Empregabilidade e destino ocupacional de egressos da educação superior: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5382

Palavras-chave:

Educação e emprego, Educação superior, Inserção profissional de egressos, Mercado de trabalho

Resumo

Este artigo de revisão discute pesquisas recentes sobre inserção profissional de egressos da educação superior no Brasil. Foi feito levantamento de produções em bases indexadas e repositórios acadêmicos do país nas últimas décadas. A partir de critérios de elegibilidade foram selecionados 30 trabalhos que compuseram o corpus documental do estudo. Parte dos documentos localizados diz respeito a egressos de cursos de formação de professores. Assim, o estudo foi desagregado entre produções sobre egressos em geral e sobre egressos de licenciaturas, sendo que destas, destacaram-se pesquisas sobre graduados em cursos de Pedagogia. As produções foram classificadas em três categorias: i) as que relacionam a inserção de egressos às modificações do mercado de trabalho; ii) as que associam as trajetórias profissionais em interface com desigualdades estruturais da sociedade; e iii) as que abordam a inserção laboral de egressos a partir das especificidades da área de formação. Identificou-se que as produções sobre egressos da educação superior são bem distribuídas nos três grupos. Já para egressos das licenciaturas e Pedagogia, os trabalhos se concentram na terceira categoria, com exceção de cursos da parte diversificada da Base Nacional Comum Curricular. Foi possível concluir que, em geral, o mercado de trabalho para licenciados absorve os egressos dentro da área de formação com relativa facilidade, ainda que permaneçam desigualdades de remuneração quanto ao sexo e à raça/cor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, A. N. et al. Efetividade da expansão universitária pública no Brasil: comparação entre a situação de alunos egressos e evadidos. Ensaio: Avaliação em Políticas Públicas Educacionais, v. 28, n. 107, p. 457-479, 2020. Doi: https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701864

Andrade, A. G. M. Inserção profissional e mobilidade social dos egressos dos cursos de pedagogia no Brasil. 2020. 175 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.

Andriola, W. B.; Barrozo Filho, J. L. Avaliação de Políticas Públicas para a Educação Superior: o caso do Programa Universidade para Todos (PROUNI). Avaliação, v. 25, n. 3, p. 594-621, 2020. Doi: https://doi.org/10.1590/s1414-40772020000300005

Bourdieu, P. La distincion. Madrid: Taurus, 1988.

Braga, E. C. F. Novos elementos para uma sociologia dos cientistas sociais: a situação ocupacional dos egressos. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 26, n. 76, p. 103-122, 2011. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092011000200006

Calbino, D. et al. Avaliação dos egressos de engenharias: um estudo a partir da inserção e desafios no mercado das primeiras turmas da UFSJ (2013-2017). Avaliação, v. 25, n. 2, p. 477-500, 2020. Doi: https://doi.org/10.1590/s1414-4077/s1414-40772020000200013

Calegari, C. R. O perfil profissional docente dos egressos da faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia/MG.

126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.

Câmara, A. M. C. S.; Santos, L. L. C. P. Um estudo com egressos do curso de fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): 1982-2005. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 1, p. 5-17, 2012. Doi: https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000200002

Cavalcante, M. A. P. Aspectos de acompanhamento de egressos do Curso de Bacharelado em Administração Pública do Instituto UFC Virtual. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.

Dantas, L. A. M. Caracterização do perfil profissional e percepção sobre a formação de egressos de Design - UFCG: uma avaliação do ensino. 2016. 165 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2016.

Ferreira-Vargas, M. L. Ensino superior, assistência estudantil e mercado de trabalho: um estudo com egressos da UFMG. Avaliação,

v. 16, n. 1, p. 149-163, 2011. Doi: https://doi.org/10.1590/S1414-40772011000100008

Ferreira-Vargas, M. L. Formação e inserção profissional do pedagogo: o panorama histórico desta carreira e os egressos do curso de Pedagogia presencial da Faculdade de Educação da UFMG. 2016. 311 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

Ferreira-Vargas, M. L.; Peixoto, M. C. L. A formação em Pedagogia na Faculdade de Educação da UFMG: um olhar a partir das percepções de professores e egressos. Educar em Revista, v. 35, n. 76, p. 279-304, 2019. Doi: https://doi.org/10.1590/0104-4060.62301

Francisco, A. M. et al. Avaliação da formação de enfermeiros: o reflexo dos métodos de ensino-aprendizagem e pressupostos curriculares na prática profissional. Avaliação, v. 21, n. 2, p. 479-502, 2016. Doi: https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000200009

Gaspar, R. A. Os campos de atuação do egresso do curso de Educação Física da UFSC após a fragmentação em licenciatura e bacharelado: diferenças e regularidades. 2013. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Blumenau, 2013.

Gazier, B. Employability: the complexity of a policy notion. In: Weinert, P. et al. (ed.). Employability: from theory to practice. New York: Transaction Publishers, 2001.

Gonçalves, A. C. M. Avaliação institucional e políticas de accountability: o Sistema Nacional de Avaliação da educação superior e o Tribunal de Contas da União. 2021. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.

Helal, D. H.; Rocha, M. O discurso da empregabilidade: o que pensam a academia e o mundo empresarial. Cadernos EBAPE.BR, v. 9, n. 1, p. 139-154, 2011. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1679-39512011000100009

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Egressos e empregabilidade: análise da relação do egresso dos cursos de graduação avaliados no Enade 2005 e 2008 e sua inserção no mercado de trabalho [Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES]. Brasília: INEP, 2015.

