Benefícios da tutoria em contexto escolar

análise dos preditores relacionados com o professor-tutor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7209

Palavras-chave:

Autoeficácia, Compromisso afetivo., Experiência como tutor, Qualidade da relação, Tutoria.

Resumo

O presente estudo analisa as variáveis do professor-tutor preditoras dos benefícios da tutoria em contexto escolar: a qualidade da relação de tutoria, a autoeficácia do tutor, o compromisso afetivo e a experiência enquanto tutor. Participaram 140 professores de diferentes zonas de Portugal, através do preenchimento de um questionário online. O modelo de regressão linear múltipla revelou que a qualidade da relação e a autoeficácia do tutor são preditores estatisticamente significativos dos benefícios da tutoria percebidos pelo professor-tutor. Não foram encontrados resultados significativos nos restantes preditores. Os dados sugerem a necessidade de se investir na formação dos professorestutores e na monitorização da sua prática, de forma a promover a qualidade da relação tutor-tutorando e a autoeficácia do tutor. O compromisso afetivo e a experiência enquanto tutor não são suficientes para o sucesso dos programas de tutoria, de modo que urge rever as práticas de organização da tutoria nas escolas (e.g., critérios de seleção dos tutores).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Askew, K. The influence of mentor training and support on academic mentor self-efficacy and relationship quality: from the perspectives of adult volunteer mentors and middle school youth. 2006. Tese (Mestrado Artes em Educação) – University of North Carolina, 2006.

Azevedo, N.; Nascimento, A. Modelo de tutoria: construção dialógica de sentido(s). Revista Interacções, v. 3, n. 7, p. 97-115, 2007.

Cunha, J. S. et al. Programa de formação online em tutorias autorregulatórias: impacto em variáveis do tutor. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 27, e225411, 2022. Doi: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5411

Direção-Geral da Educação. Apoio tutorial específico. Portugal: Direção-Geral da Educação, 2018. Disponível em: https://www.

dge.mec.pt/apoio-tutorial-especifico. Acesso em: 3 maio 2021.

DuBois, D. L. et al. Effectiveness of mentoring programs for youth: a meta-analytic review. American Journal of Community

Psychology, v. 30, n. 2, p. 157-197, 2002. Doi: https://doi.org/10.1023/a:1014628810714

DuBois, D. L. et al. How effective are mentoring programs for youth? A systematic assessment of the evidence. Psychological

Science in the Public Interest, v. 12, n. 2, p. 57-91, 2011. Doi: https://doi.org/10.1177/1529100611414806

DuBois, D. L.; Karcher, M. J. Youth Mentoring. In: Dubois, D. L.; Karcher, M. J. (eds.). Handbook of youth mentoring. Thousand Oaks: Sage, 2005. p. 2-11.

Durlak, J. A.; DuPre, E. P. Implementation matters: a review of research on the influence of implementation on program outcomes and the factors affecting implementation. American Journal of Community Psychology, v. 41, n. 3, p. 327-350, 2008. Doi: https://doi.org/10.1007/s10464-008-9165-0

Field, A. Discovering statistics using IBM SPSS statistics. 4. ed. New York: SAGE, 2013.

Goldner, L.; Mayseless, O. The quality of mentoring relationships and mentoring success. Journal of Youth and Adolescence, v. 38, n. 10, p. 1339-1350, 2009. Doi: https://doi.org/10.1007/s10964-008-9345-0

Inspeção-Geral da Educação e da Ciência. Relatório Final 2016-2017. Apoio tutorial específico. Lisboa: IGEC, 2018.

Inspeção-Geral da Educação e da Ciência. Relatório final 2017-2018. Apoio tutorial específico. Lisboa: IGEC, 2019.

Johnson, K. C.; Lampley, J. H. Mentoring at-risk middle school students. SRATE Journal, v. 19, n. 2, p. 64-69, 2010.

Leidenfrost, B. et al. The impact of peer mentoring on mentee academic performance: is any mentoring style better than no

mentoring at all? International Journal of Teaching and Learning in Higher Education, v. 26, n. 1, p. 102-111, 2014. Doi: https://

eric.ed.gov/?id=EJ1043041

Lejonberg, E.; Christophersen, K. A. School-based mentors’ affective commitment to the mentor role: role clarity, self-efficacy,

mentor education and mentor experience as antecedents. International Journal of Evidence Based Coaching and Mentoring,

v. 13, n. 2, p. 45-63, 2015.

