referências
BLEDA & ROSA. “Um paseo pola memória ou como pensar a paisaxe”. In: SILVESTRE, Federico López; VILLAR, Virginia (orgs.). Paseantes, viaxeiros, paisaxes. Santiago de Compostela. Santiago de Compostela: Centro Galego de Arte Contemporânea. 2007. pp. 177-182.
CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea, uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MERVEILLE, Clara; PIOT, Adéral (realizadores). Crossroad of realities / Benoit Paillé - GTAV Project. Reportagem. Curta-metragem, 4min27seg. 2014. Acesso em 21 de janeiro de 2021. Disponível em: https://vimeo.com/90114353
REY, Sandra. “Por uma Abordagem Metodológica da Pesquisa em Artes Visuais”. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (organizadoras). O Meio como Ponto Zero - Metodologia da Pesquisa em Artes Plásticas. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002. pp.123-140.
DYER, Geoff. “Como fotografar a rua sem sair de casa”. Revista ZUM. São Paulo: Instituto Moreira Salles. Tradução do inglês de Donaldson M. Garschagen. 13 de abril de 2020. Disponível em: https://revistazum.com.br/zum-quarentena/fotografar-a-rua-sem-sair-de-casa/