“O JOGO DA VIDA DO ESTUDANTE”
RELATO DA EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO UNIVERSITÁRIO
Palavras-chave:
Metodologia ativa, Ludificação, Competências socioemocionais, Formação jurídicaResumo
Como estamos formando nossos alunos nos cursos de Direito? Eles estão atentos à realidade em seu entorno? Quais os desafi os que enfrentam ao longo do curso e sobre os quais (em geral) não falamos em sala de aula? Seria possível prepará-los, desde os primeiros anos, para identifi car violações de direitos fundamentais e para aprender noções básicas sobre estes a partir de suas próprias vivências acadêmicas? "O Jogo da Vida do Estudante do Direito" é um jogo de tabuleiro que tem por objetivo introduzir o aluno no mundo do Direito, por meio dos desafi os vivenciados ao longo da experiência do curso, preparando-os para suas vivências profi ssionais e acadêmicas futuras, engajando-os na vida universitária e prevenindo o adoecimento psicológico e o desestímulo com o curso. O presente texto busca reconstituir a experiência da docente em sua aproximação com metodologias ativas para, então, apresentar o jogo e suas potencialidades para docentes e discentes no contexto da sala de aula.
Downloads
Referências
GHIRARDI, José Garcez; FEFERBAUM, Marina (orgs.). Ensino do Direito para um mundo em transformação. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2012. (Coleção Acadêmica Livre. Série Didáticos).
GHIRARDI, José Garcez. O instante do encontro: questões fundamentais para o ensino jurídico. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2012. (Coleção Acadêmica Livre. Série Didáticos).
GOMES, Janaína D. G.; PEREIRA, Catharina; PINHO, Kelseny; MARTINS, Laís; SALATINO, Laura; DEUS, Marina de. Pesquisa, Jogo e Audiência Pública: incidência na atenção a mulheres em situação de rua pela Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama a partir de múltiplas metodologias. In: TEREZO RIBEIRO, Cristina Figueiredo et al. Clínicas Jurídicas no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2021. p.219-238.
HARARI, Yuval. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: martins Fontes, 2017.
PINTO JUNIOR, Mário Engler. O ensino participativo nos cursos de especialização em Direito. In: GHIRARDI, José Garcez; FEFERBAUM, Marina (orgs.). Ensino do Direito para um mundo em transformação. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2012. (Coleção Acadêmica Livre. Série Didáticos).
QUEIROZ, Rafael Rabelo Mafei. Wikitrégua: A Wikipédia como aliada em sala de aula. GHIRARDI, José Garcez; FEFERBAUM, Marina (orgs.). Ensino do Direito para um mundo em transformação. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2012. (Coleção Acadêmica Livre. Série Didáticos).
SOUSA SANTOS, Boaventura. A Universidade no Século XXI: para uma Universidade Nova. Coimbra, outubro 2008. Disponível em: http://
www.boaventuradesousasantos.pt/media/A%20Universidade%20no%20Seculo%20XXI.pdf.
SUNDFELD, Carlos Ari; PALMA, Juliana Bonacorsi. Ensinando Direito pelo concreto. In: GHIRARDI, José Garcez; FEFERBAUM, Marina (orgs.). Ensino do Direito para um mundo em transformação. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2012. (Coleção Acadêmica Livre. Série Didáticos).
VILHENA VIEIRA, Oscar. Desafi os do ensino jurídico num mundo em transição. In: GHIRARDI, José Garcez; FEFERBAUM, Marina (orgs.). Ensino do Direito para um mundo em transformação. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2012. (Coleção Acadêmica Livre. Série Didáticos).
Bibliografia utilizada constante do Plano de Ensino:
FREIRE. Paulo R. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30a ed. S. Paulo: Paz e Terra,1996.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2a ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Da ideia de universidade à universidade de ideias. In: Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 14a ed. São Paulo: Cortez, 2010.
DELORS, Jacques. Os quatros pilares da educação. In: Educação:um tesouro a descobrir. 6a ed. S. Paulo: Cortez; Brasília, DF; MEC/UNESCO, 2001.
DIRETRIZ CURRICULAR NACIONAL DO CURSO. RESOLUÇÃO CNE/CES N 9/2004. Disponível em: http:// portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces09_04.pdf.
LIBANEO, J.V e SANTOS, A. Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas, SP.: Alínea, 2005.
RIOS, Terezinha Azeredo. Ética na docência universitária: a caminho de uma universidade pedagógica. Cadernos de Pedagogia Universitária USP. Maio, 2009. Disponível em: http://www.prpg.usp.br/pt/pdfformularios/CadernosEPP/Caderno9.pdf