Psicologia histórico-cultural e atividade de estudo na Alemanha Oriental: contribuições do grupo de Berlim

contribuciones del grupo de Berlín

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5668

Palavras-chave:

Grupo de Berlim, Joaquim Lompscher, República Democrática Alemã

Resumo

 O artigo discute a inserção da psicologia histórico-cultural e da atividade de estudo na Alemanha Oriental como síntese de pesquisa teórica e documental realizada sobre a produção, o método experimental e as interpretações elaboradas na Alemanha Oriental, com foco nas contribuições do pedagogo e psicólogo Joaquim Lompscher. Os resultados foram organizados a partir da sistematização da vida, do pensamento e da obra do autor; da análise das interpretações e contribuições do grupo de Berlim para a atividade de estudo; e da investigação do trabalho experimental realizado. O estudo revela que a entrada da psicologia histórico- -cultural e da atividade de estudo na República Democrática Alemã foi marcada por resistências e se deu graças ao trabalho hercúleo do grupo liderado por Joaquim Lompscher. A atividade experimental que realiza traz contribuições para comprovar o potencial desenvolvedor do método do abstrato ao concreto, pela via do estudo dos processos de abstração e generalização, bem como com a produção de modelos gerais para a solução de problemas nas diferentes disciplinas escolares. O grupo de Berlim produziu interpretações específicas sobre a constituição humana, o estudo, a atividade e seus componentes, bem como sobre o papel do sujeito da atividade. A extensão dos estudos experimentais em território alemão representou uma importante contribuição para a edificação da Teoria da Atividade de Estudo, seja por seu potencial de continuidade, seja pelas interpretações realizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amaral, M. G. C. O desdobramento de uma atitude teórica em relação à linguagem: contribuições empíricas e teóricas para a Educação Lingüística fundamentadas na Teoria Dialética da Atividade. 2006. 169 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

Artelt, C. et al. Bericht über die 6. Europäische Konferenz zur Lern- und Lehrforschung. Potsdam: LLF-Berichte Universität Potsdam, 1995. p. 121-152.

Bartl, B.; Lompscher, J. Lernstrategie - Fragebögen für ältere Schüler. Potsdam: Universität Potsdam, 1996. p. 19-34.

Bikner-Ahsbahs, A. et al. Theories in and of Mathematics Education: theory Strands in German Speaking Countries. Berlin: Springer International Publishing, 2016.

Bruder, R.; Schmitt, O. Joachim Lompscher and his activity theory approach focusing on the concept of learning activity and how it influences contemporary research in Germany. In: Bikner-Ahsbahs, A. et al. Theories in and of Mathematics Education: theory strands in German speaking countries. Berlin: Springer International Publishing, 2016. p. 13-20.

Conferência Europeia de Aprendizagem e Ensino de Investigação, 5., 1993, Aix-en-Provence. Anais [...]. Aix-en-Provence: [s. n.], 1993.

Congresso Internacional de Psicologia Aplicada, 23., 1994, Madri. Anais [...]. Madri: [s. n.], 1994.

Davidov, V. V. Atividade de estudo: situação atual e problemas de pesquisa. In: Puentes, R. V.; Cardoso, C. G. C.; Amorim, P. A. P. (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV, 2019a.

Davidov, V. V. Problemas da pesquisa da atividade de estudo. In: Puentes, R. V. et al. (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV, 2019b.

Davidov, V. V. Sobre o conceito de Obutchénie Desenvolvimental. Томск: Пеленг, 1995.

Deutsch Dutch Iscar Section. Notícias sobre pesquisa histórico-cultural e de atividades na Alemanha e na Holanda. Nachruf auf Joachim Lompscher, Berlin, 31 ago. 2005.

Engeström, Y.; Lompscher, J.; Rückriem, G. (ed.). Putting Activity Theory to Work: Contributions from Developmental Work Research. Berlin: Lehmanns Media, 2005. 650 p.

Erdmann, J. W.; Rückriem, G. Lernkultur oder Lernkulturen? Was heißt (Neue) Lernkultur? Ein Beitragaus, transformationstheoretischer’ Sicht. In: Giest, H.; Rückriem, G. (org.). Tätigkeitstheorie und (Wissens-) Gesellschaft: Fragen und Antworten tätigkeitstheoretischer Forschung und Praxis. Berlin: Lehmanns, 2010. p. 15-52.

