O Transtorno do Processamento Auditivo

entre políticas educacionais e práticas pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e7967

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação, Intencionalidade pedagógica

Resumo

O Transtorno do Processamento Auditivo constitui uma alteração do sistema nervoso central que dificulta a compreensão das informações, interferindo na aprendizagem das crianças. A presente pesquisa buscou compreender os conhecimentos constituídos pelos professores do Ensino Fundamental sobre essa condição de existência e os modos como operam junto aos escolares que o apresentam. A pesquisa parte de uma revisão bibliográfica e de pesquisa de campo junto a professores da rede estadual de educação de um município do oeste de Santa Catarina. Os resultados mostram que tanto os professores como as redes de ensino desconhecem o Transtorno do Processamento Auditivo e, por consequência, as estratégias pedagógicas que podem beneficiar os estudantes com essa condição. As conclusões permitem afirmar que abordar essa temática com os profissionais da educação é fundamental para a inclusão de estudantes com essa condição, pois a falta de conhecimento sobre o tema dificulta a identificação e pode produzir lacunas nos processos de aprendizagem desses estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

American Speech-Language-Hearing Association. (Central) Auditory Processing Disorders. [s. l.]: ASHA, 2005. Technical Report. Disponível em: http://www.asha.org/members/deskrefjournals/deskref/default. Acesso em: 2 ago. 2022.

Ariès, P. História social da criança e da família. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5525040/mod_resource/content/2/ARI%C3%88S.%20Hist%C3%B3ria%20social%20da%20crian%C3%A7a%20e%20da%20fam%C3%ADlia_text.pdf. Acesso em: 1 jul. 2024.

Brasil. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

Brasil. Ministério da Educação. Censo escolar da educação básica 2021: Matrículas no Ensino Fundamental. 2021. Brasília: Inep, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisasestatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados. Acesso em: 1 jul. 2024.

Chermak, G. D.; Musiek, F. E. Central auditory processing disorders: new perspectives. San Diego: Singular Publishing Group, 1997.

Civitella, M. M. et al. Guia de Orientação Avaliação e Intervenção no Processamento Auditivo Central. Brasília: Conselho Federal de Fonoaudiologia, 2020. Disponível em: https://www.fonoaudiologia.org.br/wpcontent/uploads/2020/10/CFFa_Guia_Orientacao_Avaliacao_Intervencao_PAC.pdf. Acesso em: 5 fev. 2023.

Cunha, V. L. O. Desempenho de escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em tarefas metalinguísticas e de leitura. Revista CEFAC, v. 15, n. 1, p. 40-50, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/vYVpn8wTTrrjB3dgscjVyLq/. Acesso em: 14 fev. 2022.

Engelmann, L.; Ferreira, M. I. D. C. Avaliação do processamento auditivo em crianças com dificuldades de aprendizagem. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 14, n. 1, p. 69-74, 2009. Doi: https://doi.org/10.1590/S1516-80342009000100012.

Enzweiler, D. A. Intencionalidade pedagógica: relações entre ensinar e aprender. In: Loureiro, C. B.; Klein, R. R. Inclusão e aprendizagem: contribuições para pensar as práticas pedagógicas. Curitiba: Appris, 2016.

Etges, C. L. et al. Achados na triagem imitanciométrica e de processamento auditivo em escolares. Revista CEFAC, v. 14, n. 6, 2012. Doi: https://doi.org/10.1590/S1516-18462012005000028

Lucion, C. S.; Oliveira, P. R. Transtorno do processamento auditivo: características e implicações na aprendizagem. Roteiro, v. 35, n. 1, p. 73-94, 2010. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/228. Acesso em: 7 fev. 2023.

Luz, D. M.; Costa-Ferreira, M. I. D. Identificação dos fatores de risco para o transtorno do processamento auditivo (central) em pré-escolares. Revista CEFAC, v. 13, n. 4, p. 657-667. 2011. Doi: https://doi.org/10.1590/S1516-18462011005000004

Melo, Â. et al. O uso de software no treinamento auditivo em crianças: revisão teórica. Revista CEFAC, n. 17, v. 6, p. 2025-2032, 2015. Doi: https://doi.org/10.1590/1982-0216201517611715

Minayo, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

Minayo, M. C. S.; Deslandes, S. F . Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2007.

Olivares, J. A. S.; Lima, S. H. C. V. O Distúrbio do Processamento Auditivo Central e a Intervenção Psicopedagógica. Revista Psicologia & Saberes, v. 3, n. 4, 2014. Doi: https://doi.org/10.3333/ps.v3i4.260

Pereira, K. H. Transtorno do processamento auditivo central: orientando a família e a escola. São José: FCEE, 2018. Disponível em: https://www.fcee.sc.gov.br/downloads/biblioteca-virtual/educacao-especial/cas/1074-transtorno-do-processamento-auditivo-central-orientando-a-familia-e-a-escola/file. Acesso em: 14 fev. 2022.

Pereira, K. H. Manual de orientação: transtorno do processamento auditivo – TPA. Florianópolis: DIOESC, 2014.

Schettini, R C.; Rocha, T. C. M.; Almeida, L. D. M. Distúrbio do Processamento Auditivo: o que é? Orientações aos pais e professores. Ribeirão Preto: Book Toy, 2011.

Silva, T. A. G.; Barbosa, J. S. L. Distúrbio do processamento auditivo central: a importância do diagnóstico precoce para o desenvolvimento da criança. In: Encontro Internacional de Formação de Professores, 10., 2017, Aracaju. Anais [...]. Aracaju: Universidade Tiradentes, 2017.

Souza, M. A.; Passaglio, N. J. S.; Lemos, S. M. A. Alterações de linguagem e processamento auditivo: revisão de literatura. Revista CEFAC, v. 2, n. 18, p. 513-519, 2016. Doi: https://doi.org/10.1590/1982-0216201618216215.

Vargas, G. C. et al. Avaliação simplificada e comportamental do processamento auditivo em escolares: estabelecendo relações. Revista CEFAC, v. 16, n. 4, p. 1069-1077, 2014. Doi: https://doi.org/10.1590/1982-021620142413.

Veiga-Neto, A. A ordem das disciplinas. 1996. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre,1996.

Veiga-Neto, A.; Lopes, M. C. Inclusão, exclusão, in/exclusão. Verve, n. 20, p. 121-135, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/verve/article/view/14886. Acesso em: 1 mar. 2022.

Downloads

Publicado

2024-10-02

Como Citar

Cacia Fachin Scramim, R., & Graff, P. (2024). O Transtorno do Processamento Auditivo: entre políticas educacionais e práticas pedagógicas. Revista De Educação PUC-Campinas, 29. https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e7967

Edição

Seção

Original