Reflexões sobre a Avaliação do Ensino: Compromisso com a formação acadêmica
Resumo
A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) desenvolve, desde 2007, um processo de avaliação semestral e permanente do ensino, que engloba as dimensões das atividades do docente, do discente, da gestão e das condições de ensino. Além de atender as exigências legais do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), são finalidades da Avaliação do Ensino diagnosticar, redefinir metas e acertar rotas para manter a missão da PUC-Campinas, de proporcionar um ensino de qualidade, garantindo a formação integral de um cidadão crítico e atualizado em relação às necessidades sociais e às exigências profissionais.
Downloads
Referências
A CONSTITUIÇÃO do Grupo de Trabalho “Avaliação do Ensino”: diretrizes, metodologia, objetivos e atribuições das instâncias envolvidas. Cadernos de Avaliação, CPA-NTA, PUC-Campinas, no 4, p. 19-22, 2007. Disponível em: http://www.puc-campinas.edu. br/midia/arquivos/2012/mai/proavi—cadernos-deavaliacao-cpa—nta-n-04.pdf
ANASTASIOU, L. G. C. e ALVES, L. (orgs.) Processos de Ensinagem na Universidade. Joinville, SC: UNIVILLE, 2003.
CARVALHO, M. Cecília M. de (org.) Construindo o Saber. Fundamentos e Técnicas de Metodologia Científica. 24a ed. Campinas, SP: Papirus, 2015.
LEMOS FILHO, A.; BARIANI, I. C. D.; FRANÇA, C. M.; TREVISAN, C. L.; GRANJA, I.; RODRIGUES, K. R. M. R.; PÁDUA, E. M. M. de. Avaliação Docente: Análise da Série Histórica de Resultados Considerando os Aspectos Avaliados. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas). SP: RAIES; Sorocaba, SP, Uniso (no prelo).
LEMOS FILHO, A.; PÁDUA, E. M. M. de; BARIANI, I. C. D.; RODRIGUES, K. R. M.; MEGID, M. A. B. A. Avaliação Docente: Um Importante Componente do Processo de Autoavaliação Institucional. Cadernos de Avaliação, CPA-NTA, PUC-Campinas, no6, p.21-53, 2009. Disponível em:http://www.puc-campinas.edu.br/midia/ arquivos/2012/mai/proavi—cadernos-de-avaliacaocpa—nta-n-06.pdf
LEMOS FILHO, A.; BARIANI, I. C. D.; FRANÇA, C. M.; TREVISAN, C. L.; GRANJA, I; RODRIGUES, K. R. M.; PÁDUA, E. M. M. de. Avaliação do Ensino: Quando Alunos e Professores se Avaliam. Cadernos de Avaliação. CPA-NTA, PUC-Campinas, no 10, p. 37-49, 2012. Disponível em: http://www.puc-campinas. edu.br/midia/arquivos/2015/fev/proavi—cadernos-deavaliacao-cpa—nta-n-10.pdf
LEMOS FILHO, A.; BARIANI, I. C. D.; BORDIGNON, A. L.; FRANÇA, C. M.; TREVISAN, C. L.; GRANJA, I; RODRIGUES, K. R. M.; BUENO, M. P.; PÁDUA, E. M. M. de. Avaliação do Ensino: Ferramenta para o Aprimoramento do Trabalho Docente. Série Acadêmica, PUC-Campinas, no 32, 2015. Disponível em: http://www.puc-campinas.edu.br/prograd/ periodico—serie-academica—edicoes/
LUZ, S. P. da; PEREIRA, Y. C. C.; KUROSHIMA, K. N.; PESSATTI, M. L. Formação Continuada de Docentes do Ensino Superior. Revista Educere et Educare, UNIOESTE, Cascavel, PR, Vol. 6, no 12, jul./dez 2011, 191-207.
MARCOVITCH, J. Valores Universitários. Folha de São Paulo,Tendências/Debates, 9 março 1999.
MAZETTO, Marcos T. Competência Pedagógica do Professor Universitário.S. Paulo: Ed. Summus, 2003
MENDES, Geisa do Socorro C. V. e MUNHOZ, Alicia M. H. Instrumentos de Avaliação Diversificados: um aspecto da Avaliação Processual e do Trabalho Pedagógico. Série Acadêmica, n. 22, jan./dez. 2007, 29-41. Disponível em: http://www.puc-campinas. edu.br/prograd/periodico—serie-academica—edicoes/
NÓVOA, Antonio. O Regresso dos Professores. Pinhais, SP.: Editora Melo, 2011.
PÁDUA, E. M. M. de. Avaliação Processual e Acompanhamento Dialogado: desafios à orientação temática e metodológica dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Série Acadêmica. PUC-Campinas, n. 22. P. 43-63, jan./dez. 2007Disponível em :http://www.puccampinas.edu.br/prograd/periodico—serieacademica—edicoes/.
______. Avaliação Processual no Contexto da Prática Pedagógica: desafios para o cotidiano da sala de aula. Série Acadêmica. PUCCampinas, n. 23, p. 15-29, jan./dez. 2008. Disponível em:http://www.puc-campinas.edu.br/prograd/ periodico—serie-academica—edicoes/.
______. Pesquisa e Complexidade: estratégias metodológicas multidimensionais.Curitiba, PR: Editora CRV, 2014.
PUC-Campinas. CONSUN. Ata da 376a reunião do Conselho Universitário. Campinas: publicação interna, 09/06/2004.
RIOS, Mônica P. G. A Avaliação Formativa como procedimento de qualificação docente. Revista ECurriculum. São Paulo, v. 1, n. 1, dez.-jul. 2005-2006. Disponível em: <http://www.pucsp.br/ecurriculum> Acesso em: 4 de dezembro de 2015.
ROSÁRIO, P. S. L. de F.; POLYDORO, S. A. J. Capitanear o Aprender: promoção da autorregulação da aprendizagem no contexto educativo. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2014.
SAMPAIO, R. K. S.; POLYDORO, S. A. J.;ROSÁRIO, P. S. L. de F. Autorregulação da Aprendizagem e a procrastinação Acadêmica em Estudantes Universitários. Cadernos de Educação, UFPel, Pelotas, RS, 42, 119-142, 2012.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23a ed. São Paulo, Cortez Editora, 2007.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Construção do Conhecimento em Sala de Aula. São Paulo: Libertad, Cadernos Pedagógicos n. 2, 1994.