Sobre a democracia no cotidiano da escola privada: uma análise de categorias

Autores

  • José Luiz Marques
  • Silvana de Sousa Lourinho

Resumo

O trabalho de pesquisa que desenvolvemos no decorrer do primeiro semestre de mestrado em Educação, orientado pela profa. Dra. Dulce Maria Pompêo de Camargo, na disciplina "Seminários sobre a Universidade e a Formação de Professores para o Ensino Fundamental e Médio" procurou traçar, por meio de análise de  categorias,  um perfil, ainda que restrito, do espaço escolar  privado e um perfil do professor que atua nesse espaço.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRUNI, J. Carlos, "Ideologia e cultura". ln: Ciências Sociais, (coletânea de textos), CENP, SEE/SP, 1986.

CASTORIADES, Cornelius. As encruzilhadas do labirinto Ili:o mundo fragmentado.Tradução de Rosa Maria Boaventura, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

DAGNINO, E. (Org.). Os movimentos sociais e a emergência de uma nova cidadania. ln. Os anos 90: política e sociedade no Brasil. São Paulo: Brasiliense. 1994.

ENGUITA, Mariano Fernández. La profesión docente y la comunidad escolar: crónica de un desencuentro. Madrid: Morata, 1995.

FOUCALT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1981.

NORONHA, Olinda M. História da Educação: sobre as origens do pensamento utilitarista no ensino superior brasileiro. Campinas, SP:Alínea, 1998.

SANTOMÉ, Jurjo T. Política educativa, multiculturalismo e práticas culturais democráticas na sala de aula. Anais da XIX Reunião da ANPEd, Caxambu (MG), setembro de 1996.

SCHAFF, Adam. História e verdade. Trad. Maria Paula Duarte. 6.ed., São Paulo: Martins Fontes, 1995 (Ensino Superior).

VEIGA, llmaP.A.,Maria E.L.M Castanho(Orgs.). "Conhecimento escolar:o mito da fronteira entre a ciência e a cultura", de Dulce Maria P.Camargo. ln Pedagogia universitária: aula em foco, Campinas, SP: Papirus, 2000.

Observações: As informações desse trabalho são oriundas dessa pesquisa do grupo em escolas de ensino fundamental ao ensino superior e, em sua maioria, escolas privadas, daí o resultado do título do trabalho.

Downloads

Publicado

2002-11-30

Como Citar

Marques, J. L., & Lourinho, S. de S. (2002). Sobre a democracia no cotidiano da escola privada: uma análise de categorias. Revista De Educação PUC-Campinas, (13). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/322

Edição

Seção

Comunicação