Bom aluno, bom filho: a tensão entre a construção de si e o sucesso escolar em famílias de pais professores

Autores

  • Marlice de Oliveira e Nogueira Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n2a2736

Palavras-chave:

Êxito escolar, Famílias, Pais professores, Práticas educativas

Resumo

O estudo apresentado faz parte de um conjunto de pesquisas realizadas desde 2008 acerca dos efeitos de um ser professor nas dinâmicas familiares e nas trajetórias escolares dos filhos. Este texto aborda os processos de construção de si vivenciados por filhos de pais e mães que exercem a docência como profissão, num universo de 40 famílias investigadas por meio de metodologia qualitativa. Os resultados mostram que os pais professores se mobilizam intensamente para favorecer a escolarização dos filhos, mas essa mobilização e os seus impactos na formação dos filhos não se dão de modo homogêneo nas diferentes famílias. A origem social, as condições de existência, as experiências docentes e as diferentes dinâmicas familiares modulam as práticas educativas dos pais professores e impactam sua relação com a vida escolar dos filhos, assim como produzem efeitos diferentes na vida das crianças, que vivenciam uma tensão constante entre a construção de si e a busca do sucesso escolar.

Palavras-chave: Êxito escolar. Famílias. Pais professores. Práticas educativas.

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Biografia do Autor

Marlice de Oliveira e Nogueira, Universidade Federal de Ouro Preto

Pedagoga, Doutora em Educação, pela UFMG, Professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, atuando na docência em cursos de graduação e no Mestrado em Educação da UFOP. Realiza pesquisas na área de Sociologia da Educação, com foco na sociologia da relação família escola, processos de escolarização em camadas populares e médias.

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Publicado

2015-11-09

Como Citar

Nogueira, M. de O. e. (2015). Bom aluno, bom filho: a tensão entre a construção de si e o sucesso escolar em famílias de pais professores. Revista De Educação PUC-Campinas, 20(2), 67–79. https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n2a2736