Fichtner, B. A abordagem Histórico-Cultural no contexto alemão: a atualidade do reprimido – problemas e perspectivas da recepção. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, n. 1, p. 88-93, 2015.

Fichtner, B. Escola histórico-cultural e teoria da atividade em seu significado para a ciência educacional, com consideração especial por sua recepção na RDA. In: Himmelstein, K.; Keim, W. (org.). Erziehungswissenschaft im deutsch-deutschen Vereinigungsprozess. Frankfurt/M: P. Lang, 1992. p. 213-231.

Freitas, R. A. M. M. Organização do ensino na escola contemporânea: contribuições da teoria histórico-cultural. Revista Científica de Educação, v. 1, n. 1, p. 4-20, 2016.

Gasparetto Junior. Leis de Nuremberg. InfoEscola: Navegando e Aprendendo, 2019.

Giest, H. Psychologische Didaktik und kultur-historische Theorie der Lerntätigkeit. 14. ed. Berlin: Lehmanns Media, 2016.

Giest, H. Zum Problem der Lehrstrategien. In: LLF-Berichte. Berlin: LLF-Berichte Projektgruppe Lern- und Lehrforschung an der Humboldt-Universität, 1992. p. 1-36.

Giest, H.; Lompscher, J. Lerntätigkeit – Lernen aus kultur-historischer Perspektive. Berlin: Lehmanns Media, 2006.

Giest, H.; Lompscher, J. Tätigkeitstheoretische Überlegungen zu einer neuen Lernkultur. Sitzungsberichte der Leibniz-Sozietät, v. 72, p. 103-123, 2004.

Hascher, T.; Astleitner, H. Blickpunkt Lernprozess. In: Gläser-Zikuda, M.; Hascher, T. (org.). Lernprozesse dokumentieren, reflektieren und beurteilen: Lerntagebuch und Portfolio in Bildungsforschung und Bildungspraxis. Bad Heilbrunn: Klinkhardt, 2007. p. 27-43.

Henkel, M. et al. Lehr- und Lernkonzepte der 70er und 80er: Vier Studien. 81. ed. Berlin: Arbeitsgemeinschaft Betriebliche Weiterbildungsforschung 2003.

Kossakovski, A.; Lompscher, I. Sobre o conceito de atividade em psicologia educacional. In: Davydov, V. V.; Leontiev, D. A. (ed.) Abordagem da atividade em psicologia: Problemas e perspectivas. Moscú: APN USSR, 1990. p. 47-75.

Kotlyar, I. A. Sobre o desenvolvimento da teoria da atividade de estudo na Alemanha. Psicologia Histórico-Cultural, v. 10, n. 4, p. 94-98, 2014.

Kozulin, A. Vygotsky’s theory in the classroom: Introduction. European Journal of Psychology of Education, v. 1, n. 19, p. 3-7, 2004.

Leitner, N. B. Lernstrategien von Schülern und Schülerinnen unter Berücksichtigung sozialpädagogischer Aspekte. 2011. 126 f. Tese (Doutorado em Filosofia – Pedagogia Social e de Integração) – Universidade de Klagenfurt, Klagenfurt, 2011.

Libâneo, J. C. Ensinar e aprender, aprender a ensinar: o lugar da teoria e da prática em didática. In: Libâneo, J. C.; Alves, N. (org.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez Editora, 2012. p. 35-60.

Lompscher, J. A análise e a elaboração das exigências que se colocam à atividade de estudo. In: Puentes, R. P.; Longgarezi, A. M.; Marco, F. F. (org.). Teoria da Atividade de Estudo: contribuições do grupo de Berlim. Bauru: MireVeja, 2022.

Lompscher, J. A ascensão do abstrato ao concreto como estratégia para a formação de atividades de estudo. [S. l.]: Padag, 1983.

Lompscher, J. A educação espiritual como uma exigência de nosso tempo. Munique: Basel, 1968.

Lompscher, J. Allgemeine Effekte ohne fachspezifische? Potsdam: Universität Potsdam, 1998a. p. 147-160.

