Transdisciplinaridade como base para reconstrução dos saberes docentes no ensino fundamental com vistas à qualidade da educação

Autores

  • Ortenila Sopelsa Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Marcio Giusti Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Regina Oneda Mello Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n2a2664

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, Interdisciplinaridade, Saberes docentes, Transdisciplinaridade

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido mediante uma pesquisa exploratória, com o objetivo geral de refletir a transdisciplinaridade como atitude favorável para a reconstrução dos saberes docentes no ensino fundamental. Os principais autores que deram sustentação ao estudo foram Edgar Morin, Hilton Japiassu, Akiko Santos, Pierre Weil e Basarab Nicolescu. O estudo teórico propiciou a compreensão da necessidade da concepção transdisciplinar nos processos do ensino e da aprendizagem. A fim de contemplar os objetivos da pesquisa, foram realizadas leituras, discussões e reflexões acerca de textos de Edgar Morin com 150 alunos dos cursos de Pedagogia e Educação Física. Na concepção dos alunos, os estudos e as reflexões sobre os conceitos de Edgar Morin em relação à transdisciplinaridade possibilitaram-lhes espaços de interlocução e apropriação do conhecimento para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas no cotidiano escolar.

Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino. Interdisciplinaridade. Saberes docentes. Transdisciplinaridade.

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Biografia do Autor

Ortenila Sopelsa, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Universidade do Oeste de Santa Catarina, Área das Ciências das Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Educação. R. Getúlio Vargas, 2125, Flor da Serra, 89600-000, Joaçaba, SC, Brasil. Correpondência para/Correspondence to: O. SOPELSA. E-mail: <ortenila.sopelsa@unoesc.edu.br>.

Marcio Giusti Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Universidade do Oeste de Santa Catarina, Área das Ciências das Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Educação. R. Getúlio Vargas, 2125, Flor da Serra, 89600-000, Joaçaba, SC, Brasil. 

Regina Oneda Mello, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Universidade do Oeste de Santa Catarina

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Publicado

2015-11-09

Como Citar

Sopelsa, O., Trevisol, M. G., & Mello, R. O. (2015). Transdisciplinaridade como base para reconstrução dos saberes docentes no ensino fundamental com vistas à qualidade da educação. Revista De Educação PUC-Campinas, 20(2), 95–106. https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n2a2664