A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS POR DOCENTES EM IES DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Ana Paula Giardini PEDRO PUC-Campinas
  • Cristina Micaroni H. ALTIERI PUC-Campinas
  • Fernanda Zuin SECCO PUC-Campinas
  • José Francisco DANIEL PUC-Campinas
  • Mônica Costa RICARTE PUC-Campinas

Palavras-chave:

Atividades remotas, Aulas remotas, Tecnologias digitais, Cultura digital

Resumo

Este artigo se propõe a fomentar a discussão sobre a utilização de ferramentas tecnológicas nas práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem utilizadas pelos docentes de uma instituição de ensino superior privada do interior do estado de São Paulo durante a pandemia. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido como parte das atividades produzidas por um grupo de trabalho composto por integradores acadêmicos de graduação, realizado durante o 1o semestre de 2020. Os resultados obtidos
demonstram que as plataformas mais utilizadas pelos professores foram Canvas, Microsoft Teams e Google Classroom, com apoio das mídias digitais, obtendo bons resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTIERI, C. M. As Mídias Sociais na Propagação da Mensagem Religiosa: um estudo de caso sobre o fenômeno Fábio de Melo. Dissertação Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2019. Disponível em: <http://tede.bibliotecadigital.puccampinas.edu.br:8080/jspui/bitstream/tede/1242/2/CRISTINA%20MICARONI%20HILKNER%20ALTIERI.pdf. Acesso em: 19 Jan. 2023.

ABEYSEKERA, L.; DAWSON, P. Motivation and cognitive load in the fl ipped classroom: defi nition, rationale and a call for research. Hig. Educ. Reserc. Develop., v.34, n.1, p. 1-14, 2015. doi: https://doi.org/10.1080/0 7294360.2014.934336

ALMEIDA, S. S. Importância do FIES na garantia do direito ao ensino superior. In: XV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA – CIGU, 2015, Argentina.

APARECIDO, C. T. R.; ZAMBON, M. S. Democratização da educação e a expansão do ensino a distância no Brasil: uma reflexão da meta 12 do plano nacional da educação 2014-2024. Teoria & prática: revista de humanidades, ciências sociais e cultura, v.2, n.1, jan-jun.de 2020.

AGUIAR, E. V. B. As novas tecnologias e o ensino -aprendizagem. Vértices, v.10, n.1/3, 2008.

CITELLI, A. Comunicação e Educação: a linguagem em movimento. São Paulo: Editora SENAC, 2004.

CONSTANTINOU, E.; et al. Ensino remoto emergencial: desafios e estratégias para retomada. 2020.

DUDZIAK, E. A. Competência informacional e midiática no ensino superior: Desafi os e propostas para o Brasil. Revista de Ciências e Tecnologias de Informação e Comunicação, 2010, n. 13. p. 1-19.

KLEIN, D. R.; CANEVESI, F. C. S.; FEIX, A. R.; GRESELE, J. F. P.; WILHELM, E. M. de S. Tecnologia na educação: evolução histórica e aplicação nos diferentes níveis de ensino. Educere- Revista da Educação, v. 20, n. 2, p. 279-299, jul./dez. 2020.

KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 2012.

SEEGGER et al. Estratégias tecnológicas na prática pedagógica. REMOA, v. 8, p. 1887-1899, AGO, 2012.

MACIEL, C. Educação a distância: ambientes virtuais de aprendizagem. Cuiabá: EdUFMT, 2018. Disponível em: tec.ufmt.br/ri/bitstream/1/31/1/Educação%20a%20distância_ambientes%20virtuais%20de%20 aprendizagem.pdf. Acesso em: 19 de jan. 2023.

MARTINO, L. M. S. Mídia, Religião e Sociedade. São Paulo: Editora Paullus, 2016.

MOORE. Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v.20, 63438, 2020. DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438

WORLD HEALTH ORGANIZATION (2020). Coronavirus disease 2019 (COVID-19): Situation Report 51. WHO. Disponível em: <https://www.who.int/-docs/defaultsource/coronaviruse/situation-reports/20200311-sitrep-51-covid-19.pdf?sfvrsn=1ba62e57_10>. Acesso

em: 17 fev. 2021.

RUIZ, C. R. Criação de um modelo Canvas para planejamento acadêmico aliado a ferramentas de Design Thinking. Revista online de Política e Gestão Educacional, 2019, p. 321-327.

SBARDELOTTO, M. E o verbo se fez rede: religiosidades em reconstrução no ambiente digital, São Paulo: Editora Paulinas, 2017.

Cisco Webex Meetings: entenda como funciona programa de videoconferências. TECHTUDO, 17 de ago. 2020. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/listas/2020/07/cisco-webex-meetings-entenda-como-funciona-programa-de-videoconferencias.ghtml>.

Acesso em: 19 fev de 2021.

TELES, G.; SOARES, D. M. R.; DE LIMA, L.; LOUREIRO, R. C. Docência e tecnologias digitais na formação de professores: planejamento e execução de aulas por licenciandos. Brazilian Journal of Technology, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 73-84, abr./jun. 2020.

TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional LTDA, 2018.

VILAS BOAS, B. IBGE: 94,2% dos brasileiros usam internet para trocar textos e imagens. Jornal Valor Econômico, 2018. Disponível em: valor.com.br/brasil/5337837/ibge-942-dos-brasileiros-usam-internet-para-trocar-textos-e-imagens. Acesso em 20 de maio de 2018.

Downloads

Publicado

2023-03-03

Como Citar

PEDRO, A. P. G. ., ALTIERI, C. M. H. ., SECCO, F. Z. ., DANIEL, J. F. ., & RICARTE, M. C. . (2023). A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS POR DOCENTES EM IES DURANTE A PANDEMIA. Série Acadêmica, 39(jan./dez.), 7–18. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/serieacademica/article/view/7535

Edição

Seção

Artigos