Da solidão do trabalho docente à necessidade do trabalho coletivo na escola: relatos de professores iniciantes / From solitude of teaching to collective work at schools: Reports of beginning teachers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n2a3863

Palavras-chave:

Alteridade. Diálogo. Escola. Experiência pedagógica. Formação docente.

Resumo

O presente texto apresenta parte de uma pesquisa de mestrado de Pamela Aparecida Cassão que analisou quais as marcas de alteridade presentes no início do exercício da profissão docente, com a finalidade de identificar como afetam a constituição do ser professor. Dentro do foco de investigação, estavam os acontecimentos vividos pelos professores iniciantes e suas contribuições para a constituição docente dos mesmos, levando em consideração as relações estabelecidas com os outros sujeitos ao estarem inseridos na escola. O locus da pesquisa centrou-se em um grupo de troca de experiências docentes, composto por dez professores iniciantes. Foram realizados sete encontros com sete temas ligados à profissão. De caráter qualitativo, a pesquisa se orientou pela perspectiva sociohistórica de Maria Teresa de Assunção Freitas. Além disso, as entrevistas coletivas de Sonia Kramer foram utilizadas como instrumento de produção dos dados e a análise foi realizada a partir do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg. Como resultado, foi possível indiciar onze marcas de alteridade presentes na constituição docente dos participantes e, a partir delas, refletir sobre novas propostas de formação dos professores, pensando na relação estreita entre alteridade e profissionalidade. Este trabalho tratará de uma marca de alteridade recorrente nos dizeres dos participantes da pesquisa: a solidão do trabalho docente e, a partir dela, revelará a necessidade da realização de um trabalho efetivamente coletivo na escola.

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Biografia do Autor

Pamela Aparecida Cassão, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

 

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, Departamento de Educação. Av. 24A, 1515, Bela Vista, 13506-900, Rio Claro, SP, Brasil.

 

Laura Noemi Chaluh, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

 

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, Departamento de Educação. Av. 24A, 1515, Bela Vista, 13506-900, Rio Claro, SP, Brasil.

 

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Publicado

2018-06-21

Como Citar

Cassão, P. A., & Chaluh, L. N. (2018). Da solidão do trabalho docente à necessidade do trabalho coletivo na escola: relatos de professores iniciantes / From solitude of teaching to collective work at schools: Reports of beginning teachers. Revista De Educação PUC-Campinas, 23(2), 191–207. https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n2a3863