Martins, J. et al. Voices of mentee-mentor dyads: impact of school-based mentoring on self-regulation to rescue students

experiencing school failure. In: Dutton, J. (ed.). Handbook of Self-regulation. New York: Nova Science Publishers, 2023. p. 169-182.

Martins, J. Projeto bússola: impacto de um school-based mentoring program no envolvimento escolar de alunos do Ensino

Básico. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia Aplicada) –Universidade do Minho, 2022.

McDaniel, S. C.; Besnoy, K. D. Cross-age peer mentoring for elementary students with behavioral and academic risk

factors. Preventing School Failure: Alternative Education for Children and Youth, v. 63, n. 3, p. 254-258, 2019. Doi: https://doi.

org/10.1080/1045988X.2019.1579163

McDaniel, S.; Yarbrough, A. M. A Literature Review of Afterschool Mentoring Programs for Children at Risk. Journal of At-Risk

Issues, v. 19, n. 1, p. 1-9, 2016.

McLaughlin, K. et al. A practical approach to mentoring students with repeated performance deficiencies. BMC Medical Education, v. 13, n. 1, p. 56-59, 2013. Doi: https://doi.org/10.1186/1472-6920-13-56

Mercurio, Z. A. Affective commitment as a core essence of organizational commitment: an integrative literature review. Human

Resource Development Review, v. 14, n. 4, p. 389-414, 2015. Doi: https://doi.org/10.1177/1534484315603612

Meyer, J. P. et al. Affective, continuance, and normative commitment to the organization: a meta-analysis of antecedents,

correlates, and consequences. Journal of Vocational Behavior, v. 61, n. 1, p. 20-52, 2002. Doi: https://doi.org/10.1006/jvbe.2001.1842

Núñez, J. et al. A longitudinal assessment of the effectiveness of a school-based mentoring program in middle school.

Contemporary Educational Psychology, v. 38, p. 11-21, 2013. Doi: https://doi.org/10.1016/j.cedpsych.2012.10.002

Parra, G. R. et al. Mentoring relationships for youth: investigation of a process-oriented model. Journal of Community Psychology, v. 30, n. 4, p. 367-388, 2002. Doi: https://doi.org/10.1002/jcop.10016

Portugal. Educação - Gabinetes da Secretária de Estado Adjunta e da Educação e do Secretário de Estado da Educação.

Despacho Normativo nº 10-B/2018, de 6 de julho de 2018. Diário da República: série II-B, Lisboa, n. 129, p. 2-7, 2018a. Disponível em: https://files.dre.pt/2s/2018/07/129000001/0000200007.pdf. Acesso em: 2 nov. 2021.

Portugal. Presidência da República. Despacho Normativo 4-A/2016, de 9 de março de 2016. Diário da República: série I-A, Lisboa,

n. 48, p. 4, 2016. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/dn_4_a_2016.pdf. Acesso em: 2 nov. 2021.

Portugal. Assembleia da República. Lei nº 51/2012, de 5 de setembro de 2012. Diário da República: série I-A, Lisboa, n 172/2012,

p. 5103-5119, 2012. Disponível em: https://dre.pt/dre/detalhe/lei/51-2012-174840. Acesso em: 2 nov. 2021.

Portugual. Ministério da Educação. Decreto Regulamentar nº 10/99, de 21 de julho de 1999. Diário da República: série I-B,

Lisboa, n. 168, p. 4490-4494, 1999. Disponível em: https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-regulamentar/10-1999-353971. Acesso

em: 2 nov. 2021.

Portugual. Ministério da Educação. Decreto-Lei n° 75/2008, de 22 de abril de 2008. Diário da República: série I-A, Lisboa, n. 79,

p. 2341-2356, 2008. Disponível em: https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/75-2008-249866. Acesso em: 2 nov. 2021.

Portugual. Ministério da Educação. Despacho nº 178-A/ME/93, de 30 de julho de 1993. Diário da República: série II-A, Lisboa,

n. 177, 1993. Disponível em: https://files.dre.pt/gratuitos/2s/1993/08/2S194A0000S00.pdf. Acesso em: 11 out. 2021.

