Apresentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n1a4257

Resumo

O tema desta seção temática é “Escola: conflitos, sentimentos e alteridade”. O tema é relevante, pois as tensões que permeiam as relações interpessoais no cotidiano escolar são marcadas por diferentes crenças, fazendo com que os valores recebam significados distorcidos e negativos, suscitando a ideia de que eles podem ser diferentes para uma ou outra pessoa e afastando a concepção de que são universais e imutáveis. Assim, recai-se em relativismo, ou seja, na ideia de que tudo pode ser feito e dito, não se atentando para a preservação da alteridade nem para o seu reconhecimento. Desse modo, não há mais valores, nem a escuta do outro e muito menos o reconhecimento do outro por sua diferença. Em função disso, muitos conflitos se estabelecem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Salete Celich Dani, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação. Santa Maria, RS, Brasil.

Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Universidade do Oeste de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação. Av. Getúlio Vargas, 2125, Flor da Serra, Campus de Joaçaba, 89600-000, Joaçaba, SC, Brasil.

Publicado

2019-02-11

Como Citar

Dani, L. S. C., & Trevisol, M. T. C. (2019). Apresentação. Revista De Educação PUC-Campinas, 24(1), 1–4. https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n1a4257