Uma possibilidade de escola para todos: a formação continuada de professores em educação especial

Autores

  • Mônica Cristina Martinez de Moraes

Palavras-chave:

Educação Especial, Formação Continuada, Escola para todos

Resumo

A educação, prática fundamental da vida humana, apresenta-se marcada pela compreensão e pelos interesses que os grupos humanos revelam em determinada situação, ora conservando o saber existente, ora criando um novo saber. A tentativa de converter em prática o discurso da democratização da educação escolar traz em si contradições e desafios. Novos panoramas se configuram, alternativas têm sido criadas e desenvolvidas na tentativa de possibilitar educação para todos. Este artigo pretende sensibilizar o leitor a respeito de uma possibilidade de escola para todos, a partir da construção de novas relações no cotidiano escolar, por meio da formação continuada de professores em Educação Especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRAGA et ai, Formação continuada em serviço: paixão e razão. ln: Revista de Educação PUC-Campinas, v.1, n. 3, dezembro /1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Livro 1/MEC/SEESP. Brasília, 1994.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

HUGO, Víctor. O Corcunda de Notre Dame. Tradução de Paulo Silveira. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.

KRAMER, Sônia. Melhoria da Qualidade de Ensino: O desafio da Formação de Professores em Serviço. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, maio/ agosto, 1989.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

NÓVOA, Antonio. (coord.) Os Professores e a sua Formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

PIMENTEL, Maria da Glória B. O Professor em Construção. (tese de doutoramento). São Paulo/SP: Pontifícia Universidade Católica, Faculdade de Educação, 1992.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS. Faculdade de Educação. Revista de Educação. Campinas/SP, v. 1, no. 3, dezembro 97.

SANFELICE, José Luís. Escola pública e gratuita para todos: inclusive para os deficientes mentais. ln: Educação Especial. CEDES, 23. São Paulo: Cortez, 1989.

UNESCO. Declaração de Salamanca e Enquadramento da Ação na Área das Necessidades Educativas Especiais. Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade. Salamanca, Espanha, 7-1 O de junho de 1994.

UNICEF. Declaração Mundial Sobre Educação para Todos e Plano de Ação para Satisfazer as Necessidades Básicas de Aprendizagem. Conferência Mundial sobre Educação para Todos. Jontien, Tailândia, 05 a 09 de março de 1990.

Downloads

Publicado

2001-11-30

Como Citar

Moraes, M. C. M. de. (2001). Uma possibilidade de escola para todos: a formação continuada de professores em educação especial. Revista De Educação PUC-Campinas, (11). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/338

Edição

Seção

Artigos