Portugual. Ministério das Actividades Económicas e do Trabalho. Decreto-Lei nº 50/2005, de 25 de fevereiro de 2005. Diário da

República: série I-A, Lisboa, n. 40, p. 1766-1773, 2005. Disponível em: https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/50-2005-584397.

Acesso em: 2 nov. 2021.

Raposa, E. B. et al. The effects of youth mentoring programs: a meta-analysis of outcome studies. Journal of Youth and Adolescence, v. 48, n. 3, p. 423-443, 2019. Doi: https://doi.org/10.1007/s10964-019-00982-8

Raposa, E. B.; Rhodes, J. E.; Herrera, C. The impact of youth risk on mentoring relationship quality: do mentor characteristics

matter? American Journal of Community Psychology, v. 57, n. 3-4, p. 320-329, 2016. Doi: https://doi.org/10.1002/ajcp.12057

Rhodes, J. E.; Spencer, R.; Keller, T. E.; Liang, B.; Noam, G. A model for the influence of mentoring relationships on youth

development. Journal of Community Psychology, v. 34, n. 6, p. 691-707, 2006. Doi: https://doi.org/10.1002/jcop.20124

Rhodes, J. E.; Spencer, R.; Saito, R. N.; Sipe, C. L. Online mentoring: the promise and challenges of an emerging approach to youth development. The Journal of Primary Prevention, v. 27, n. 5, p. 497-513, 2006. Doi: https://doi.org/10.1007/s10935-006-0051-y

Rhodes, J. E. et al. Validating a mentoring relationship quality scale: Does match strength predict match length? Youth and

Society, v. 49, n. 4, p. 415-437, 2017. Doi: https://doi.org/10.1177/0044118X14531604

Rhodes, J. E.; DuBois, D. L. Understanding and facilitating the youth mentoring movement. Social Policy Report, v. 20, n. 3,

p. 3-19, 2006.

Riggs, I. M. The impact of training and induction activities upon mentors as indicated through measurement of mentor self-efficacy. California State University: San Bernardino, 2000.

Rosário, P. Mentor: tutorias autorregulatórias. Lisboa: Direção Geral de Educação, 2016.

Sandvik, L. V. et al. Predictions of school mentors’ effort in teacher education programmes. European Journal of Teacher Education, v. 42, n. 5, p. 574-590, 2019. Doi: https://doi.org/10.1080/02619768.2019.1652902

Santos, A. C. et al. Emotion regulation and student engagement: age and gender differences during adolescence. International

Journal of Educational Research, v. 109, n. 101830, p. 1-11, 2021. Doi: https://doi.org/10.1016/j.ijer.2021.101830

Santos, L. D. J. A. D. Tutoria centrada na promoção dos processos de auto-regulação em alunos do 3. º Ciclo do Ensino Básico. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Minho, 2012.

Simões, F.; Alarcão, M. A eficácia da mentoria escolar na promoção do desenvolvimento socioemocional e instrumental de

jovens. Educação e Pesquisa, v. 37, n. 2, p. 339-354, 2011. Doi: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000200009

Spencer, R. “It’s not what I expected”: a qualitative study of youth mentoring relationship failures. Journal of Adolescent Research, v. 22, n. 4, p. 331-354, 2007. Doi: https://doi.org/10.1177/0743558407301915

Thomson, R. N.; Zand, D. H. Mentees’ perceptions of their interpersonal relationships: the role of the mentor-youth bond. Youth

and Society, v. 41, n. 3, p. 434-445, 2010. Doi: https://doi.org/10.1177/0044118X09334806

Topping, K. Tutoria. [S. l.]: Academia Internacional de Educação, 2000.

Wang, M.-T.; Amemiya, J. Changing beliefs to be engaged in school: using integrated mindset interventions to promote student

engagement during school transitions. In: Fredricks, J. A.; Reschly, A. L.; Christenson, S. L. (ed.). Handbook of Student Engagement Interventions. London: Academic Press, 2019. p. 169-182. Doi: https://doi.org/10.1016/B978-0-12-813413-9.00012-7

Downloads

Publicado

2023-07-20

Como Citar

Cunha, J. S. da, Martins, J. A. O., Freitas, L. M. G. da C., & Rosário, P. J. S. L. F. (2023). Benefícios da tutoria em contexto escolar: análise dos preditores relacionados com o professor-tutor. Revista De Educação PUC-Campinas, 28. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7209

Edição

Seção

Artigos