Lompscher, J. Aplicação da Teoria da Aprendizagem desenvolvimental na escola alemã. Moscou: Психология: личность и бизнес, 2005c.

Lompscher, J. Aprendizagem, estratégias e ensino. In: Congresso Internacional de Educação de Santa Catarina, 1., 1996, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Secretaria da Educação e do Desporto, 1996d, p. 87-107.

Lompscher, J. Bildungsoptimismus und Bildungskrisen-lokale und globale Phänomene? Potsdam: Universität Potsdam, 1993a. p. 4-13.

Lompscher, J. Der Tätigkeitskonzept in der Psychologie. [S. l.]: [s. n.], 1982b.

Lompscher, J. Desenvolvimento da atividade de aprendizagem avançando do abstrato ao concreto. In: Kossakowski, A. (ed.). Psychology in socialism. Berlim: VEB Deutscher Verlag der Wissenschaften, 1980.

Lompscher, J. Desenvolvimento da personalidade no estudo. Berlin: Volk u. Wissen, 1988.

Lompscher, J. Einleitung: Lernstrategien – eine Komponente der Lerntätigkeit. LLF-Berichte Empirische Pädagogik, n. 10, v. 3, p. 235-244, 1996a.

Lompscher, J. Entrevista com J. Lompscher concedida a H. B. Zeltserman. Riga: Centro Pedagógico “Experiência”, 1998b. (Boletim n. 4). Disponível em: http://old.experiment.lv/. Acesso em: 10 jan. 2022.

Lompscher, J. Erfassung von Lernstrategien auf der Reflexionsebene. LLF-Berichte Empirische Pädagogik, n. 10, v. 3, p. 245-275, 1996b.

Lompscher, J. Estratégias de aprendizagem e resultados de aprendizagem de alunos de 4ª e 6ª séries. Lern- und Lehrforschung. Potsdam: Universität Potsdam, 1993c. p. 3-8.

Lompscher, J. et al. Was kann ich wissen? Theorie und Geschichte von Lernkultur und Kompetenzentwicklung. 82. ed. Berlin: Esm Satz Und Grafik Gmbh, 2003. 308 p.

Lompscher, J. Excerto do relatório do prof. J. Lompscher, feita por ele em outubro de 1996. na 3ª conferência da International Association for Developmental Education. Riga: [s. n.], 1998a. (Boletim 4). Disponível em: http://old.experiment.lv/. Acesso em: 10 jan. 2022.

Lompscher, J. Konzept(e) der Lerntätigkeit. LLF-Berichte Lern- und Lehrforschung. Berlin: Projektgruppe Lern- und Lehrforschung, 1992a.

Lompscher, J. Learning activity and its formation: ascending from the abstract to the concret. In: Hedegaard, M.; Lompscher, J. (ed.). Learning activity and development. Dinamarca: Aarhus Universitiy Press, 1999b.

Lompscher, J. Learning strategies: an essential component of learning activity. Potsdam: Universität Potsdam, 2005b.

Lompscher, J. Leben, Lernen und Leher in der Grundschule. Neuwied: Luchterhand, 1997.

Lompscher, J. Lernen und Lehren in Zonen der nächsten Entwicklung. LLF-Berichte Aufsteigen vom Abstrakten zum Konkreten. Potsdam: Universität Potsdam, 2005b.

Lompscher, J. Lernkultur Kompetenzentwicklung aus kulturhistorischer Sicht: Lernen Erwachsener im Arbeitsprozess. International Cultural-historical Human Sciences, 2005a.

Lompscher, J. Lernstrategien - metakognitive Aspekte. v. 5. Potsdam: Universität Potsdam, 1993d.

Lompscher, J. Lernstrategien: Zugänge auf der Reflexions- und der Handlungsebene. Potsdam: Universität Potsdam, 1994a.

Lompscher, J. Memórias de um amigo próximo. Riga: Centro Pedagógico “Experiência”, 1998b. (Boletim n. 5). Disponível em: http://old.experiment.lv/. Acesso em: 10 jan. 2022.

Lompscher, J. Motivation and Activity. European Journal of Psychology of Education, v. 14, n. 1, p. 11-22, 1999a.

