Representações sociais de discentes do curso de engenharia de alimentos sobre a relação professor-estudante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8445

Palavras-chave:

Aprendizagem, Engenharia de alimentos, Ensino superior, Relação professor e estudantes, Representações sociais

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa cujo objetivo geral foi compreender os sentidos atribuídos por estudantes do Ensino Superior para a relação professor-estudantes. O objetivo específico visava destacar a organização do conteúdo das representações da relação professor-estudantes. Na fase de produção de dados, foi aplicado um questionário a 53 estudantes do curso de engenharia de alimentos com a Técnica Associação Livre de Palavras. Já na fase de análise dos dados foram usadas operações estatísticas simples, as quais ajudaram a organizar a estrutura das representações dos sujeitos. Os resultados apontam que, para alguns estudantes, a relação professor e estudantes tem sentido de amizade, respeito, compreensão e empatia, ao passo que, para outros, tem sentido de distanciamento, hierarquia e dificuldade, o que leva à conclusão de que essas representações discrepantes são produtos histórico-sociais relacionados às práticas dos indivíduos e podem influenciar diretamente o processo de ensino e de aprendizagem dos graduandos. 

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Publicado

2023-08-17

Como Citar

de Santana Soares Silva, A., & Lopes Ribeiro, M. (2023). Representações sociais de discentes do curso de engenharia de alimentos sobre a relação professor-estudante. Revista De Educação PUC-Campinas, 28. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8445

Edição

Seção

Artigos