Jesus, B. H. et al. Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem. Escola Anna Nery, v. 17, n. 2, p. 336-345, 2013. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452013000200019

Lemos, A. H. C.; Dubeux, V. J. C.; Pinto, M. C. S. Educação, empregabilidade e mobilidade social: convergências e divergências. Cadernos EBAPE.BR, v. 7, n. 2, p. 368-384, 2009. Doi: https://doi.org/10.1590/S1679-39512009000200012

Lima, V. O drama do mercado de trabalho para recém-formados. Núcleo Brasileiro de Estágios, São Paulo, 14 abr. 2021. Disponível em: https://www.nube.com.br/blog/2021/04/14/o-drama-do-mercado-de-trabalho-para-recem-formados. Acesso em: 19 abr. 2022.

Lima, L. A.; Andriola, W. B. Acompanhamento de egressos: subsídios para a avaliação de Instituições de Ensino Superior (IES). Avaliação, v. 23, n. 1, p. 104-125, 2018. Doi: https://doi.org/10.1590/s1414-40772018000100007

Lousada, A. C. Z.; Martins, G. A. Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade & Finanças, v. 16, n. 37, p. 73-84, 2005. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1519-70772005000100006

Machado, E. M. O pedagogo, o curso e o mercado de trabalho, na percepção de egressos da UFPR. Educar em Revista, n. 5, p. 17-32, 1986. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.056

Moraes, M. et al. Egressos: um olhar sobre as trajetórias de graduados em Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Ensaio: Avaliação em Políticas Públicas Educacionais, v. 26, n. 100, p. 1084-1107, 2018. Doi: https://doi.org/10.1590/s0104-40362018002601546

Moreira, E. C. O perfil do egresso do curso de licenciatura em Música a distância da UnB e sua inserção no mercado de trabalho. 2019.

f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

Nunes, F. A. Relatos dos egressos do curso de pedagogia da UEMA/Campus Santa Inês: uma contribuição para a formação dos

profissionais da educação. 2014. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,

São Paulo, 2014.

Oliveira, A. L. O processo de inserção profissional dos egressos da UFPR Setor Litoral. 2015. 191 f. Tese (Doutorado em Políticas

Públicas) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.

Paul, J. Algumas reflexões sobre as relações entre o ensino superior e o mercado de trabalho no Brasil. São Paulo: Universidade de

São Paulo, 1989. Disponível em: http://nupps.usp.br/downloads/docs/dt8908.pdf. Acesso em: 6 abr. 2021.

Paul, J. Acompanhamento de egressos do ensino superior: experiência brasileira e internacional. Cadernos CRH, v. 28, n. 74,

Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792015000200005

Pereira, G. M. C. et al. Panorama de oportunidades para os egressos do ensino superior no Brasil: o papel da inovação na criação de novos mercados de trabalho. Ensaio: Avaliação em Políticas Públicas Educacionais, v. 24, n. 90, p. 179-198, 2016. Doi: https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000100008

Purim, K. S. M.; Borges, L. M. C.; Possebom, A. C. Perfil do médico recém-formado no sul do Brasil e sua inserção profissional. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 43, n. 4, p. 295-300, 2016. Doi: https://doi.org/10.1590/0100-69912016004006

Ribeiro, F. N. M. Eficácia da formação universitária através da análise da inserção laboral de egressos. 2014. 72 f. Dissertação (Mestrado

em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.

Silva, M. F. Os usos sociais do diploma de pedagogia da UFPE: a situação ocupacional dos egressos de 2012. 2017. 101 f. Dissertação

(Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

Silveira, C. E.; Medaglia, J.; Nakatani, M. S. M. O mercado de trabalho dos egressos de cursos superiores em turismo: comparações

dos dados de 2012 - 2018. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 14, n. 2, p. 83-94, 2020. Doi: https://doi.org/10.7784/rbtur.

v14i2.1779

Simões, R. A. Ensino superior e mercado de trabalho. 1985. 154 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal

do Ceará, Fortaleza, 1985.

Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior. Mapa do ensino superior no Brasil. 10. ed. São Paulo: Instituto SEMESP,

Disponível em: https://www.semesp.org.br/pesquisas/mapa-do-ensino-superior-no-brasil-2020/. Acesso em: 6 abr. 2021.

Souza, M. E. J. Uma análise da eficácia e da efetividade dos cursos das ciências agrárias da Unidade Acadêmica de Garanhuns para o desenvolvimento do agreste meridional de Pernambuco. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.

Teixeira, D. E. et al. Perfil e destino ocupacional de egressos graduados em Ciências Biológicas nas modalidades a distância e presencial. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciência, v. 16, n. 1, p. 67-84, 2014. Doi: https://doi.org/10.1590/1983-21172014160105

Vieira, O. M. R. Formação e trajetória de egressos: o caso do curso de licenciatura em Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

Downloads

Publicado

2022-05-09

Como Citar

Braga, D. S., Inácio, M. H., Salomé, N. C. dos S., & Brescia, A. T. (2022). Empregabilidade e destino ocupacional de egressos da educação superior: uma revisão de literatura. Revista De Educação PUC-Campinas, 27, 1–15. https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5382

Edição

Seção

Artigo de Revisão