Lompscher, J. Personality development and the pedagogical organization of pupils’ activities. Prospects, v. 12, n. 1, p. 29-42, 1982a.

Lompscher, J. Problemas atuais da análise psicológico-pedagógica da atividade de estudo. In: Lompscher, J. Psychologische Analysen der Lerntätigkeit. Berlin: Volk and Wissen, 1989a. p. 21-50.

Lompscher, J. Projeto promotor do desenvolvimento de estratégias de ensino - requisitos, potências, efeitos. Potsdam: Universität Potsdam, 1993b.

Lompscher, J. Psychologie des Lernens in der Unterstufe. Berlim: [s. n.], 1971.

Lompscher, J. The Sociohistorical School and the acquisition of mathematics. In: Biehler, R. (org.). Didactics of Mathematics as a Scientific Discipline. New York: Springer International Publishing, 1994c.

Lompscher, J. Theoretische und experimentelle Untersuchungen zur Entwicklung geistiger Fähigkeiten. Berlim: Volk und Wissen Volkseigener Verlag Berlin, 1972.

Lompscher, J. Theoretisch-methodologische Probleme der psychologischen Tätigkeitsanalyse. Probleme und Ergebnisse Psychologie, n. 68, p. 7-19, 1979.

Lompscher, J. Was ist und was will Psychologische Didaktik? LLF-Berichte Interdisziplinäres Zentrum für Lern- und Lehrforschung. Potsdam: Universität Potsdam, 1994b.

Lompscher, J. Zum Problem der Lernstrategien. Lern- und Lehrforschung, LLF-Berichte. Berlin: Projektgruppe Lern- und Lehrforschung an der Hum-boldt- Universität, 1992b. S. 18-53.

Lompscher, J. Zur Psychologie der Lerntätigkeit. Berlim: Hartmut Knopf Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg, 1977.

Lompscher, J.; Giest, H. Formation of learning activity and theoretical thinking in science teaching. In: Kozulin, A. et al. (ed.). Vygotsky’s Educational Theory in Cultural Context. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. p. 267-288.

Lompscher, J.; Khanh, L.; Doung, N. X. A formação do pensamento teórico e dos interesses cognitivos nos estudantes (com um material de física). In: Puentes, R. P.; Longarezi, A. M.; Marco, F. F. (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições do grupo de Berlim. Bauru: MireVeja, 2022.

Lompscher, J.; Márkova, A. K.; Davidov, V. V. Formação da atividade de estudo nos alunos. Berlim: Editora Volk und Wissen; 1982.

Lompscher, J.; Márkova, A. K.; Davidov, V. V. Formación de la actividad de los escolares. Havana: Editorial Pueblo y Educación, 1987.

Lompscher, J.; Pippig, G. Apropriação no processo de aprendizagem. In: Lompscher, J. Fundamentos Psicológicos da Aprendizagem. v. 1. Berlim: [s. n.], 1989.

Lompscher, L. Análise psicológica da atividade de estudo. In: Lompscher, J. Psychologische Analysen der Lerntätigkeit. Berlin: Volk and Wissen, 1989b.

Longarezi, A. M. Experimento de formação gradual: o método de estudo da gênese dos processos cognoscitivos de P. Ya. GALPERIN. In: Longarezi, A. M.; Puentes, R. V. (org.). Ensino Desenvolvimental - Sistema Galperin-Talizina. Guarujá: Editora Acadêmico Digital, 2021b.

Longarezi, A. M. Formação didática de professores “em” e “para” uma abordagem desenvolvimental: um olhar a partir dos contextos soviético e brasileiro. In: Puentes, R. V.; Longarezi, A. M. (org.). Enfoque histórico-cultural e teoria da aprendizagem desenvolvimental: contribuições na perspectiva do Gepedi Goiânia: Phillos Academy, 2021a. (Livro I).

Longarezi, A. M. Gênese e constituição da Obutchénie Desenvolvimental: expressão da produção singular-particular-universal enquanto campo de tensão contraditória. Revista Educação (UFSM), v. 45, p. 1-32, 2020.

Longarezi, A. M. Teoria do experimento formativo no sistema Elkonin-Davidov-Repkin. In: Puentes, R. V.; Longarezi, A. M. (org.). Ensino Desenvolvimental – Sistema Elkonin-Davidov-Repkin. Campinas: Mercado de Letras, 2019.

