O livro didático de educação física: uma leitura da produção acadêmica | The physical education textbook: A reading of the academic production

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n3a4475

Palavras-chave:

Educação corporal, Educação física, Livro didático.

Resumo

O objetivo do trabalho é reunir e interpretar a produção acadêmica (teses e dissertações) acerca do livro didático de educação física. Focalizou-se o período entre 1987 e 2018, utilizando as informações do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A justificativa reside na recente inclusão da educação física no Programa Nacional de Livro e Material Didático e a necessidade de encontrarmos subsídios para o acompanhamento desse processo de implementação e os desdobramentos no âmbito da prática docente da educação física. Tendo como referência o pragmatismo de Richard Rorty para recontextualizar a produção e apresentar um novo texto, destacam-se a esperança e os receios presentes nas produções acadêmicas, com realce para um conjunto de trabalhos “exploradores do potencial do livro didático” que possui esperança nas maneiras experimentais e humildes. Essa conjuntura de trabalho se diferencia de outro grupo (os “analistas de conteúdos”), crentes nas maneiras teóricas amplas de encontrar justiça e a verdade. Por fim, sugere-se outro ponto de vista aos professores de educação física, para que possam receber os livros didáticos da área com afeição a uma esperança humilde e experimentalista identificada, em especial, no grupo que será denominado “exploradores do potencial do livro didático”.

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Biografia do Autor

Fernando Garcez de Melo, Universidade do Estado de Mato Grosso

Universidade do Estado de Mato Grosso, Faculdade de Ciências da Saúde, Curso de Educação
Física.

Evando Carlos Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Curso de Educação Física.

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Publicado

2019-10-23

Como Citar

Melo, F. G. de, & Moreira, E. C. (2019). O livro didático de educação física: uma leitura da produção acadêmica | The physical education textbook: A reading of the academic production. Revista De Educação PUC-Campinas, 24(3), 445–462. https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n3a4475