Marzari, M.; Moraes, I. D. C.; Oliveira, R. N. S. Formação continuada: mediação, didática dos professores formadores. Acta Científica, v. 6, p. 2-13, 2016.

Marzari, M.; Ribeiro, H. S.; Lopes, E. M. Formação de professores na perspectiva do Ensino Desenvolvimental. Revista Humanidades & Inovação, v. 5, n. 1, p. 240-249, 2018.

Matthes, G. Lernhandlung, Lerntätigkeit und Persönlichkeitsentwicklung. [S. l.]: [s. n.], 2011.

Peres, T. C.; Freitas, R. A. M. M. Ensino Desenvolvimental: uma alternativa para a Educação Matemática. Poiésis, v. 8, p. 10-20, 2014.

Puentes, R. P.; Longarezi, A. M.; Marco, F. F. (org.). Teoria da Atividade de Estudo: contribuições do grupo de Berlim. Bauru: MireVeja, 2022.

Puentes, R. V.; Longarezi, A. M. (org.). Ensino Desenvolvimental. Sistema Elkonin-Davidov-Repkin. Campinas: Mercado de Letras, 2019.

Puentes, R. V.; Longarezi, A. M. Sistemas didáticos desenvolvimentais. Precisões conceituais, metodológicas e tipológicas. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 4, n. 1, p. 201-242, 2020.

Rubtsov, V. V.; Korepanova, I. A. Breve relato do I Congresso Internacional de Teoria da Atividade e Psicologia Histórico-Cultural. In: I Congresso Internacional da Teoria da Atividade e da Psicologia Histórico-cultural, 1., 2005, Moscou. Anais [...]. Moscou: Universidade de Psicologia e Educação da Cidade de Moscou, 2007. p. 99-105.

Rückriem, G. Was ist das “Kulturhistorische Schule“? Vortrag auf dem 9. Workshop Tätigkeitstheorie und kulturhistorische Schule in Kloster Ohrbeck, 2012.

Rückriem, G.; Lompscher, J. Leont’evs Arbeiten der 30er Jahre. Schwierigkeiten und Hypothesen zur Rezeption. Moscou: Vortrag auf der Konferenz aus Anlaß des 100, 2003.

Schulz, K.-P.; Geithner, S. Individual and organizational development as interplay: an activity oriented approach. Zeitschrift Für Personalforschung, v. 24, n. 2, p. 130-151, 2010.

Sforni, M. S. Aprendizagem conceitual e organização do ensino: contribuições da Teoria da Atividade. Araraquara: Junqueira Marin, 2004.

Souza, L. C. B. O experimento didático: um estudo das fontes primárias em J. Lompscher. Uberlândia: UFU, 2019. (Relatório de Iniciação Científica).

Vigotski, L. S. Obras Escogidas. Tradução de José Maria Bravo. Madrid: Visor,1991. Tomo I.

Vigotski, L. S. Obras Escogidas. Tradução de José Maria Bravo. Madrid: Visor, 1993. Tomo II.

Vigotski, L. S. Obras Escogidas. Tradução de José Maria Bravo. Madrid: Visor, 1995. Tomo III.

Vigotski, L. S. Obras Escogidas. Tradução de José Maria Bravo. Madrid: Visor, 1996. Tomo IV.

Vigotski, L. S. Obras Escogidas. Tradução de José Maria Bravo. Madrid: Visor, 1997. Tomo V.

Vigotski, L. S. Obras Escogidas. Tradução de José Maria Bravo. Madrid: Visor, 1983. Tomo VI.

Vigotski, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Zuckerman, G. A. Developmental education: a genetic modeling experiment. Journal of Russian and East European Psychology, v. 49, n. 6, p. 45-63, 2011.

Downloads

Publicado

2022-08-17

Como Citar

Longarezi, A. M. (2022). Psicologia histórico-cultural e atividade de estudo na Alemanha Oriental: contribuições do grupo de Berlim: contribuciones del grupo de Berlín. Revista De Educação PUC-Campinas, 27, 1–16. https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5668

Edição

Seção

Artigos